Sumário
Com a explosão dos videogames nos anos 70, ninguém imaginaria que o mercado pudesse evoluir tanto, alguns até afirmavam que a moda era passageira e que assim como os jogos, a Atari também não duraria muito. Com o crash dos videogames em 1983, muita gente declarou o fim da indústria e a Atari, só restou o deserto. Depois de um bom tempo investindo em PCs e depois do fracassado Atari Lynx, a empresa lançou seu último console.
Introdução
Com a briga por mercado entre a Nintendo e a Sega na quarta geração, a Atari tentou entrar na disputa pelo mercado de portáteis, mas o Atari Lynx não se deu bem tendo como concorrente o Game Gear e o GameBoy. A empresa começou a investir no que seria seus e últimos consoles, um de 32-bits que viria como rival do Genesis e o SNES, e outro de 64-bits, já dedicado a próxima geração dos videogames.
História
A Flare Technology foi fundada por Martin Brennan e John Mathieson em 1986 e mais tarde foi comprada pela Atari, passando a se chamar Flare II. Com o patrocínio da Atari Corp. a empresa ficou encarregada do desenvolvimento dos dois consoles, um com a arquitetura de 32bit e o outro com 64bit. Com o Jaguar progredindo mais rapidamente, a Atari Corp. cancelou o Panther e prosseguiu na criação do Jaguar.
Com o sloga “Do the Math”, Jaguar chegou a um restrito mercado de testes, distribuição limitada apenas em Nova York e São Francisco a um preço de US $ 249,99, a Atari também informou que enviou 17mil unidades como teste para essas regiões. Em 1994 foram vendidas aproximadamente 100mil unidades, assim a Atari pode abaixar o preço e melhora sua competitividade no mercado.
Em 1995 a empresa começou a sentir realmente o peso da concorrência. Depois da luta para conseguir uma base mínima de usuários, as vendas ainda sim fora abaixo do esperado. Mesmo com os comerciais e os financiamentos afetados, continuaram investir em jogos para a plataforma, fechando acordos para liberar alguns títulos licenciados e reduziu novamente o preço do console.
O declínio da plataforma foi associada aos atrasos no desenvolvimento de jogos, acarretando na incerteza dos consumidores em encontrar novos títulos disponíveis e também pelo lançamento do Sega Saturn em maio e do Playstation em setembro do mesmo ano.
As ações da Atari reduziram de US $ 38.7 milhões após o lançamento da plataforma para US $ 14.6 milhões até o final de 1995. As demissões no começo de 1996, só serviram para alimentar os boatos de que a Atari estava em declínio e encerrando sua participação no mercado de consoles. Desde o começo da distribuição do aparelho ate o fim de 1995, foram vendidas apenas 125mil unidades e em dezembro do mesmo ano, a Atari ainda possuía mais de 100mil aparelhos em estoque. O fim da produção do Atari Jaguar ocorreu quando a Atari Corp. se fundiu com a JT Storage.
Antes do colapso, a Atari cogitava em lançar um Jaguar II e ate vinha produzindo alguns protótipos. Ele viria com uma proposta de ser três vezes melhor que o Playstation da Sony e totalmente compatível com o primeiro Jaguar. Porem, o Jaguar II nunca saiu do protótipo.
Console
Com um chip set personalizado, a intenção com o Jaguar era de ser uma máquina voltada para o lazer de alta performance, também tinha a possibilidade de ser usado para ampliar estações de trabalho usando-o como acelerador gráfico. Possui quatro processadores: um processador de Objetos, processador Gráfico, Blitter e o processador Digital de Som.
O design do aparelho lembra de longe uma nave espacial. Possui entrada para cartucho na parte superior e um botão de on/off junto a um LED e a logo da empresa e na parte frontal possui duas entradas para controle. Na traseira se encontra as portas para conectar o console a TV, e também a CatBox.
Controle padrão
O controle original do Jaguar possui três botões vermelhos A, B e C, dois botões centrais de Pause e Option, botões direcionais e teclado numérico.
Pro Controller
Como o desenvolvimento de controles nunca foi o forte da Atari, eles lançaram o Jaguar Pro Controller, que possuía aparência similar ao controle padrão. Essa versão do controle ganhou mais botões de ações, como X, Y, Z e G, R na parte superior, que foram mapeados do teclado numérico. Era compatível com com todos os jogos produzidos para o aparelho e o Primal Race foi desenvolvido especialmente para ser jogado com o Pro Controller.
CD-ROM Jaguar
Com a pressão das outras empresas investindo na mídia de CD, a empresa produziu o CD-ROM Jaguar. O periférico era conectado na entrada de cartucho do console e ainda possuía uma faixa de memória que permitia salvar informações do jogos de CD. O CD-ROM Jaguar possuía também uma VLM(Maquina Virtual Light). O pacote foi vendido mais tarde como Jaguar CD.
Jaguar MemoryTrack Cartridge
O Jaguar também possuía essa unidade de memória em forma de cartucho para o CD-ROM, usada para guardar o progresso do jogo.
Jaguar TeamTap
O TeamTap era um adaptador que permitia a utilização de quatro controles. Alguns jogos suportavam mais jogadores, possibilitando a utilização de outro TeamTap, expandido a capacidade para oito controles.
CatBox
Esse periférico era bastante procurado pelos fãs do Jaguar. Ele era um aptador que permitia conectar ate dois fones de ouvido, portas para monitor RGB, comunicação RS232 e RJ11 CatNet, Conector DSP-Through e S-Video Jacks.
Jaguar Duo
Outra tentativa de lançar o console para competir com o Playstation e o Sega Saturn em outro formato de mercado foi o Jaguar Duo. Projetado para ser lançado em 1995 o console ficou no protótipo e jamais foi lançado.
Jogos
Uma das coisas que enfraqueceram o Jaguar perante a concorrência foi a fraca biblioteca de jogos e a demora no lançamento de novos jogos para a plataforma. Os consumidores ficavam decepcionados ao chegarem nas lojas e não encontrar nenhum título novo nas prateleiras. A produção de jogos para o Jaguar também foi um desafio para os desenvolvedores, a ferramente de desenvolvimento de jogos vinha com parte da documentação faltando, tendo o programador a tarefa de fazer as implementações por conta própria em assembler, o que demorava ainda mais no desenvolvimento.
Mesmo com a dificuldade na usabilidade do controle, o lançamento de Alien vs Predador, Tempest 2000 e Myst fizeram alguns consumidores que aguardavam o lançamento do Sega Saturn migrassem para o console da Atari.
Alien vs Predador foi de longe o melhor jogo lançado para a plataforma, tendo a possibilidade de ser jogado por até três pessoas.
Mesmo com as críticas, o Tempest 2000 teve boas partes das suas vendas nos ultimos dias de vida útil do Jaguar e quando se encerrou o ciclo de lançamento como um dos melhores jogos da plataforma.
Já o Myst do Jaguar foi lançado em CD e uma das melhores versões do jogo para console graças a tecnologia do aparelho, mas um dos pontos fracos foi a jogabilidade que foi comprometida por causa do controle.
Ao longo da vida do Atari Jaguar apenas 82 jogos foram lançados, 15 deles sendo exclusivos, fazendo com que a lista de jogos se tornasse fraca tanto pelo tempo de vida curto e a demora no desenvolvimento. Os jogos não tinham um bom game design e muitas vezes pecavam em contextos. Os dez melhores jogos do Jaguar (ou que podem ser considerados pelo menos jogáveis) foram: Alien vs Predador, Tempest 2000, Myst, Doom, Primal Race, Wolfenstein 3D, Cybermorph, Iron Soldier, Raiden e Kasumi Ninja. Este último é uma interessante cópia de Mortal Kombat mas com golpes e personagens pelo menos inusitados.
Mercado
Quando foi anunciado o lançamento do Jaguar, o preço de seria de US $ 200 e foi distribuído junto ao cartucho do Cybermorph e um controle, mas ao chegar nas lojas, teve seu preço alterado para de US $250. O orçamento inicial da Atari para a fabricação do Jaguar teria sido e $ 3 milhões, mas recebeu apoio de vários desenvolvedores. Ao chegar no mercado, muitos consumidores foram as lojas empolgados devido ao aumento da potência, mas o aparelho deixou a desejar e muitos alegaram que o aparelho não era realmente de 64bits, mesmo assim, a empresa continuou empurrando para frente as propagandas de um sistema superior aos outros no mercado sendo ele 64bits.
A Atari conseguiu ganhar vários acordos fora dos tribunais com as violações de patente da Sega e da Nintendo, num total aproximado em $70 milhões. As esperanças da Atari vinham com o natal de 1994, mas a temporada não foi nenhum pouco promissora, Checkered Falg, Kasumi Ninja e Club Drive não despertaram o brilho nos olhos dos compradores. Com os anúncios do lançamento do Sega Saturn, muitos preferiam esperar seu lançamento.
Com as manifestações da Sega e da Sony sobre novos produtos, a Atari anunciou então o lançamento do Jaguar CD-ROM, do Pro Controller, e de alguns títulos como Primal Rage e NBA Jam Tournament Edition.
1995 foi um ano conturbado, com o lançamento das plataformas concorrentes e campanhas de marketing agressivas para todos os lados, as vendas do Jaguar caíram rapidamente, e no natal de 1995 o Jaguar não era mais capaz de competir. Com a Sony levando vantagem, a Atari admitiu que havia vendido apenas $3 milhões em mercadorias no último trimestre de 1995. Logo no começo de 1996, a empresa lançou o último jogo para Jaguar: Fight For Life, e pouco tempo depois, quase todos os funcionários foram demitidos da empresa. Pouco antes do fim, a Atari vinha desenvolvendo protótipos do que seria o Jaguar II, mas este nunca havia saído do papel.
Galeria
Curiosidades
- O Jaguar recebeu várias criticas, mas a grande maioria delas eram destinadas ao controle. A complexidade do teclado numérico comprometia a jogabilidade dos jogos, fazendo dele, um dois itens que mais trouxeram insatisfação dos compradores.
- Em 2001, a Telegames (uma dos desenvolvedores)fechou um acordo com uma loja varejista do Reino Unido para trazer o Jaguar de volta as lojas. O console foi revendido inicialmente a um preço de £ 29,99, os jogos mais populares eram vendidos a £ 9,99, Defender 2000 e Checkered Flag sendo os mais procurados eram vendidos de £ 39,99. O Jaguar permaneceu nas prateleiras ate 2007.
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A Imagin Systems, uma fábrica de aparelhos de imagem dental, modificou as placas-molde do Jaguar para serem usadas em suas câmeras HotRod, já os moldes dos cartuchos foram reaproveitados para a criação de um cartão de expansão de memória.
- Em 1998 foi revelado um protótipo de um adaptador que permitia acesso a WebTV para o Jaguar.
Ficha Técnica
Geração: Quinta
Fabricante: Atari Corp.
Lançamento: 15 de Novembro de 1993
Mídia: Cartucho
CPU: “Tom” Chip, 26.59 MHz; “Jerry” Chip, 26.59 MHz; Processador de sinal Digital 32-bit, 8KB de cache; Motorola 68000
Memória: RAM 2MB
Áudio: Qualidade de som de CD ( 16-bit stereo)
Controle: controle
Referências
Wikipedia
AtariAge
TechTudo
Atualiazado em 19/09/2016 por Daniel Gularte