Sumário
Lançado em novembro de 1974, Tank é um jogo de arcade da Atari, desenvolvido pela Kee Games antes da fusão com a Atari. Tank foi desenhado por Steve Bristow, desenvolvido por Lyle Rains e teve o gabinete projetado por Peter Takaichi. O jogo foi criado como parte da visão de Bristow para afastar a Kee Games de apenas produzir cópias dos jogos da Atari e passar desenvolver títulos originais.
Histórico
O mercado de jogos de arcade é dividido em fabricantes, distribuidores e operadores. Fabricantes como a Atari vendem máquinas de jogos para distribuidores – que lidam com vários tipos de máquinas eletrônicas – que, por sua vez, os vendem para os operadores das localidades. No início dos anos 70, os distribuidores compravam jogos em regime de exclusividade, o que significa que apenas um distribuidor em cada região de distribuição transportaria produtos de um determinado fabricante de jogos de arcade, restringindo o fabricante apenas aos operadores para os quais o distribuidor vendesse. A Atari em 1973, com pouco mais de um ano e baseada em grande parte em seu primeiro jogo Pong, sentiu que, como fabricante menor, sentia sua capacidade limitada em vender jogos de arcade: eles só podiam contratar um número limitado de distribuidores, que apenas compravam um número limitado de jogos por ano. Para contornar isso, a Atari montou uma subsidiária secretamente em setembro de 1973, a Kee Games, que pretendia vender clones dos jogos da Atari, na verdade dobrando seu alcance potencial. A Kee tinha seu próprio equipamento de fabricação e, portanto, a capacidade de desenvolver títulos originais. No entanto, e depois de vários jogos clonados, o engenheiro-chefe Steve Bristow desenvolveu a ideia de um novo título. Bristow, que já havia trabalhado com os fundadores da Atari em Computer Space, o primeiro videogame arcade, teve a ideia de pensar em como poderia melhorar o jogo. Sua ideia de corrigir as deficiências percebidas do jogo foi substituir o seu difícil controle de foguetes com objetos mais simples, no caso tanques de guerra, e torná-lo um jogo de dois jogadores, em vez de um single-player.
Como o único engenheiro da empresa, Bristow rapidamente desenvolveu um protótipo antes de passar o jogo para o novo contratado Lyle Rains para se transformar em um produto acabado, com o codinome K2 Tank. Foram adicionados um labirinto e um campo minado central ao design do jogo para o desenvolvimento do hardware final, incluindo o esquema de controle simples. Peter Takaichi projetou um gabinete personalizado para o arcade. Tank foi um dos primeiros jogos a usar memória baseada em circuito integrado – especificamente, ROM de máscara (memória somente para leitura) – para armazenar dados gráficos, em vez dos arrays de diodo que os jogos de arcade anteriores usavam, assim como o outro arcade da Atari, o Gran Trak 10 de 1974. Depois, a memória baseada em circuitos integrados tornou-se o padrão dos videogames arcade e consoles do futuro. Antes que o jogo pudesse ser concluído, em setembro de 1974, a Atari anunciou planos de se fundir e a Kee Games. Tank foi lançado em novembro, pouco antes da fusão em dezembro de 1974.
O Jogo
Tank é um jogo de labirinto para dois jogadores, onde cada um controla um tanque, procurando um atirar no outro. Com a visão do jogo sendo de cima, o labirinto é um conjunto de blocos em ângulos retos entre si, com uma área central quadrada vazia. O sprite de um dos tanques é branco enquanto o do outro é preto, já a área central é preenchida por marcas de X pretas representando minas terrestres.
Cada tanque pode disparar projéteis que destroem o outro se ele acertar, mas os tanques também podem ser destruídos se atingirem uma mina terrestre. A destruição de um tanque dá ao adversário um ponto e causa uma breve explosão acompanhada de efeito sonoro. Enquanto o tanque destruído não for restaurado, o que atirou fica impossibilitado de disparar. Já as minas terrestres não retornam caso sejam destruídas. A pontuação é exibida acima da área de jogo e pisca durante os vinte segundos finais da rodada. O jogo continua até que o tempo acabe, indicando o jogador vencedor no qual possuir a maior quantidade de pontos. O tempo do jogo é ajustável.
O jogo é exibido em uma tela de televisão em preto e branco, já o controle dos tanques são feitos por dois Joysticks cada um. Empurrar ambos os Joysticks para cima movimenta o tanque para frente, já puxá-los para trás faz com que o tanque pare. Empurrar os Joysticks em direções diferentes faz com que o tanque gire no lugar. Existe um botão localizado na parte superior do Joystick direito que tem a função de disparar um projétil.
Mercado
Tank foi um sucesso comercial, tendo sido importante para a Atari em um momento crítico para a empresa. Ele vendeu mais de 10.000 unidades, considerado um grande sucesso na época; Ralph H. Baer alega que esse valor foi apenas em 1974 e que houve aproximadamente mais 5.000 unidades em 1975.
Tank foi um sucesso comercial e é creditado com a consolidação financeira da recém-fundida Atari/Kee Games em um momento crítico para a empresa. Vendeu mais de 10.000 unidades, considerado um grande sucesso na época, considerando as vendas de 1974, com mais 5.000 vendidos em 1975. Uma sequência, Tank II, foi lançada em 1974 vendeu cerca de 1.000 unidades; a jogabilidade era idêntica, embora o labirinto pudesse ser mudado para um novo formato, modificando os circuitos e mais efeitos sonoros foram adicionados. Ele foi seguido por mais três sequências: Tank III em 1975, o primeiro jogo a ser o terceiro de uma série, Tank 8 em 1976, que contou com o jogo colorido e oito tanques jogando simultaneamente, e Ultra Tank em 1978, que reverteu para um jogo preto e branco de dois jogadores com a capacidade de selecionar vários tipos diferentes de labirintos e ter tanques invisíveis.
Uma versão para console de mesa de Tank II foi anunciada pela Atari na Consumer Electronics Show em 1977, mas foi cancelada no final daquele ano. Mais tarde os joysticks do console, criados por Kevin McKinsey, tornaram-se os controladores de joystick padrão do Atari 2600 (1977). O jogo Combato para o Atari 2600, lançado em 1977, inclui variações de Tank, incluindo aqueles com tiros ricocheteando ou tanques invisíveis. Combat foi inicialmente desenvolvido como uma versão de console dedicado do jogo de arcade, com modos de jogo adicionais baseados em aviões adicionados durante o desenvolvimento. Apesar do cancelamento da versão do console dedicado de Tank, feita pela Atari, um jogo de console dedicado inspirado em Tank foi ainda lançado em 1977 pela Coleco: o videogame Telstar Combat da Telstar possui quatro variações de Tank, e foi lançado antes do Atari 2600 e do video game Combat.
Curiosidades
- A Atari produziu uma segunda versão do jogo no qual o gabinete era em formato de uma mesa (denominado tabletop ou cocktail mode), no qual os jogadores ficavam cada um de um lado.
Ficha Técnica
Fabricante: Atari
Desenvolvedor: Kee Games
Ano: 1974
Gênero: Labirinto
Número de jogadores: 2
Som: Mononaural
Referências
en.wikipedia.org
www.arcade-museum.com
gaming.wikia.com
Atualiazado em 02/07/2018 por Daniel Gularte