Sumário
Como parte de série de clones de Pong, os consoles de mesa Magnavox Odyssey são videogame da 1ª geração e fabricados com o intuito de competir com o próprio Pong versão console de mesa, da Atari. Esses videogames tinham pouquíssimo tempo de vida no mercado (chegaram a lançar três modelos no mesmo ano) e fizeram relativo sucesso sendo lançados apenas nos EUA e na Europa.
Histórico
Se a Atari começou a vender uma ampla gama de versões caseiras dos sistemas Pong a partir de 1975, a Magnavox, a partir da genialidade do inventor Ralph Baer, criador do primeiro videogame, o Odyssey, persistia com o seu sistema Odyssey, a primeira das tentativas de entretenimento das quais foi uma versão muito mais simples de 1972 comparando os dois sistemas. O Odyssey funcionava a partir de circuitos lógicos, sem processamento. Seus jogos usavam tabuleiros, dados, fichas e dinheiro impresso.
Mas logo em 1973, Ralph Baer tentou adicionar novos recursos ao seu invento Odyssey (como som, componentes extras nos cartões de jogo para adicionar mais efeitos visuais, etc.). Baer se perguntava e provocava seus conhecimentos se as novas tecnologias permitiriam integrar um Odyssey em um ou mais circuitos integrados simples lançados até então. Ele procurou várias empresas criadoras de semicondutores (General Instruments (GI), Texas Instruments (TI), MOS Technology (Mostel) e outros) para estudar a viabilidade de sua nova ideia. Ele continuou a se preocupar com isso até maio de 1974, quando a Magnavox assinou um acordo com a Texas Instruments para o design dos chips para uma nova versão do Odyssey.
Já haviam ocorrido diversas brigas judiciais sobre os direitos do videogame e as patentes dos jogos, principalmente Pong, da Atari. Os desgastes de Ralph Baer com o presidente da Atari, Nolan Bushnell, claramente construíram um clima não muito saudável entre os dois grandes representantes do mercado dos jogos eletrônicos. De um lado Bushnel, que criou uma indústria de capital pleno e pujante. De outro, um criativo inventor que desafiava o momento atual imaginando maneiras de criar uma mídia interativa.
Baer continuou interessado no desenvolvimento de videogames e em vários projetos, atuando para Sanders e por sua própria iniciativa. Quando a Sanders decidiu que queria se envolver mais diretamente com o negócio de videogames, Baer liderou uma equipe para desenvolver uma série de jogos de arcade para eles licenciarem. A experiência de Baer ajudou a Coleco a receber a aprovação da FCC e seu console Coleco Telstar vendeu mais de um milhão de unidades em seu lançamento. Baer ironicamente colaborou com a produção de centenas de milhares de clones do seu próprio game e seus motivos pessoais nunca foram revelados – talvez pelo fato de querer que seu sonho se propagasse mundialmente, mas muitos especulam como uma forma de ver os negócios de Bushnell irem mal.
Em 1975, Baer iniciou um negócio de consultoria independente, separado de seu trabalho na Sanders, para desenvolver brinquedos e jogos eletrônicos e colaborou com a Magnavox no desenvolvimento de um novo console utilizando chip único – o que faltava era um fornecedor. Apesar da Texas Instruments ter prometido uma entrega dos chips para janeiro de 1975, a Magnavox seguiu em frente e tentou fazer um projeto similar utilizando componentes discretos, pois não receberia o novo chip dentro do prazo para a produção de novos videogames naquele ano. Ainda nesse meio tempo, a National Semiconductor propôs à Magnavox um projeto de chip único que estaria pronto para Janeiro ou Fevereiro de 1975. O chip acabaria ficando pronto em agosto de 1975, e a Magnavox já havia decidido que a Texas Instruments faria o design do chip para seu console.
Essa relação de fornecedor / fabricante / varejo acabou gerando um grande problema: reutilizar todos os chips pedidos e estar sempre aprendendo e desenvolvendo tecnologia com algo tão novo. Com consultoria como a de Ralph Baer e tantos outros engenheiros eletrônicos, ao longo de meses novos chips recebiam atualizações e poderiam ser programados para executar novas funções de seus jogos.A empresa tinha em mãos seu próprio projeto usando multi-chips, os chips da Texas Instruments e os chips da National Semicondutor.
Assim, a série de consoles da Magnavox seria uma sequência de aparelhos dedicados derivados de Pong com chips diversos, promovendo algumas mudanças em seus jogos e foram produzidos de 1975 a 1978. Existem oito consoles na série Odyssey e todos eles foram lançados nos EUA pela Magnavox após sua compra pela empresa holandesa Philips em 1974, para garantir a distribuição nacional de sua tecnologia de videodisco VLP (mais tarde renomeada como LaserVision), e todos os eletrônicos de consumo da Philips nos EUA sob o nome Norelco começaram a renomeá-los com o nome Magnavox.
Odyssey 100
O Odyssey 100 foi o primeiro console dedicado da linha de jogos Pong da Philips / Magnavox. Por causa das questões relacionadas à compra de chips eletrônicos de várias marcas, o Odyssey 100 foi lançado no mesmo ano da sua nova versão, o Odyssey 200. Ambos os sistemas eram digitais e compartilhavam a mesma placa de circuito: apenas o chipset Texas Instruments era diferente no Odyssey 100.
O console usa um design de componentes discretos multi-chips, que o torna muito mais simples do que todos os consoles dedicados posteriores que a Magnavox acabaria lançando. A Magnavox já tinha um projeto de chip único em mente naquele ano, mas queria ter um produto com as peças da Texas Instruments, e o fornecedor não foi capaz de entregar em tempo hábil.
Seu projeto possui quatro chips e é dedicado (não utiliza cartuchos). Este sistema representou a tentativa da Magnavox em simplificar ao máximo um sistema de videogame em alguns componentes o máximo possível. Como resultado, o Odyssey 100 continha circuitos integrados e incluiu os controles no próprio console. O resultado final foi um dos consoles mais simples de todos os tempos com um design inovador para a época e ao mesmo tempo muito estranho.
O console vem com dois jogos: Tênis (jogo A) e Hóquei (Jogo B). Nenhum jogo teve pontuação na tela e a contagem de pontos era feita com os botões deslizantes no meio do aparelho de maneira manual pelo jogador, marcando no máximo 15 pontos. O sistema utilizava um sinal sonoro embutido para o som. Um interruptor simples seleciona os jogos, e o sistema era alimentado por seis pilhas ou por um adaptador AC de 9 volts (tais fontes de alimentação foram amplamente utilizadas por outros sistemas). Cada jogador tem três botões para o movimento horizontal, vertical e ajuste do movimento da trajetória da bola.
Essas características básicas do Odyssey se tornaram comuns que precisariam ser resolvidos nos milhares de sistemas Pong que seria produzidos dos próximos anos. Os botões fixados limitavam a experiência: não haviam controladores destacáveis ainda. Não havia pontuação digital na tela: os jogadores marcaram sua pontuação usando dois pequenos marcadores de plástico no console. O botão servir (para iniciar o jogo) não poderia ser mudado: as partidas começavam de forma automática.
Essas limitações podem parecer estranhas em comparação com os primeiros sistemas da Atari que já tinham pontuação digital na tela, por exemplo. Na verdade, esta foi apenas uma questão de tecnologia. A tela de pontuação teria exigido componentes adicionais, que teriam aumentado o custo do sistema. No entanto, a tela de pontuação foi introduzida em sistemas posteriores, embora as primeiras tentativas usariam gráficos arcaicos. Mesmo as características do Odyssey 100 sendo muito básicas, algumas podendo até parecer estranhas por serem tão óbvias, a Magnavox precisava de um ponto de mudança do então velho projeto Odyssey 1TL200. Por exemplo, os jogos já não eram selecionados com cartões, e assim o sistema necessitava de um interruptor On / Off, em vez de desligar puxando o cartão. As características funcionais do console são na maioria ativados botões giratórios que representam:
- Sons de ação (na verdade, pequenos sinais sonoros através de um alto-falante embutido)
- Escore mecânico
- Movimento vertical
- Movimento horizontal
- Efeito da bola
- Posição da rede
- Controle de velocidade
- Alternar Jogo
- Botão On / Off
Jogos
O jogo Tênis é simples e totalmente baseado em Pong, formado por duas raquetes (retângulos verticais), uma linha vertical e uma bola (na verdade um quadrado mesmo). Dois botões foram usados para ajustar o jogo: um para o centro da linha vertical e outro para definir a velocidade da bola. Um bip foi usado para os poucos sinais sonoros do jogo, e cada jogador controlava sua raquete usando três botões (um para movimento vertical, um para mover horizontalmente, e um para o efeito da bola, que modificava sua trajetória.
O jogo de hóquei era o mesmo Pong, mas foram adicionadas duas barras em cada extremidade da tela (direita e esquerda) com um buraco no meio, imitando um gol.
Galeria
O acervo Bojogá possui um Odyssey 100 completo e em perfeito estado. Confira:
Ficha Técnica
Nome: Odyssey 100
Geração: Primeira
Fabricante: Magnavox
Ano de lançamento: 1975 (EUA)
CPU: nenhum (apenas circuitos lógicos discretos + chips Texas Instruments)
Controles: Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle)
Mídia: não possui
Jogo famoso: Tênis
Odyssey 200
O Magnavox Odyssey 200 foi lançado em 1975 como uma “edição de luxo” do Odyssey 100, que foi lançado no mesmo ano. Era o mesmo do Odyssey 100, mas com dois chips adicionais da Texas Instruments, o que aprimorou o aparelho em alguns pontos. Além dos jogos Tênis e Hóquei, o Odyssey 200 apresentava uma terceira variação de jogo chamada “Smash”. O Odyssey 200 também foi o primeiro sistema dedicado a apresentar uma opção para quatro raquetes na tela em vez dos dois habituais.
O manual do jogo, assim como a documentação de serviço da Magnavox, descrevem o console como uma opção para dois ou quatro jogadores, embora o próprio console possa ser fisicamente operado apenas por duas pessoas; consequentemente, o Odyssey 200 é freqüentemente e erroneamente descrito como um console para quatro jogadores.
O aparelho também adicionou um método exclusivo de pontuação não digital na tela, em que dois retângulos brancos (um para cada jogador) moviam-se um espaço à direita cada vez que um jogador marcava um ponto. Cada vez que um jogador marcava um ponto, seu retângulo branco correspondente andava para a direita. O vencedor obviamente era o primeiro cujo retângulo alcançaria a posição mais à direita na tela (15 pontos). Embora as pontuações do console ainda não fossem digitais, o Odyssey 200 era mais avançado que a primeira versão doméstica do Atari PONG por ter mais jogos diferentes para dois ou “quatro jogadores”. Mesmo assim o console não foi projetado para coisas óbvias como um botão para iniciar uma partida. O serviço de bola em jogo era automático e o som vinha do próprio console e não poderia ser desligado.
Como o Odyssey 100, o Odyssey 200 é alimentado por seis baterias “C” ou um adaptador CA de 9 volts e usa três botões de controle para movimento vertical e horizontal e efeito da bola chamado de “english” ou “técnica inglesa”, comum em jogos de sinuca. As funções do aparelho continham pelos botões eram:
- Seleção do jogo (A, B or C)
- Número de jogadores(2 ou 4)
- Ajuste da posição da rede
- Velocidade da bola
- Seleção de canal (3 or 4)
- Power ON/OFF
Jogos
O jogo Tênis é simples e totalmente baseado em Pong, formado por duas raquetes (retângulos verticais), uma linha vertical e uma bola (na verdade um quadrado mesmo). Dois botões foram usados para ajustar o jogo: um para o centro da linha vertical e outro para definir a velocidade da bola. Cada jogador controlava sua raquete usando três botões (um para movimento vertical, um para mover horizontalmente, e um para o efeito da bola, que modificava sua trajetória). Usando o modo de 4 jogadores, aparecem duas novas raquetes em cada lado que seguem as raquetes do jogador. O jogo não é para quatro jogadores, mas apenas dois.
O jogo de hóquei era o mesmo Pong, mas foram adicionadas duas barras em cada extremidade da tela (direita e esquerda) com um buraco no meio, imitando um gol. Da mesma maneira do jogo Tênis, é possível usar o modo de “quatro jogadores” da mesma maneira.
O novo jogo Smash é um típico paredão. No lado esquerdo da tela é desenhada uma linha que serve como parede, onde a bola ricocheteia para as raquetes. Os jogadores devem alternar suas jogadas e acertar a bola, bem como um jogo de Squash.
Ficha Técnica
Nome: Odyssey 200
Geração: Primeira
Fabricante: Magnavox
Ano de lançamento: 1975 (EUA)
CPU: nenhum (apenas circuitos lógicos discretos + chips Texas Instruments)
Controles: Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle)
Mídia: não possui
Jogo famoso: Squash
Odyssey 300
O Magnavox Odyssey 300 foi lançado em 1976. Ao contrário dos dois produtos que o antecederam, o Odyssey 300 foi projetado para competir diretamente com o Coleco Telstar, que se tornaria seu principal rival neste ano. Assim como o Telstar, o Odyssey 300 usa o chip AY-3-8500 como lógica e foi um dos primeiros consoles dedicados a usar um único chip de circuito integrado como foco de seu design, em vez de vários chips de computador ou lógica transistor-transistor.
O circuito integrado AY-3-8500 é mais conhecido como “Ball & Paddle” e foi o primeiro de uma série de Circuitos Integrados da General Instrument projetados para o mercado de videogames de consumo. Esses chips foram projetados para transmitir vídeo para um modulador de RF, que exibia o jogo em um aparelho de televisão doméstico. O AY-3-8500 continha vários jogos selecionáveis (todos versões modificáveis de Pong) e um número mínimo de componentes externos era necessário para construir um sistema completo de jogo. Foi a partir daí que centenas de empresas no mundo começaram a desenvolver seus aparelhos clones de Pong.
No design do aparelho percebe-se que o controle horizontal está ausente, bem como o botão de ângulo da bola, que foi automatizado nesta versão, fazendo com que os jogos sejam controlados com um único botão em vez de três. O som, como nos outros modelos, vinha do próprio console e não poderia ser desligado. Também devido à sua implementação do chip AY-3-8500, o Odyssey 300 introduziu pontuação digital na tela. O aparelho tem os seguintes recursos funcionais:
- Seleção do jogo (Smash, Tênis e Hóquei)
- Seleção de canal (3 or 4)
- Power ON/OFF/RESET
Jogos
Considerando a parte da ação e esquecendo a questão do hardware, pois os consumidores não queriam saber disso, o Odyssey 300 tem os mesmos três jogos que o Odyssey 200 – Smash, Tênis e Hóquei. A grande diferença é devido ao uso do AY-3-8500 – sua jogabilidade se assemelhe mais ao estilo de tempo e ação do Pong da Atari do que aos jogos anteriores da Magnavox no Odyssey 100 e 200.
Em todos os modos de jogo controlam-se grupos de duas raquetes, e os dois jogadores eram chamados de “Time Visitante” e “Time da casa”, de acordo com o layout impresso no aparelho. Ao contrário do Odyssey 200, o Odyssey 300 tem três níveis de dificuldade:
- Iniciante (I) – raquetes grandes e velocidade da bola normal
- Intermediário (II) – raquetes menores e velocidade da bola normal
- Especialista (III) – raquetes grandes e velocidade da bola rápida
Ficha Técnica
Nome: Odyssey 300
Geração: Primeira
Fabricante: Magnavox
Ano de lançamento: 1976 (EUA)
CPU: nenhum (apenas um chip AY-3-8500 da General Instruments)
Controles: Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle)
Mídia: não possui
Jogo famoso: Tênis
Odyssey 400
O Magnavox Odyssey 400 foi lançado em 1976, no mesmo ano do Odyssey 300. O aparelho nada mais é do que uma versão atualizada do Odyssey 200, com adição de recursos de pontuação digital na tela, graças a adição de um chip adicional da Texas Instruments que foi usado para implementar essa característica. Dessa forma os marcadores de pontos deslizantes mecânicos que ficavam no meio do console foram dispensados. É interessante perceber que a cor do aparelho, formato, botões e jogos são idênticos, o que sugere que a Magnavox / Philips estava procurando um reuso de possíveis lotes não vendidos do Odyssey 200 no ano passado.
Como no Odyssey 200, o Odyssey 400 é alimentado por seis baterias “C” ou um adaptador CA de 9 volts e usa três botões de controle para movimento vertical e horizontal e efeito da bola chamado de “english” ou “técnica inglesa”, comum em jogos de sinuca. O som, como nos outros modelos, vinha do próprio console e não poderia ser desligado. As funções do aparelho continham pelos botões eram:
- Seleção do jogo (A, B or C)
- Número de jogadores(2 ou 4)
- Seleção de canal (3 or 4)
- Ajuste da posição da rede
- Velocidade da bola
- Power ON/OFF
Jogos
O jogo Tênis é simples e totalmente baseado em Pong, formado por duas raquetes (retângulos verticais), uma linha vertical e uma bola (na verdade um quadrado mesmo). Dois botões foram usados para ajustar o jogo: um para o centro da linha vertical e outro para definir a velocidade da bola. Cada jogador controlava sua raquete usando três botões (um para movimento vertical, um para mover horizontalmente, e um para o efeito da bola, que modificava sua trajetória). Usando o modo de 4 jogadores, aparecem duas novas raquetes em cada lado que seguem as raquetes do jogador. O jogo não é para quatro jogadores, mas apenas dois.
O jogo de hóquei era o mesmo Pong, mas foram adicionadas duas barras em cada extremidade da tela (direita e esquerda) com um buraco no meio, imitando um gol. Da mesma maneira do jogo Tênis, é possível usar o modo de “quatro jogadores” da mesma maneira.
O jogo Smash é um típico paredão. No lado esquerdo da tela é desenhada uma linha que serve como parede, onde a bola ricocheteia para as raquetes. Os jogadores devem alternar suas jogadas e acertar a bola, bem como um jogo de Squash.
Ficha Técnica
Nome: Odyssey 400
Geração: Primeira
Fabricante: Magnavox
Ano de lançamento: 1976 (EUA)
CPU: nenhum (apenas circuitos lógicos discretos + chips Texas Instruments)
Controles: Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle)
Mídia: não possui
Jogo famoso: Squash
Odyssey 500
O console Odyssey 500 foi lançado em 1976 (com isso no mesmo ano uma mesma empresa de jogos, a Magnavox, havia lançado três videogames) e considerava-se que esse aparelho seria um avanço para a época, comparando a tecnologia utilizada até então na indústria dos consoles de mesa, principalmente em relação aos seus gráficos. Era o único sistema desse tipo que substituiu as raquetes em forma de retângulos brancos que representavam os jogadores por gráficos de sprites simples: dois tenistas com suas raquetes (jogo TÊNIS), dois jogadores de squash (SMASH & SOCCER) ou dois jogadores de hóquei segurando seus tacos (HOCKEY). O console também foi o primeiro da linha Odyssey a mostrar imagens coloridas. Notadamente percebe-se uma atualização nos chips do console, capazes de alterar o aspecto visual dos jogos, no projeto de placa de circuito que nasceu no Odyssey 100. O Odyssey 500 é o último console desta linha a ter o projeto de placa de circuitos discretos multi-chips.
No painel de controle do aparelho, é possível encontrar dois interruptores: um para selecionar o campo de jogo (uma parede à esquerda, uma rede central ou duas paredes com gols) e o outro para selecionar os gráficos dos jogadores (conforme descrito acima). O som, como nos outros modelos, vinha do próprio console e não poderia ser desligado. O curioso deste aparelho é tentar compreender porque esse modelo acabou sendo lançado antes – uma teoria é que existiam duas equipes diferentes na Magnavox que estudavam melhorias nos seus projetos de console dedicado. O texto encontrado na caixa do console encontramos os dizeres:
- Funciona em qualquer TV … colorida ou preto e branco
- Pontuação digital na tela – exibe a pontuação de cada jogador
- Som de ação – para realismo no jogo
- Controles verticais, horizontais, de velocidade e efeito da bola – para uma ação emocionante
- Serviço automático – adiciona maior desafio a cada jogo
- Campos de jogo e players em cores – Apenas quando usado com uma TV em cores
- Adaptador CA incluído – para uso econômico e sem bateria
- Novo All-Pro: Smash, Hóquei, Tênis e Futebol
Jogos
Para os jogos do Odyssey 500, os jogadores precisavam escolher o campo de jogo e o personagem:
- Campos de jogo
- Paredão – uma parede que rebate a bola
- Rede – uma linha separatória no meio
- Gols – duas linhas com buracos nas extremidades da tela
- Personagens
- Homem com raquete
- Homem com bastão
- Homem sem nada – com o campo do paredão poderia jogar Smash, com o campo de Hóquei poderia jogar futebol
Com a escolha certa os seguintes jogos poderiam ser jogados:
- Smash – paredão e homem sem nada. O jogo Smash é um típico paredão. No lado esquerdo da tela é desenhada uma linha que serve como parede, onde a bola ricocheteia para as raquetes. Os jogadores devem alternar suas jogadas e acertar a bola, bem como um jogo de Squash.
- Tênis – Rede e homem com raquete. O jogo Tênis é simples e totalmente baseado em Pong, formado por dois tenistas, uma linha vertical e uma bola (na verdade um quadrado mesmo). Dois botões foram usados para ajustar o jogo: um para o centro da linha vertical e outro para definir a velocidade da bola. Cada jogador controlava sua raquete usando três botões (um para movimento vertical, um para mover horizontalmente, e um para o efeito da bola, que modificava sua trajetória).
- Hóquei – Gols e homem com bastão. O jogo de hóquei era o mesmo Pong, mas foram adicionadas duas barras em cada extremidade da tela (direita e esquerda) com um buraco no meio, imitando um gol.
- Futebol Gols e homem sem nada. Mesma mecânica do jogo Hóquei.
Uma curiosidade é que poderia-se criar qualquer combinação de campos de jogo e personagens. Dependendo da criatividade, poderia-se misturar o campo de rede com o personagem sem nada e dizer que é um jogo de Vôlei, e assim por diante. O manual do Odyssey 500 indica que os gráficos dos jogadores, sendo de tamanhos diferentes, representavam essencialmente diferentes opções de dificuldade. Curiosamente, enquanto a Magnavox explorou a “incompatibilidade” de jogadores e campos de jogo para comercializar o Odyssey 500 como tendo um quarto jogo, as cinco combinações possíveis restantes não foram anunciadas ou documentadas. No Odyssey 500 todo jogo começava automaticamente, exibindo as pontuações digitais na tela entre as jogadas.
Ficha Técnica
Nome: Odyssey 500
Geração: Primeira
Fabricante: Magnavox
Ano de lançamento: 1976 (EUA)
CPU: nenhum (apenas circuitos lógicos discretos + chips Texas Instruments)
Controles: Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle)
Mídia: não possui
Jogo famoso: Futebol
Odyssey 2000
O Magnavox Odyssey 2000 (a partir desse modelo foram adicionados números e letras de referência para controle da Philips) era o modelo BH7510 e foi lançado em 1977. O Odyssey 2000 significava um retorno ao projeto da placa de circuito integrado do chip único da General Instruments, sendo assim uma versão atualizada do Odyssey 300. Assim como seu console antecessor, o Odyssey 2000 usa o design do chip único AY-3-8500. O Odyssey 2000 é configurado para dois jogadores e usa um único botão rotativo para o controle do jogo de cada jogador, em vez dos três botões usados pelos consoles de videogame dedicados anteriores da Magnavox.
O circuito integrado AY-3-8500 é mais conhecido como “Ball & Paddle” e foi o primeiro de uma série de Circuitos Integrados da General Instrument projetados para o mercado de videogames de consumo. Esses chips foram projetados para transmitir vídeo para um modulador de RF, que exibia o jogo em um aparelho de televisão doméstico. O AY-3-8500 continha vários jogos selecionáveis (todos versões modificáveis de Pong) e um número mínimo de componentes externos era necessário para construir um sistema completo de jogo. Provavelmente com as contribuições de consultores e engenheiros, a Magnavox / Philips adaptou este console com novidades para o gameplay de seus jogos. Esteticamente o aparelho é idêntico ao Odyssey 300. Assim como todos nos modelos Odyssey anteriores, o Odyssey 2000 é alimentado por seis baterias “C” ou um adaptador AC opcional.
Jogos
O Odyssey 2000 tem os mesmos três jogos que o Odyssey 300 – Smash, Tênis e Hóquei. A grande diferença é devido ao uso do AY-3-8500 – sua jogabilidade se assemelhe mais ao estilo de tempo e ação do Pong da Atari do que aos jogos anteriores da Magnavox. Em todos os modos de jogo controlam-se raquetes, e os dois jogadores eram chamados de “Time Visitante” e “Time da casa”, de acordo com o layout impresso no aparelho.
Poderia-se escolher três modalidades esportivas. Para qualquer modo, os pontos marcados durante o jogo são mostrados na parte superior da tela quando cada jogador marca e o vencedor é o primeiro a ganhar 15 pontos:
- Tênis – formado por duas raquetes (retângulos verticais), uma linha vertical e uma bola (na verdade um quadrado mesmo). Cada jogador controlava sua raquete usando seu botão giratório para se deslocar verticalmente.
- Hóquei – foram adicionadas duas paredes em cada extremidade da tela (direita e esquerda) com um buraco no meio, imitando um gol. Neste modo de jogo são adicionadas duas raquetes para cada lado do time, que ficam no campo de jogo do oponente e são controlados ao mesmo tempo pelo jogador.
- Smash – típico paredão. No lado esquerdo da tela é desenhada uma linha que serve como parede, onde a bola ricocheteia para as raquetes. Os jogadores devem alternar suas jogadas e acertar a bola, bem como um jogo de Squash.
Ao contrário do Odyssey 300, o Odyssey 2000 tem três níveis de dificuldade:
- Treino – Um jogo de paredão (Smash, não importa onde esteja o seletor de tipo de jogo) com modo de apenas um único jogador.
- Amador – raquetes menores e velocidade da bola normal.
- Profisisonal – raquetes grandes e velocidade da bola rápida.
Ficha Técnica
Nome: Odyssey 2000
Geração: Primeira
Fabricante: Magnavox
Ano de lançamento: 1977 (EUA)
CPU: nenhum (apenas um chip AY-3-8500 da General Instruments)
Controles: Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle)
Mídia: não possui
Jogo famoso: Smash
Odyssey 3000
O Odyssey 3000 foi um console de mesa lançado em junho de 1977 pela Magnavox. Com o número do modelo 7508, buscou inovar em seu design, contudo, por dentro, continuava a ser o mesmo projeto do hardware do Odyssey 2000: o chip AY-3-8500. Mais conhecido como “Ball & Paddle”, o AY-3-8500 foi o primeiro de uma série de Circuitos Integrados da General Instrument projetados para o mercado de videogames de consumo. Esses chips foram projetados para transmitir vídeo para um modulador de RF, que exibia o jogo em um aparelho de televisão doméstico. O AY-3-8500 continha vários jogos selecionáveis (todos versões modificáveis de Pong) e um número mínimo de componentes externos era necessário para construir um sistema completo de jogo. Provavelmente com as contribuições de consultores e engenheiros, a Magnavox / Philips adaptou este console com novidades para o gameplay de seus jogos.
Com o Odyssey 3000, pecebe-se que a Magnavox abandonou totalmente seu design antigo de carcaça para um estilo mais contemporâneo, mas também pensando em melhorias funcionais. O console em si é mais angulado e menos arredondado; dois botões simples são usados para as funções de iniciar e resetar um jogo, que era uma reclamação recorrente dos proprietários dos outros modelos anteriores. Os botões de configuração do console foram reduzidos em tamanho. O Odyssey 3000 usa um botão circular plano para selecionar jogos diferentes (talvez por ser mais resistente) e, ao contrário de todos os consoles de videogame dedicados anteriores da Magnavox, o Odyssey 3000 possui controles de jogos destacáveis, provavelmente outra reclamação de jogadores. O console é alimentado por seis baterias “C” ou um adaptador AC opcional.
Jogos
O Odyssey 3000 tem os mesmos os quatro modos de jogo do Odyssey 2000 – Treino, Smash, Hóquei e Tênis. Em todos os modos de jogo controlam-se raquetes, e os dois jogadores eram chamados de “Time Visitante” e “Time da casa”, de acordo com o layout impresso nos controles do aparelho. Para qualquer modo, os pontos marcados durante o jogo são mostrados na parte superior da tela quando cada jogador marca e o vencedor é o primeiro a ganhar 15 pontos:
- Tênis – formado por duas raquetes (retângulos verticais), uma linha vertical e uma bola (na verdade um quadrado mesmo). Cada jogador controlava sua raquete usando seu botão giratório para se deslocar verticalmente.
- Hóquei – foram adicionadas duas paredes em cada extremidade da tela (direita e esquerda) com um buraco no meio, imitando um gol. Neste modo de jogo são adicionadas duas raquetes para cada lado do time, que ficam no campo de jogo do oponente e são controlados ao mesmo tempo pelo jogador.
- Smash – típico paredão. No lado esquerdo da tela é desenhada uma linha que serve como parede, onde a bola ricocheteia para as raquetes. Os jogadores devem alternar suas jogadas e acertar a bola, bem como um jogo de Squash.
- Treino – Um jogo de paredão (Smash, não importa onde esteja o seletor de tipo de jogo) com modo de apenas um único jogador.
O Odyssey 3000 tem seletores que alteram as configurações do jogo, dando novos níveis de dificuldade às partidas:
- Serviço – manual / automático – serve a bola
- Velocidade – amador / profissional – muda a velocidade da bola
- Ângulo – amador / profissional – aumenta ou diminui o ângulo de deflexão da bola (20 ou 40 graus)
- Tamanho da raquete – amador / profissional – aumenta ou diminui o tamanho da raquete
Galeria
Ficha Técnica
Nome: Odyssey 3000
Geração: Primeira
Fabricante: Magnavox
Ano de lançamento: 1977 (EUA)
CPU: nenhum (apenas um chip AY-3-8500 da General Instruments)
Controles: Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle) destacável
Mídia: não possui
Jogo famoso: Tênis
Odyssey 4000
O último clone de Pong lançado pela Magnavox foi o Odyssey 4000 (número do modelo 7511) lançado em 1977. Baseado no design de chip único AY-3-8600, o Odyssey 4000 apresenta mais jogos que seus antecessores, graças ao chip da família AY-3-8600 que foi uma grande atualização da General Instruments nos componentes eletrônicos de jogos da época. Nesse chip Poderia-se configurar até 10 jogos (com o chip AY-3-8610) com gráficos de alta qualidade. O chip foi apelidado de “Superstar” pela GI. Produzia gráficos em preto e branco, embora fosse possível adicionar cores usando um outro chip, o AY-3-8615 adicional ao sistema e presente no Odyssey 4000. O AY-3-8600 tem a mesma configuração dos pinos do 8610, mas faltavam os dois jogos de rifle / alvo, reduzindo o número total de jogos para oito. Os jogos disponibilizados para o Odyssey 4000 foram oito.
O design do Odyssey 4000 era totalmente diferente de qualquer outro Odyssey, apresentando joysticks destacáveis com um outro porém: ao invés de botões giratórios foram colocados joysticks, sendo o esquerdo definido com um botão de ação em vermelho e o direito com um botão de ação em azul – esses botões servem para colocar a bola em jogo, algo também inédito neste tipo de console até então. Mesmo sendo uma primeira tentativa de inserir controles analógicos nos videogames da Magnavox, o controle do Odyssey 4000 deu tão certo que parte de seu design foi utilizado posteriormente no Odyssey². O seletor central do console é responsável por escolher os jogos, enquanto que os seletores da direita possuem funções de ajuste do console e ações de jogo. O console é alimentado por um adaptador CA incluído na caixa.
Jogos
O Odyssey 4000 tem um total de de oito jogos – seis jogos multiplayer (tênis, hóquei, futebol, basquete, Smash e Gridball) e mais dois de prática para jogar sozinho os modos basquete e Smash. Assim como no Odyssey 3000, o Odyssey 4000 oferece uma troca de habilidades para níveis iniciantes, semi-profissionais e profissionais. Recursos adicionais incluem saque automático e velocidades variáveis da bola:
- Tênis – formado por duas raquetes (retângulos verticais), uma linha vertical e uma bola (na verdade um quadrado mesmo). Cada jogador controla sua raquete usando seu joystick para se deslocar para onde quiser.
- Hóquei – são adicionados na tela dois gols em cada extremidade da tela (direita e esquerda), imitando um gol. Neste modo de jogo são adicionadas duas raquetes para cada lado do time, que ficam no campo de jogo do oponente e são controlados ao mesmo tempo pelo jogador, sendo que a raquete ofensiva se movimenta para todos os lados e a raquete defensiva apenas se movimenta verticalmente (ambas se movem ao mesmo tempo). O interessante do jogo é que como no esporte a bola ricocheteia por trás do gol, dando mais realismo ao game.
- Smash – típico paredão. No lado esquerdo da tela é desenhada uma linha que serve como parede, onde a bola ricocheteia para as raquetes. Os jogadores devem alternar suas jogadas e acertar a bola, bem como um jogo de Squash.
- Futebol – foram adicionadas duas paredes em cada extremidade da tela (direita e esquerda) com um buraco no meio, imitando um gol. Neste modo de jogo são adicionadas duas raquetes para cada lado do time, que ficam no campo de jogo do oponente e são controlados ao mesmo tempo pelo jogador.
- Basquete – são colocadas quatro paredes ao redor da tela que rebatem a bola. Duas raquetes precisam rebater a bola em direção a um pequeno espaço na parte superior da tela, com desenho semelhante a uma cesta de basquete. Quando a bola desviada acerta esse espaço é marcado um ponto.
- Gridball – a tela é separada por diversas paredes com aberturas. Cada jogador controla um grupo de três paredes. A bola é colocada em jogo e começa a rebater rapidamente. O objetivo é fazer com que a bola consiga passar pelas aberturas e chegar até o outro lado do oponente, marcando assim um ponto.
- Treino de Smash – Um jogo de paredão (Smash, não importa onde esteja o seletor de tipo de jogo) com modo de apenas um único jogador.
- Treino de Basquete – mesmo jogo de basquete, mas apenas com uma única cesta.
O Odyssey 4000 tem seletores que alteram as configurações do jogo, dando novos níveis de dificuldade às partidas ou controlando ações do próprio console:
- Liga / Desliga / Reset – liga e desliga o aparelho na chave de baixo e do meio. Colocando o seletor na chave para cima reseta o score.
- Ball Speed Slow / Fast – controla a velocidade da bola. Slow para bola lenta e Fast para aumentar a velocidade da bola a cada rebatida consecutiva, no máximo de sete.
- Habilidade – amador / profissional / handicap – muda o tamanho das raquetes: amador: raquetes grandes; profissional: raquetes pequenas; handicap: a raquete esquerda tem tamanho maior do que a da direita.
Ficha Técnica
Nome: Odyssey 4000
Geração: Primeira
Fabricante: Magnavox
Ano de lançamento: 1977 (EUA)
CPU: nenhum (apenas um chip AY-3-8600 e um chip AY-3-8615 da General Instruments)
Controles: joysticks destacáveis
Mídia: não possui
Jogo famoso: Hóquei
Mercado
A série de consoles Odyssey da Magnavox / Philips teve relativo sucesso em suas vendas. Em 1975 o Odyssey 100 não obteve muito sucesso de vendas por suas limitações tecnológicas frente aos concorrentes e no mesmo ano o Odyssey 200 já estava nas lojas, com algumas atualizações e novos jogos, deixando o primeiro modelo ainda mais longe da preferência do mercado. Como nessa época a Philips já havia comprado a Magnavox, iniciava-se a expansão desses videogames para a Europa.
Os anos de 1976 e 1977 foram de uma enorme disputa de fabricantes de consoles clones de Pong, que participavam de fatias de mercado por suas marcas de peso e aparelhos bonitos com mais jogos e inovações. Contudo, o lançamentos dos primeiros videogames com processadores alterou o modelo de negócios da indústria. Ralph Baer estava dedicado ao universo dos brinquedos e os chips circuitos integrados já não conseguiam dar conta do recado, exigindo que engenheiros procurassem maneiras diferentes de reconfigurar seus jogos.
Em relação a série Doyssey, não se sabe ao certo se a decisão de fabricar consoles clones de Pong veio da Philips, ou por Ralph Baer ter deixado os projetos da Magnavox. O que se pode afirmar é que esses consoles foram apenas mais um na lista dos clones de Pong que disputavam o mercado até o primeiro crash dos videogames, em 1977. Graças ao advento dos cartuchos, a indústria dos jogos eletrônicos começou a abandonar os consoles dedicados e entrou na guerra dos videogames da segunda geração, fazendo com que a Philips produzisse seu próprio videogame de cartuchos, o Odyssey², em 1978, período esse que pararam de ser comercializados a série de consoles clones de Pong da Magnavox, cuja marca deixaria de existir para o mundo dos videogames.
Curiosidades
- Em 1976 foi lançado o Aparelho de TV Magnavox 4305 com um Odyssey 300 embutido. A vantagem do sistema era uma qualidade de imagem muito melhor porque o sinal de vídeo não era alterado pela modulação e desmodulação de sinal RF. O modelo 4305 foi o único aparelho de TV lançado pela empresa dessa forma. Usava dois controladores rotativos destacáveis, usados mais tarde em consoles como o Wonder Wizzard Bull’s Eyes e o Sharp Shooter.
- Um protótipo não lançado pela Magnavox, Odyssey 5000, foi projetado. Ele deveria conter dois chips, o MM571068 da National Semiconductor e o MUGS-1 da Signetics e apresentar um total de sete jogos (tênis, hóquei, vôlei, basquete, nocaute, tanque e helicóptero) que com variações poderiam ser expandidos para vinte e quatro experiências diferentes de gameplay. A unidade permitiria até quatro jogadores simultâneos e inclui um modo de prática para jogar sozinho contra o computador.
- A Philips lançou alguns dos consoles da série Odyssey na Europa com a sua marca. São eles o Odyssey 200 (mesmo Magnavox 200), Odyssey 2001 (mesmo Magnavox 4000) e Odyssey 2100 (atualização do 2001)
- A tão temida lenda dos consoles Pong é verdade: nos manuais de instalação dos consoles Odyssey, era possível, logo no início, ver um alerta para não se jogar mais do que seis ou oito horas seguidas com o videogame na TV com o mesmo jogo, pois o padrão das linhas poderia marcar permanentemente a TV, manchando sua imagem.
Referências
Pong Story
Wikipedia
Youtube
Old-Computers
Atualiazado em 01/06/2020 por Daniel Gularte