Sumário
No início havia um bar e alguns caras que visionaram o futuro do entretenimento eletrônico; e então fez-se o arcade Pong, que serviu de pedra fundamental para a indústria dos jogos eletrônicos e todo o seu legado de versões e clones. Dentre essas versões um grande representante da história dos videogames e também um de seus pioneiros, a série de consoles de mesa Pong, foi projetado pela própria Atari e perdurou uma prática que seria mais tarde um golpe devastador para o mercado dos games no mundo.
Histórico
O primeiro arcade a gerar lucro na história foi criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney, fundadores da Atari, em 1972 Este simples jogo foi o suficiente para descobrir uma paixão pelas pessoas: os jogos eletrônicos. Bushnell, então presidente da Atari, pressionou seus funcionários a criar novas ideias de produtos. Em 1974, o engenheiro da Atari, Harold Lee, propôs uma versão doméstica do arcade Pong, que se conectaria a uma televisão. Pong havia sido a primeira máquina de jogos fabricada pela empresa e a responsável pelo boom dos jogos eletrônicos até então, que se concentrava essencialmente nos Estados Unidos.
A ideia de criar uma versão de Pong para residências pareceu interessante e logo Lee iniciou o desenvolvimento do sistema sob o codinome “Darlene”. Al Alcorn, criador da versão do arcade, trabalhou com Lee para desenvolver os designs e protótipos iniciais e os baseou na mesma tecnologia digital usada em seus jogos de arcade. Os dois trabalharam em turnos para economizar tempo e dinheiro; Lee trabalhou na lógica do design durante o dia, enquanto Alcorn depurava os designs à noite. Após a aprovação dos projetos, outro colega engenheiro da Atari, Bob Brown, ajudou Alcorn e Lee na construção de um protótipo físico. O protótipo consistia em um dispositivo acoplado a uma espécie de pedestal de madeira contendo mais de cem fios, que seria substituído por um único chip projetado por Alcorn e Lee; o chip ainda não havia sido testado e construído antes da aprovação do protótipo e só foi finalizado na segunda metade de 1974, sendo na época o chip de melhor desempenho usado em um produto de consumo.
Durante os anos 70, por falta de controles de patente sob as propriedades intelectuais em empresas como a Atari (o próprio Nolan Bushnell afirma em entrevistas que era “caretice” perder tempo com burocracias), o mercado de arcades ficou rapidamente recheado de clones das máquinas da Atari, feitos por concorrentes que Bushnell apelidou de “Jackals” (chacais), pois acreditava que se tratarem de aproveitadores. Por causa disso a nova estratégia da Atari era lançar jogos novos e melhores antes que houvesse tempo para que os chacais copiassem, sempre buscando inovar. A partir de 1974, a Atari resolveu lançar sequências do arcade Pong: Pong Doubles, Super Pong, Quadrapong e Pin-Pong – estas versões receberiam ports para consoles domésticos após o lançamento do console doméstico baseado em Pong.
Batizado de “Home-Pong” o produto precisaria de aporte financeiro para produção em escala, principalmente por causa da fabricação de um chip próprio. Assim como no arcade Pong, Nolan procurou fazer alianças e parcerias para custear a produção. Ele e sua equipe se reuniram na sala de conferências executivas, no topo da torre da Sears, uma importante loja de departamentos dos Estados Unidos, no início de 1975. Havia apenas um aparelho de TV na sala para eles conectassem o protótipo, Al Alcorn montou o aparelho e ao liga-lo…nada, nenhuma imagem. Al Alcorn desligou o protótipo de Pong e começou a mudar algumas conexões entre os fios debaixo ao caos organizado de fios que ele somente entenderia e seria capaz de decifrar. Algumas mudanças rápidas na unidade e Home Pong foi exibido em um canal diferente da TV da sala. O jogo funcionou perfeitamente e sem problemas. Realmente não havia nada de errado com o protótipo do Home Pong, o problema era que eles estavam se reunindo debaixo das maiores e mais poderosas antenas de transmissão da região, e seu sinal atrapalhava completamente o minúsculo sistema de transmissão dentro do circuito do Home Pong que transmitisse qualquer sinal de TV através do fio para a televisão no topo daquela torre. Um pensamento rápido e hábil da parte de Al mudou a configuração do canal para um que não seria ocupado por um sinal de estação de TV e, de repente, o protótipo Home Pong conseguiu transmitir o sinal para a TV na sala de conferências com perfeição. Essa dificuldade é provavelmente o que resultou em todos os videogames da Atari incluírem um comutador de seleção de canal, para permitir que o proprietário do jogo o definisse como um canal alternativo (3 ou 4) se descobrissem que o canal não sintoniza com o console.
Após poucas reuniões seguintes, a primeira versão do Home Pong que foi fabricada pela Atari não seria vendida nas lojas com o nome da empresa Atari: em 17 de março de 1975 Bushnell conseguiu fechar negócio com a Sears para a fabricação do console sob outra marca, o Tele-Games Pong. 150 mil aparelhos foram produzidos para serem vendidos no natal de 1975. O sucesso foi enorme e em 1976 os primeiros modelos do Atari Pong começavam a chegar nas lojas, dessa vez com a certeza que o console seria um sucesso.
Tudo corria bem nos planos da Atari, mas o sucesso de Pong desde sua versão arcade atraiu a atenção de Ralph Baer, o inventor do Magnavox Odyssey, e seu empregador, a Sanders Associates. A Sanders tinha um acordo com a Magnavox para lidar com o sublicenciamento do Odyssey, que incluía lidar com a violação de seus direitos exclusivos (Baer, Sanders e Magnavox eram muito criteriosas com esses assuntos). No entanto, a Magnavox não havia instaurado uma ação legal contra a Atari e várias outras empresas que lançaram clones de Pong, até que em abril de 1974 a Magnavox entrou com uma ação contra a Atari, a Allied Leisure, a Bally Midway e a Chicago Dynamics. O argumento foi que Atari havia violado as patentes de Baer e seu conceito do jogo de tênis com base em registros detalhados que a Sanders mantinha no processo de design do Odyssey desde 1966. Outros documentos incluíam depoimentos de testemunhas e um livro de visitas assinado que demonstrava que Nolan Bushnell havia visto o aparelho. Em resposta às alegações de que ele viu o Odyssey, Bushnell afirmou muitos anos mais tarde que realmente viu o jogo no Odyssey, mas não achou que fosse muito interessante.
Depois de considerar suas opções sobre o caso, Bushnell decidiu negociar com a Magnavox fora dos tribunais. O advogado de Bushnell até achou que eles poderiam ganhar a causa; no entanto, Nolan estimou custos legais na ordem de US $ 1,5 milhão, o que excedia os fundos da própria Atari. A Magnavox ofereceu à Atari um acordo para se tornar um licenciado por US $ 700.000. Nolan exigiu que outras empresas que produzissem clones de Pong, e obviamente concorrentes diretas da Atari, teriam que pagar royalties também. Além disso, a Magnavox obteria os direitos dos produtos da Atari desenvolvidos ao longo do próximo ano.
A Magnavox continuou abrindo ações legais contra as outras empresas, e os procedimentos começaram logo após o acordo da Atari em junho de 1976. Para evitar que a Magnavox obtivesse direitos sobre seus projetos futuros, a Atari decidiu adiar o lançamento de vários novos produtos por um ano e reteve informações dos advogados da Magnavox durante as visitas às instalações da Atari, incluindo o projeto Stella (com uma equipe de notórios profissionais mantida secretamente, o Think Tank) que seria, no final de 1977, o console de video game da Atari mais bem sucedido de todos os tempos. Nesse ínterim, a Atari desenvolveu e lançou inúmeras versões diferentes de Pong, todas baseadas em variações do mesmo jogo. Os consoles dedicados da Atari duraram até meados do ano de 1978, quando deixaram de ser fabricados e encerraram suas vendas.
O Console de mesa Pong
Esta é a versão do console Pong com a marca da Atari. O aparelho foi anunciado de 7 a 9 de janeiro durante o 4º Winter Consumer Electronics Show e finalmente lançado no início de março de 1976 com um preço de US$ 99,95. É um console de mesa com o mesmo jogo Pong: consiste em duas barras verticais (as raquetes) rebatendo uma pequena “bola” que aumentava sua velocidade com o tempo. A raquete foi programada em seu código para que fizesse com que a bola mudasse seu ângulo de movimento de acordo com a parte que atingisse.
O projeto do console (modelo C-100) tinha recursos importante que a maioria dos outros concorrentes não possuía até essa data: o uso de um único chip que fornecia aos jogos pontuação digital na tela, som (pelo console) e as cores vibrantes. Essa decisão se deu principalmente como uma forma de se diferenciar dos diversos clones que estavam começando a aparecer no mercado. Lembrando que para este console a tela era colorizada, isto é, não existia uma renderização de pontos de cor como nos videogames que conhecemos – a cor era simulada pelo próprio sinal da TV. De fato, outros sistemas ainda estavam usando circuitos analógicos ou digitais usando componentes discretos para compor esses elementos. A pontuação digital na tela exigiria mais componentes nos circuitos, daí um aumento no preço de varejo. Como a Atari projetou um chip PONG especial para ela, o sistema poderia ser vendido a um preço normal com recursos avançados.
O console possui dois controladores de movimento para as raquetes fixos no aparelho, uma simples chave liga / desliga e um botão para resetar uma partida. Abaixo do aparelho fica o compartimento de pilhas e na parte traseira um adaptador para uma fonte de energia A/C de 5.5V 100ma.
Ficha Técnica
Nome: Pong
Geração: Primeira
Fabricante: Atari
Data de lançamento: 5 de março de 1976 (EUA)
CPU: Atari chipset (3659-1C/C2566 pong-in-a-chip)
Controles: Dois dials Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle)
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho D ou fonte de alimentação externa (6v)
Hockey Pong
O Hockey Pong (C-120) é um dos modelos mais estranhos da linha de Pongs da Atari. Foi aprovado pelo FCC em 7 de junho de 1976 mas nunca foi lançado nos Estados Unidos, sendo comercializado apenas na Europa com o mesmo nome mas outro modelo (C-121) e depois do lançamento do Super Pong. Existem muitos mistérios sobre esse sistema que foi usado oficialmente nos atuais campeonatos europeus de Retrogaming ( como na Suécia); o que se sabe é que o produto foi vendido na Europa por volta de 1976-1977.
O registros desse console apontam que embora a empresa tivesse seus próprios chips para esse modelo (teoricamente versões oriundas do chip de Super Pong), a Atari resolveu lançar esse sistema para o mercado europeu com uma série de adaptações, começando com um plugue de antena de RF padrão e o mais curioso: um chip AY-3-8500 da General Instruments (aquele chip usado na maioria dos consoles concorrentes da Atari) para ter o jogo de hóquei que não poderia ser exibido pelo chip da Atari naquela época (a programação feita para os jogos não informa um jogo de Hockey). Portanto, algumas mudanças técnicas tiveram que ser feitas para alimentar o chip. como o compartimento da bateria (o mesmo que o construído para os consoles da Magnavox), com 6 baterias de 1,5 volts em vez das baterias de 1,5 volts necessárias aos chips da Atari, bem como os outros plugs de entrada. Em contrapartida, os jogos acabaram ficando todos em preto e branco.
Outra informação curiosa é que Hockey Pong foi produzido na Coréia e não nos EUA, como era feito com os primeiros sistemas de videogame doméstico da atari, o C-100 Pong e o C-140 Super Pong. Isso faz total sentido pois eram em países asiáticos onde eram construídos e montados a maioria dos clones de Pong, com disponibilidade plena dos chips da Genreal Instruments. O mais estranho é que todos os Hockey Pongs registrados em coleções usam o mesmo número de série: 55559E, sem nenhuma explicação. Nos Estados Unidos o console foi distribuído sob licença da Sears com o mesmo nome.
O que sabemos sobre os jogos é que são quatro modalidades, provavelmente os jogos pré-configurados do chip AY-3-8500 adaptados para o console e são escolhidos por um seletor na parte inferior do painel frontal com os números 1, 2, 3 e 4 (o mesmo sistema foi utilizado no Super Pong):
- Pong – formado por duas raquetes (retângulos verticais), uma linha vertical e uma bola (na verdade um quadrado mesmo). Cada jogador controlava sua raquete usando seu botão giratório para se deslocar verticalmente.
- Hóquei – foram adicionadas duas paredes em cada extremidade da tela (direita e esquerda) com um buraco no meio, imitando um gol. Neste modo de jogo são adicionadas duas raquetes para cada lado do time, que ficam no campo de jogo do oponente e são controlados ao mesmo tempo pelo jogador.
- Squash – típico paredão. No lado esquerdo da tela é desenhada uma linha que serve como parede, onde a bola ricocheteia para as raquetes. Os jogadores devem alternar suas jogadas e acertar a bola, bem como um jogo de Squash.
- Treino – Um jogo de paredão com modo de apenas um único jogador.
O painel frontal do console possui chaves para ajustes dos jogos:
- Power ON / OFF – liga e desliga o aparelho
- Paddle LG / SM – altera o tamanho das raquetes para pequeno ou grande
- Speed S / F – altera a velocidade da bola de lento para rápido
Ficha Técnica
Nome: Hockey Pong
Geração: Primeira
Fabricante: Atari
Data de lançamento: agosto de 1976 (EUA)
CPU: Atari chipset (AY-3-8500 General Instruments)
Controles: Dois dials Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle)
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: preto e branco
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho D ou fonte de alimentação externa (6v)
Super Pong
O Atari Super PONG (modelo C-140) foi o sucessor direto para o primeiro “Home PONG” nos Estados Unidos, o C-100, e foi anunciado em junho de 1976 no 10º Summer Consumer Electronics Show em Chicago, com a novidade de quatro jogos integrados, assim como o Hockey Pong (modelo C-120). Uma das suas maiores características continuava sendo o uso de um único chip, dessa vez usando o modelo melhorado do Home Pong, projeto da própria Atari. Imediatamente após concluir seu trabalho com o Home Pong, Harold Lee começou a trabalhar em Super Pong. Ele acrescentou dois novos jogos de seu próprio projeto para o novo console, alterando bastante a arquitetura do chip, produzindo um novo e mais versátil componente, o C010073. Agora os jogadores em casa poderiam selecionar 4 variações diferentes de jogos Pong para diversão em família.
Fora o valor convidativo de US$90, visualmente o console é exatamente igual ao Home Pong e com os mesmos recursos. A diferença está em um seletor deslizante abaixo do painel frontal do aparelho com indicações numéricas 1, 2, 3 e 4, representando os quatro jogos a serem escolhidos pelo jogador.
Jogos
Como dito anteriormente, os jogos do Super Pong são variações do Pong original, reprogramados por Harold Lee e escolhidos nessa ordem:
- Catch (jogo #1) – as raquetes são invertidas formando duas linhas com pequenas aberturas onde a bola deve passar por dentro delas para ganhar pontos
- Solitaire (jogo #2) – o controle da direita se transforma em um grande paredão e pode ser controlado para gerar uma abertura, o jogador da esquerda deve acertar essa abertura personalizada; por isso esse jogos é individual
- Pong (jogo #3) – jogo de original Pong; duas raquetes nas laterais rebatem uma bolinha no meio e quem deixar a bolinha passar perde pontos.
- Super Pong (jogo #4) – o mesmo jogo Pong, mas com raquetes duplas
Galeria
A versão do Atari Super Pong do acervo Bojogá, além de completa, possui um artigo especial: uma tradução manuscrita em português do Brasil. Ela foi feita na época, pelo comprador original. Esta peça foi adquirida através neto dele, que por anos guardou esta relíquia. Ele dizia que na época as pessoas não sabiam ler inglês, e a montagem do aparelho era difícil pois todos tinham medo de instalar o console na TV com medo de queimarem o aparelho.
Ficha Técnica
Nome: Super Pong
Geração: Primeira
Fabricante: Atari
Data de lançamento: 13 de junho de 1976 (EUA)
CPU: Atari chipset (C010073-3 pong-in-a-chip)
Controles: Dois dials Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle)
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho D ou fonte de alimentação externa (6v)
Pong Doubles
Uma versão da Atari para arcades chamada Pong Doubles foi projetada, que permitia que se adicionassem mais dois jogadores às partidas e logo a Atari resolveu trazer esse recurso também para os lares dos consumidores. O grande diferencial dessa versão era que os dois controles adicionais seriam destacáveis, permitindo que até quatro jogadores possam participar da mesma partida sem muitos inconvenientes. Não foram encontrados registros visuais do console e pesquisas sugerem que este modelo (C-160) é exatamente a versão Home Pong inicial, mas com dois conectores traseiros para os controles destacáveis, o que levou a pequenas alterações no chip da versão anterior, talvez para diminuir o custo do produto. O design dos controles sugere o mesmo usado no Super Pong Ten.
Registros informam que em agosto de 1976 o console havia sido anunciado mas não chegou as lojas, por motivos não conhecidos; por isso, alguns autores não apresentam Pong Doubles como uma versão de Pong para consoles de mesa. Não existem fotos do console nos sites especializados ou museus. Contudo foram encontradas fotos da caixa do console em sites de leilões: ela tem detalhes em verde e sugere que Pong Doubles foi uma versão produzida com poucas unidades, pois as primeiras quatro variações do Pong doméstico saíram todas no mesmo ano (1976). A especulação sobre as unidades do console encontradas é que algumas unidades foram produzidas mas o projeto foi abandonado (provavelmente por causa do Super Pong Ten, que tem lançamento em agosto de 1976 e usa a plataforma colorida do Super Pong) o que torna esse item muito raro. Outros registros informam que Pong Doubles recebeu autorização de fabricação da Federal Communications Commision (FCC) apenas em 25 de outubro de 1976, talvez uma data muito tarde para lançar o produto que se encontrava defasado por causa do atual console fabricado, o Super Pong (com um chip muito superior) e seu próximo modelo, o Super Pong Ten, que passou a utilizar o mesmo chipset do Super Pong.
Ficha Técnica
Nome: Pong Doubles
Geração: Primeira
Fabricante: Atari
Ano de lançamento: agosto de 1976 (EUA)
CPU: Atari chipset (3659-3 pong-in-a-chip)
Controles: Dois dials (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle) mais dois destacáveis
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho D ou fonte de alimentação externa (6v)
Super Pong Ten
O Atari Super Pong Ten (modelo (C-180) seria o último dos consoles no estilo “Pedestal” fabricado pela Atari. O Super Pong Ten adicionou 6 novas variações de jogos em relação ao seu antecessor, além da capacidade de até 4 jogadores participarem das partidas simultaneamente. Com o projeto similar ao Pong Doubles e com o chipset derivado do Super Pong, o console foi anunciado na 5º Winter Consumer Electronics Show (CES) em Chicago (última CES sediada em Chicago) com a adição de controladores tipo paddle externos e preço sugerido de US$79,95. Os jogadores não eram mais obrigados a sentar perto do console, podendo bater seus cotovelos com seus colegas jogadores gerando desconforto ao jogar. Dois jogadores adicionais poderiam sentar-se em algum espaço mais confortável e afastado entre eles para jogar os vários jogos de Pong disponíveis.
Os controladores do tipo paddle introduziriam a partir desse console uma forma de usar o controle e uma tendência no design de games que seguiriam em muitas outras gerações de controladores de jogos nos projetos da Atari e de concorrentes – o uso de uma mão para apoiar o controle e a outra mão para acionar suas funções. Seu design de forma em cunho influenciaria o design dso controladores Atari para consoles da segunda e terceira gerações, até mesmo os joysticks de controle remoto para o projeto do Atari 2700 (não lançado), os joysticks do Atari 5200 e do Atari 7800. O aparelho continuava com a chave liga / desliga, o botão de resetar jogo e um seletor de jogo com quatro opções numeradas.
Jogos
Por ser um console baseado em Super Pong, o seu chip foi atualizado com outros jogos, saindo o jogo Solitaire e entrando os jogos Handball e Basketball, formando cinco jogos base. Os outros cinco jogos são variações dos mesmos jogos base, mas com mais jogadores. A Atari, a partir de Super Pong Ten, confundia o jogador dizendo que um modo de jogo na verdade era um novo jogo. Como não haviam muitos outros games para se comparar, isso se tornou um padrão para a época, até cair esse conceito, com as novas gerações dos videogames. Veja os jogos listados para o console:
- Catch (jogo #1) – para dois jogadores – as raquetes são invertidas formando duas linhas com uma pequena abertura de cada lado controlada pelo jogador onde a bola deve passar por dentro delas para se ganhar pontos.
- Handball (jogo #2) – para um jogador – um paredão na direita rebate uma bola para que uma raquete na esquerda também possa rebate-la. O paredão precisa ser ajustado no controle da direita para cobrir toda a tela.
- Basketball (jogo #2) – para um jogador – um paredão na direita com uma pequena abertura na parte superior rebate uma bola para que uma raquete na esquerda também possa rebate-la, tentando acertar a abertura. Assim como em Handball o controle da direita precisa ajustar a abertura para a posição desejada.
- Super Pong (jogo #3) – para dois jogadores – o mesmo jogo Pong, mas com raquetes duplas
- Pong (jogo #4) – para dois jogadores- jogo de original Pong; duas raquetes nas laterais rebatem uma bolinha no meio e quem deixar a bolinha passar perde pontos.
- Catch Four Player – para quatro jogadores – as raquetes são invertidas formando duas linhas com duas pequenas aberturas de cada lado controladas pelos jogadores onde a bola deve passar por dentro delas para ganhar pontos.
- Handball Two Player – para dois jogadores – um paredão na direita rebate uma bola para que duas raquetes na esquerda também possam rebate-la. É obrigatório usar apenas os controles da esquerda.
- Basketball Two Player – para dois jogadores – um paredão na direita com uma pequena abertura na parte superior rebate uma bola para que duas raquetes na esquerda também possam rebate-la, tentando acertar a abertura. É obrigatório usar apenas os controles da esquerda e a abertura pode ser ajustada com o controle da direita.
- Super Pong Four Player – para quatro jogadores o mesmo jogo Pong, mas com raquetes duplas.
- Pong Four Player – para quatro jogadores jogo de original Pong; duas raquetes nas laterais rebatem uma bolinha no meio e quem deixar a bolinha passar perde pontos.
Ficha Técnica
Nome: Super Pong Ten
Geração: Primeira
Fabricante: Atari
Ano de lançamento: 20 de fevereiro de 1977 (EUA)
CPU: Atari chipset (C010073-01/C2607 pong-in-a-chip)
Controles: Dois dials (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle) mais dois destacáveis
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho D ou fonte de alimentação externa (6v)
Super Pong Pro-AM
A Atari lançaria um novo design e mudando totalmente a aparência da linha de consoles Pong a partir desse modelo (C-200), garantindo ao mesmo tempo que seus produtos parecessem únicos, profissionais em qualidade e atraentes para o consumidor. O console chamado Atari Super Pong PRO-AM foi oficialmente anunciado em 2 de maio de 1977 na New York Premium Show por US$50 e apresentou um novo recurso que ainda não havia sido visto nos consoles dessa linha da Atari: níveis de dificuldade. Com o tempo os jogadores de videogame rapidamente se tornariam tão hábeis em jogar PONG que a Atari acrescentaria um novo toque aos seus consoles. Agora, os jogadores poderiam escolher entre os conjuntos de habilidades Profissional ou Amador, para que os iniciantes tenham um tempo de jogo mais fácil e agradável, enquanto jogadores mais qualificados possam selecionar o nível de habilidade mais difícil para uma partida mais desafiadora. No modo AM (amador, o jogador começa com uma bola lenta, e quando a rebate pela quarta vez a velocidade aumenta. Com mais quatro rebatidas a bola fica na velocidade rápida. Escolhendo o modo PRO (profissional) a bola já inicia com a velocidade mais rápida.
O manual do console afirmava um recurso muito inovador: o jogador podia jogar contra o computador, dispensando um amigo para jogar com o outro controle. Na verdade não existia um oponente ou inteligência artificial: nos jogos de basquete e handball se jogava sozinho e caso o o jogador errasse, era marcado um ponto contra ele. A partir desse modelo todos os controladores de jogo dos consoles da Atari passariam a ser destacáveis e o Super Pong Ten permite até dois jogadores simultâneos nas partidas, sendo que os fios dos controles destacáveis são presos no console – isso acarretou uma customização no console do chip original baseado no Super Pong para esse aparelho e também uma adaptação no design para que esses controles, quando não são usados, se encaixem nos vincos laterais da parte superior do aparelho.
Este é outro console misterioso da Atari que nos registros informam nunca ter sido comercializado oficialmente. Assim como o Pong Doubles, provavelmente algumas unidades foram vendidas para teste de mercado, e imagens desse aparelho são muito raras. Com o anúncio do Super Pong Pro-AM Ten logo depois desse modelo (alguns registros sugerem que esse novo console foi anunciado no mesmo dia do Super Pong Pro-AM) e com um preço quase igual, a fabricação em massa deve ter sido cancelada, gerando apenas algumas peças compartilhadas, como por exemplo o seu manual: é o mesmo para os dois aparelhos.
Jogos
De acordo com o manual do console, Super Pong Pro-AM possui cinco jogos, escolhidos a partir de um seletor com quatro posições, assim divididos para dar mais destaque ao jogo Pong como primeira opção, em relação ao modelo anterior:
- Pong (jogo #1) – para dois jogadores, este é o jogo original Pong; duas raquetes nas laterais rebatem uma bolinha no meio e quem deixar a bolinha passar perde pontos.
- Handball (jogo #2) – para um jogador – um paredão na direita, que deve ser ajustado pelo segundo controle, rebate uma bola para que uma raquete na esquerda também possa rebate-la. Esse jogo tem o oponente do computador que também rebate a bola. Quem deixar a bola passar 15 vezes perde o jogo.
- Basketball (jogo #2) – para um jogador – um paredão na direita com uma pequena abertura (que seria a cesta de basquete) na parte superior (que deve ser ajustada com o segundo controle para essa posição) rebate uma bola para que uma raquete na esquerda também possa rebate-la, tentando acertar a abertura. Também usa o computador como oponente e o jogador também pode aumentar e diminuir o espaço da abertura.
- Catch (jogo #3) – para dois jogadores – as raquetes são invertidas formando duas linhas com pequenas aberturas onde a bola deve passar por dentro delas para ganhar pontos.
- Super Pong (jogo #4) – para dois jogadores – o mesmo jogo Pong, mas com raquetes duplas.
Ficha Técnica
Nome: Super Pong Pro-AM
Geração: Primeira
Fabricante: Atari
Ano de lançamento: junho de 1977 (EUA)
CPU: Atari chipset (C010073-01 pong-in-a-chip)
Controles: Dois dials (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle) destacáveis
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho C ou fonte de alimentação externa (6v)
Super Pong Pro-AM Ten
Esta é uma versão de Pong que mistura os recursos do Super Pong Ten com o Super Pong Pro-AM (denominado modelo C-202). Assim como em Super Pong Ten, podem se jogar até 4 jogadores e um total de 10 modos de jogo diferentes; e assim como o Super Pong Pro-AM existe um seletor de dificuldade para iniciantes ou jogadores mais avançados, Assim como seus antecessores, o console tem pontuação digital na tela, cores vivas em TVs coloridas e o som tradicional dos jogos Pong. Especula-se que o aparelho foi lançado no mesmo evento do Super Pong Pro-AM, entre 2 e 5 de maio de 1977 na New York Premium Show, com um preço de venda de US$59,95, menos que dez dólares a mais que o modelo anterior, o C-200. Até o mês de junho daquele ano o produto já estava disponível amplamente nas lojas do ramo.
O aparelho possui o mesmo design do Super Pong Pro-AM, mas tem entradas adicionais para mais dois controles destacáveis na traseira do aparelho. Na frente, além dos controles que são destacáveis o botão único que deixa o aparelho desligado ou no modo amador ou profissional, da mesma maneira do modelo anterior. Logo acima se apresenta o seletor de jogo com numeração de 1 a 4 para selecionar um dos jogos. Atrás pode-se conectar uma fonte de alimentação externa caso não se queira usar a bateria presente no compartimento do console e também se encontra o cabo para conectar à TV. Em todos os aspectos, o Super Pong Pro-AM Ten é um híbrido dos dois últimos consoles da Atari.
Jogos
Por ser um console também baseado em Super Pong, o seu chip foi atualizado com outros jogos, removendo-se o jogo Solitaire e entrando os jogos Handball e Basketball, formando cinco jogos base, exatamente como no modelo C-200 da linha de Pongs da Atari. Os outros cinco jogos são variações do mesmo jogo sendo que com mais jogadores.
- Pong (jogo #1) – para dois jogadores, este é o jogo original Pong; duas raquetes nas laterais rebatem uma bolinha no meio e quem deixar a bolinha passar perde pontos.
- Handball (jogo #2) – para um jogador – existe um paredão na direita que precisa ser ajustado pelo controle do mesmo lado, que deve ser ajustado pelo segundo controle, rebate uma bola para que uma raquete na esquerda também possa rebate-la. Esse jogo tem o oponente do computador que também rebate a bola. Quem deixar a bola passar 15 vezes perde o jogo.
- Basketball (jogo #2) – para um jogador – um paredão na direita com uma pequena abertura (que seria a cesta de basquete) na parte superior (que deve ser ajustada com o segundo controle para essa posição) rebate uma bola para que uma raquete na esquerda também possa rebate-la, tentando acertar a abertura. Também usa o computador como oponente e o jogador também pode aumentar e diminuir o espaço da abertura.
- Catch (jogo #3) – para dois jogadores – as raquetes são invertidas formando duas linhas com uma pequena abertura de cada lado controlada pelo jogador onde a bola deve passar por dentro delas para ganhar pontos.
- Super Pong (jogo #4) – para dois jogadores – o mesmo jogo Pong, mas com raquetes duplas.
- Pong Four Player – para quatro jogadores jogo de original Pong; duas raquetes nas laterais rebatem uma bolinha no meio e quem deixar a bolinha passar perde pontos.
- Handball Two Player – para dois jogadores – um paredão na direita rebate uma bola para que duas raquetes na esquerda também possam rebate-la. É obrigatório o uso dos controles da esquerda.
- Basketball Two Player – para dois jogadores – um paredão na direita com uma pequena abertura na parte superior rebate uma bola para que duas raquetes na esquerda também possam rebate-la, tentando acertar a abertura. É obrigatório o uso dos controles da esquerda.
- Catch Four Player – para quatro jogadores – as raquetes são invertidas formando duas linhas com duas pequenas aberturas controladas pelo jogador onde a bola deve passar por dentro delas para ganhar pontos
- Super Pong Four Player – para quatro jogadores o mesmo jogo Pong, mas com raquetes duplas
O jogador ainda pode escolher a dificuldade do jogo, como é feito no modelo C-200. No modo AM (amador, o jogador começa com uma bola lenta, e quando a rebate pela quarta vez a velocidade aumenta. Com mais quatro rebatidas a bola fica na velocidade rápida. Escolhendo o modo PRO (profissional) a bola já inicia com a velocidade mais rápida.
Ficha Técnica
Nome: Super Pong Pro-AM Ten
Geração: Primeira
Fabricante: Atari
Ano de lançamento: junho de 1977 (EUA)
CPU: Atari chipset (C010073-03 pong-in-a-chip)
Controles: Quatro dials (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle) destacáveis
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho C ou fonte de alimentação externa (6v)
Ultra Pong
Ultra Pong (modelo C-402S) representa a última geração de consoles dedicados da Atari. O chip C010765 foi a atualização final da série de chips originalmente projetado por Harold Lee. Desta vez, essa atualização veio para competir com praticamente todos os componentes “Pong in a chip” atuais, notadamente da Genetral Instruments, National Semicontudor, MOStek e Universal Research, e que forneciam seus componentes para os principais concorrentes da Atari.
Em uma frenética concorrência, e um mês depois de distribuído nas lojas o Super Pong Pro-AM Ten, a Atari, na 11ª Consumer Electronics Show (CES), que ocorreu em Chicago entre 5 e 8 de junho de 1977, usando em seu stand o slogan “We take fun seriously” (Nós levamos o divertimento a sério), anunciou o Ultra Pong por US$42,95. Se não bastasse o pouquíssimo tempo de vida do Super Pong e suas variações, a Atari no mesmo evento, assim como fez anteriormente em New York, anunciava ao mesmo tempo o Ultra Pong Doubles, versão com quatro jogadores do Ultra Pong. Faz até um pouco de sentido, uma vez que a Atari já definiria esse padrão de mercado com consoles dedicados para muitos fins familiares, só que a principal atração da CES daquele ano não seria Pong, e sim o VCS, que foi apresentado causando muito espanto na mídia local. O mais incrível é que a Atari havia também anunciado que todos esses consoles estariam disponíveis para compra em julho do mesmo ano, o que não acabou acontecendo.
As expectativas para o lançamento do Atari VCS eram tamanhas que o interesse no Ultra Pong foi diminuindo e com isso os atrasos na fabricação do sistema foram acontecendo. O console foi lançado finalmente nas lojas em outubro por U$32,88, muito mais para abafar o enorme atraso do Atari VCS do que promover o console dedicado mais completo que a empresa havia produzido. O Ultra Pong tem uma biblioteca de 16 jogos variantes de Pong. Os jogos apresentam gráficos coloridos e vibrantes, a partir do mesmo processo de sinal de TV das versões anteriores.
De alguma maneira, Ultra Pong simboliza a redenção da ideia de Nolan Bushnell de defender Pong como uma ideia única e original, tentando escapar dos “Chacais” que ele mesmo criou. Também estava acabando o acordo de recebimento de Royalties pela Magnavox e Ultra Pong seria o formato final para mostrar que a Atari teria mais criatividade no ramo, oferecendo a melhor a maior gama de jogos Pong já feita e exigindo uma transformação completa do seu chip único. O console em si mantém o novo formato retangular do Super Pong Pro-AM – na parte traseira existem as entradas para quatro controles – os conectores A servem para jogos em duplas e os conectores B são para até 4 jogadores (a caixa do Ultra Pong vinha apenas com dois controles e não se tem notícia de serem vendidos controles adicionais na época). Diferentemente dos modelos anteriores, o console poderia aceitar mais controles que poderiam ser adquiridos separadamente. A traseira do console também possui entrada para fonte externa e saída para a TV.
O aparelho funciona também com quatro pilhas tipo C e tem um revestimento de plástico que nos modelos anteriores gerou muita polêmica pela péssima qualidade, que por mais duro e espesso que seja, com qualquer impacto, se despedaçava e, ao longo de tempo, ficaria mais quebradiço ainda, como se fosse uma fibra velha. Na parte frontal do console, uma imagem ilustrativa de todos os jogos disponíveis, um botão para selecionar o jogo ou resta-lo e o botão liga / desliga.
Jogos
Para essa nova versão da série Pong, Ultra Pong abusa de todas as possíveis combinações de mecânicas do sistema de jogo já conhecido como “Ball and Paddle”, e pode ser selecionado apenas apertando o botão de seleção de jogo com certas ressalvas – quando existe um placar realizado (algum jogador fez algum ponto) é preciso clicar no botão uma vez para resetar o jogo e somente depois clicar novamente para mudar de jogo – em suma, um novo mode de jogo só poderá ser escolhido se o placar estiver zerado. Outra mudança é a aparência das raquetes dos jogadores na tela: o jogador da esquerda possui a raquete totalmente sólida, sendo que o jogador da direita tem sua raquete com listras. Os jogos não possuem muita diferença, iniciam-se automaticamente, quem marcar 15 pontos primeiro é o vencedor. A lista de jogos do Atari Ultra Pong em ordem de seleção é esta:
- Pong – o famoso jogo Pong, onde duas raquetes rebatem uma bola em um campo de jogos similar a uma quadra de tênis.
- Super Pong – mesmo jogo Pong, mas com raquetes duplas.
- Hyper Pong – mesmo jogo Pong, mas com raquetes duplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
- Ultra Pong – mesmo jogo Pong, mas com raquetes triplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
- Hockey – o campo de jogo se assemelha a uma quadra de hóquei com dois gols próximos da extremidade lateral da tela. Duas raquetes rebatem uma bola e o jogador que atingi-la dentro do gol adversário ganha um ponto.
- Super Hockey – mesmo jogo Hockey, mas com raquetes duplas.
- Hyper Hockey – mesmo jogo Hockey, mas com raquetes duplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
- Ultra Hockey – mesmo jogo Hockey, mas com raquetes triplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
- Barrier Pong – mesmo jogo Pong, mas são adicionadas um par de barreiras nas extremidades superiores e inferiores centrais da tela.
- Super Barrier Pong – mesmo jogo Barrier Pong, mas com raquetes duplas.
- Hyper Barrier Pong – mesmo jogo Barrier Pong, mas com raquetes duplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
- Ultra Barrier Pong – mesmo jogo Barrier Pong, mas com raquetes triplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
- Barrier Hockey – mesmo jogo Hockey, mas são adicionadas um par de barreiras nas extremidades superiores e inferiores centrais da tela.
- Super Barrier Hockey – mesmo jogo Barrier Hockey, mas com raquetes duplas.
- Hyper Barrier Hockey – mesmo jogo Barrier Hockey, mas com raquetes duplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
- Ultra Barrier Hockey – mesmo jogo Barrier Hockey, mas com raquetes triplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
Em resumo, as diferentes versões dos jogos são alterações interativas, adicionando elementos como várias raquetes e alterando suas posições, colocando barreiras, mas com o mesmo objetivo. Basicamente o Ultra Pong tem dois jogos: Pong e Hockey.
Ficha Técnica
Nome: Ultra Pong
Geração: Primeira
Fabricante: Atari
Ano de lançamento: outubro de 1977 (EUA)
CPU: Atari chipset (C010765 pong-in-a-chip)
Controles: Dois dials Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle) destacáveis
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho C ou fonte de alimentação externa (6v)
Ultra Pong Doubles
O Ultra Pong Doubles (modelo C-402D) foi anunciado na 11ª Consumer Electronics Show (CES), que ocorreu em Chicago entre 5 e 8 de junho de 1977, mesmo evento que revelou o Ultra Pong e o Atari VCS, com um preço sugerido de US$52,95. Esta versão do console é exatamente idêntica ao Ultra Pong. A diferença para o Ultra Pong era que dentro na caixa, ao invés de dois controladores haviam quatro – até o manual era o mesmo e servia para os dois consoles. A promessa era duplicar a quantidade de jogos de 16 para 32 usando esse sistema. O console só foi lançado em 17 de novembro de 1977 a um preço promocional de US$39,99, dois meses depois do lançamento do Atari VCS. Estava claro que a Atari não tinha mais interesse na plataforma, e para poder ainda ter concorrência com as dezenas de milhares de outros clones de Pong do mercado, se sentiu obrigada a vender seu console a quase preço de custo.
A essa altura a empresa já sofreria grande influência da diretoria da Warner, que a todo custo queria emplacar o Atari VCS, tendo investido milhões de dólares no projeto, publicidade e marketing em lojas. O lançamento atrasado do VCS e os poucos jogos geraram desconfiança na grande mídia, que já vivia uma instabilidade em acreditar que a indústria dos videogames se resumiriam a consoles Pong e uma nova geração de jogos simplórios. Aparentemente, o lançamento do Ultra Pong Doubles foi uma espécie de “descarrego” para a Atari, que havia gerado o primeiro Crash dos videogames, silencioso, mas potencialmente mortal. O Ultra Pong Doubles, assim como todos os outros clones de Pong, já não eram mais recebidos nas lojas de departamentos, e o natal de 1977 não foi o que se esperava para muitos investidores que acreditavam que suas empresas veriam a indústria dos consoles de mesa decolar para outros patamares financeiros. Com as apostas voltadas para os videogames de cartuchos, os estoques finais do Ultra Pong Doubles foram sendo enviados as lojas em doses homeopáticas.
Jogos
Se com o Ultra Pong a Atari tirou um coelho da cartola criando 16 variações de Pong usando apenas dois tipos de jogos, Ultra Pong Doubles prometeu o que parecia impossível: duplicar a quantidade de opções para 32 jogos. E para que isso acontecesse era preciso usar todos os quatro controles de uma vez. Segundo o manual do console, era necessário se ter plugado dois controles nos slots A na parte traseira do console. Isso, como foi visto acima, acionaria os jogos do Ultra Pong. Ao se plugar mais dois controles nos slots B, seriam acionados mais 16 modos de jogo. Isto que dizer que o Ultra Pong possui 32 jogos, mas como não tinha a quantidade de controles necessária, habilitava apenas 16 – em pouco tempo jogadores descobriram que se fizessem controles paralelos ou usassem acessórios de outros clones de Pong com o mesmo plug, os 32 jogos funcionariam.
Sendo assim, os quatro jogadores com seus controles instalados vão perceber que automaticamente o campo de jogo do Ultra Pong vai mudar, se dividindo em quatro quadrantes iguais divididos por linhas centrais horizontal e vertical. O movimento de cada raquete controlada pelos jogadores está limitada a esse quadrante. Todos os 16 modos de jogo do Ultra Pong irão receber, portanto, mais dois grupos de raquetes de cada lado e as regras de jogos se mantém as mesmas, com os mesmos padrões, barreiras e quantidades, dependendo de cada jogos escolhido. Percebe-se que certas combinações de jogo com quatro jogadores poderiam confundir os jogadores, tendo ao mesmo tempo até 16 raquetes em uma mesma tela.
Ficha Técnica
Nome: Utra Pong Doubles
Geração: Primeira
Fabricante: Atari
Ano de lançamento: outubro de 1977 (EUA)
CPU: Atari chipset (C010765 pong-in-a-chip)
Controles: Quatro dials (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle) destacáveis
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho C ou fonte de alimentação externa (6v)
Mercado
Home Pong foi um sucesso instantâneo após seu lançamento de forma limitada em 1975, através da marca Sears; cerca de 150.000 unidades foram vendidas na temporada de festas de fim de ano. O jogo se tornou o produto de maior sucesso da Sears na época, o que rendeu à Atari um Prêmio de Excelência em Qualidade da Sears. Semelhante ao movimento dos arcades, várias empresas começaram a produzir e lançar clones de Pong para capitalizar o sucesso do console doméstico, muitas das quais continuaram produzindo novos consoles e videogames. Um exemplo emblemático foi a Magnavox, que relançou seu sistema Odyssey (originalmente projetado por Ralph Baer) com hardware simplificado usando chips únicos de vários fabricantes, adicionando novos recursos a cada console, que saíam em questão de meses. A Coleco entrou no mercado de videogames com seu console Telstar; possuindo três variantes do Pong e também foi sucedido por modelos mais aprimorados. A própria Nintendo iniciou sua empreitada dentro da indústria dos jogos eletrônicos lançando o Color TV Game 6 em 1977 no Japão, que reproduz seis variações de Pong. No ano seguinte, foi seguido por uma versão atualizada, o Color TV Game 15, que apresentava quinze variações. Os consoles dedicados de Pong e os numerosos clones se espalharam no mundo todo como um vírus e tornaram-se, desde então, os sistemas de jogos eletrônicos mais difíceis de se catalogar; Os consoles Pong da Atari são mais comuns e vendidos na casa das centenas de milhares, enquanto que consoles como o TV Fun da APF Electronics são mais raros de achar. Além disso, temos uma infinidade de empresas de “fundo de quintal” que livremente fabricavam seus próprios aparelhos, claramente usando componentes vendidos no mercado – uma estratégia prevista por Bushnell que travou sua propriedade intelectual mas não conteve os aproveitadores de ideias que inovavam a cada dia.
A exclusividade com o hardware do chip da Atari gerou algumas discrepâncias, Para produzir cada cópia do Super Pong, por exemplo, gastava-se virtualmente o mesmo que seu antecessor, por volta de US$ 35, obrigando o console a ser vendido vendido por cerca de US$ 79 no varejo e US$ 55 por atacado nos EUA. A versão posterior ao Super Pong custava por volta de US$ 100 e assim por diante. Considerando que a venda do Super Pong foi de 300.000 unidades, a balança se equilibrava. O jogo do mercado se resumiu a quanto se podia produzir um console contra o quanto ele poderia ser vendido contra o quanto de valor agregado ele poderia oferecer ao consumidor. No final, os consoles dedicados da Atari não amadureceram o suficiente para uma compreensão desse mercado, como pode ser visto na tabela abaixo, comparando o ano de fabricação, tecnologia e quantidade de jogos e jogadores. Em 2 de julho de 1979 a Atari estava oficialmente fora do negócio de videogames dedicados para os consumidores, fechando seus estoques de Ultra Pong e Ultra Pong Doubles, não fabricando mais nenhum lote e encerrando o suporte para esses sistemas.
Sistema | Jogos | Jogadores | Modelo | Ano |
PONG | 1 | 2 | C-100 | 1976 |
Super PONG | 4 | 2 | C-140 | 1976 |
PONG Doubles | 1 | 4 | C-160 | 1976 |
Super PONG TEN | 10 | 4 | C-180 | 1976 |
Super PONG PRO-AM | 4 | 2 | C-200 | 1977 |
Super PONG PRO-AM TEN | 10 | 4 | C-202 | 1977 |
Ultra PONG | 16 | 2 | C-402(S) | 1977 |
Ultra PONG Doubles | 16 | 4 | C-402(D) | 1977 |
De qualquer forma várias publicações consideram Pong o jogo eletrônico que lançou a indústria de videogames como uma empresa lucrativa desde sua aparição nos arcades. Certamente o fenômeno dos arcades se deu por causa de Pong e da Atari e o lançamento da versão doméstica do jogo foi um início bem-sucedido dos consoles de videogame doméstico para se consolidarem dentro do ecossistema de mercado. Foi o início de um novo meio de entretenimento e que a grande estratégia para um mercado que ainda não existia foi a sua jogabilidade simples e intuitiva que o tornou um sucesso. Em 1996, a revista Next Generation o classificou como um dos “100 melhores jogos de todos os tempos”, Em 1999, a mesma revista listou Pong como o número 34 em seus” 50 melhores jogos de todos os tempos”. A Entertainment Weekly nomeou Pong um dos dez melhores jogos para o Atari 2600 em 2013. A Nintendo entrou no mercado de videogames com clones de Home Pong e a receita gerada a partir deles (cada sistema vendeu mais de um milhão de unidades) ajudou a empresa a sobreviver a um momento financeiro difícil no fim dos anos 70 e os estimulou a prosseguir com os jogos eletrônicos. Depois de ver o sucesso de Pong, empresas como a Konami decidiram entrar no mercado de jogos de arcade.
Mesmo com um mercado sobrecarregado de clones e uma possível explosão de uma bolha que geraria uma crise, os consoles dedicados da Atari em 1977 se destacaram bem em vendas. A marca Atari já estava consolidada dentro do segmento de entretenimento eletrônicos na mente dos consumidores como símbolo de diversão, principalmente por causa dos arcades, e sua base de fãs estava ansiosa por novidades. Seu produto trazia cores atraentes e um som muito bom para a época. Além disso, as novas versões de seus jogos permitia ainda mais participantes, fato que agradou ao público. Era isso que Bushnell pregava: que Pong era especialmente importante em seu papel de democracia social, uma vez que era uma diversão para vários jogadores e não exigia que cada um deles usasse mais de uma mão. Era simples, aditivo, não faziam as pessoas pensarem muito. Foi uma lição muito bem aprendida por ele desde os tempos que lançou Computer Space no início dos anos 70. Em entrevista, Nolan revela:
Era muito comum na época ter uma garota com um cara sentado em um banco que diz – Gostaria de jogar Pong e não há ninguém para jogar. Era uma maneira de jogar, você estava ali ombro a ombro com alguém, conversava, ria, desafiava um ao outro … À medida que se tornavam melhores amigos, tomavam uma cerveja e se abraçavam. Você poderia tocar a outra pessoa com a mão esquerda jogando com a direita, se assim o desejar. De fato, muitas pessoas me procuraram ao longo dos anos e revelavam – Eu conheci minha esposa jogando Pong – e isso é muito gentil e uma coisa agradável de se ter alcançado.
Os efeitos de uma época que pregava o amor, a liberdade e a identidade construíram em Pong alicerces culturais que moldaram o game como uma forma de interagir socialmente. E isso foi no mundo inteiro. A incontável quantidade de Pongs criados em quase todos os países do planeta, inclusive no Brasil, fizeram parte da história de uma cultura que já se anunciava global, assim a música, os quadrinhos e o cinema. Cada nação lembrará de seus videogames Home Pong, seja com nomes estanhos e curiosos, como os mais criativos. Do Telejogo ao Adversary, milhões de crianças conheceram os videogames graças ao Pong.
Curiosidades
- O codinome Darlene, usado no protípo do Home Pong, foi escolhido em homenagem a uma bela e atrativa funcionária da Atari, segundo os criadores.
- Bushnell considerou produzir uma versão gratuita do Pong para entreter as crianças em consultórios médicos. Inicialmente foi chamado de Snoopy Pong, baseando-se no personagem Snoopy, mas depois mudou o nome para Poppy Pong e alterou o Snoopy para um outro cachorro, evitando assim ações legais contra o jogo
- Todos os modelos derivados do Home Pong possuem versões com outros nomes e mudanças estéticas licenciados oficialmente pela empresa Sears.
Referências
Old Computers
Atari Museum
Pong Story
Kent, Steve L. The Ultimate History of videogames
(BUSHNELL, Nolan. Entrevista concedida a Matheus Serafim. Via e-mail, Mar 22, 2016)
Manual de instruções dos aparelhos
Retro Maquinitas
Atualiazado em 23/06/2020 por Daniel Gularte