Sumário
Space Race é um jogo para arcade desenvolvido pela Atari e lançado em 16 de julho de 1973. Foi o segundo jogo da empresa depois de Pong (1972), que marcou o início da indústria comercial de videogames. No jogo, dois jogadores controlam um foguete, com o objetivo de serem os primeiros a mover sua nave da parte inferior da tela para o topo. Ao longo do caminho aparecem asteroides, que os jogadores devem evitar. Space Race foi o primeiro videogame de arcade de corrida e o primeiro jogo com o objetivo de cruzar a tela, evitando obstáculos.
Histórico
O desenvolvimento de Space Race começou no verão de 1972 sob o nome Asteroid, do co-fundador da Atari, Nolan Bushnell, baseado em ideias dele e do outro co-fundador da empresa Ted Dabney. O projeto final foi feito por Dabney, possivelmente com a ajuda de Bushnell e do designer de Pong Allan Alcorn. O jogo foi planejado para ser rápido de criar para cumprir um contrato anterior com a Bally Midway. A engenharia e prototipagem foi feita por Alcorn; depois que foi concluído o design foi dado à Midway para ser lançado como Asteroid, e a Atari produziu sua própria versão quase idêntica como Space Race. Cinquenta máquinas de Space Race foram produzidas usando um design de fibra de vidro desenhado por George Faraco antes de o resto da produção ser mudada para um gabinete padrão mais barato.
Os co-fundadores Nolan Bushnell e Ted Dabney tiveram a ideia inicial para o jogo enquanto desenvolviam Computer Space de 1971, o primeiro arcade, mas sentiram que o mais complicado em Computer Space era melhorar a jogabilidade. Depois de deixar a Nutting Associates e fundar a Atari em maio de 1972, Bushnell passou alguns dias projetando Asteroid, mas logo teve que abandonar o projeto para se concentrar em administrar a empresa. Após o lançamento de Pong, o primeiro jogo da Atari, o desenvolvimento recomeçou na primavera de 1973.
Dabney reivindicou o crédito pelo design final do jogo, embora o designer de Pong Allan Alcorn tenha declarado que ele e Bushnell também estavam envolvidos. Asteroid, codinome VP-2, foi projetado para ser um jogo de corrida que seria simples de criar para cumprir um contrato anterior com a Bally Midway; A Atari havia oferecido inicialmente Pong durante o seu desenvolvimento para cumprir o contrato, mas foi rejeitada. A empresa também estava interessada em produzir um jogo muito diferente do sucesso anterior, pois achava que o design inovador os separaria de seus concorrentes, que viam inundar o mercado com clones de Pong, em vez de fazer novos videogames.
O jogo é codificado inteiramente em componentes eletrônicos discretos, como os jogos anteriores da Atari, e ao contrário dos arcade baseados em computador; os gráficos são todos elementos de linha simples, com exceção da espaçonave, que são gerados com base em diodos na placa de circuito dispostos para representar a forma que criam. A nave é espelhada na tela, semelhante à matriz de diodos de Computer Space, O jogo foi concluído rapidamente, e Alcorn logo passou para o terceiro jogo da Atari, Gotcha. Quando o jogo ficou completo, o design foi creditado à Midway para vender sob esse nome, enquanto que a Atari produziria uma versão quase idêntica, intitulada Space Race, que foi lançada em 16 de julho de 1973.
Um gabinete de fibra de vidro foi projetado para o jogo pelo designer de produtos da Atari, George Faraco. O gabinete alto e angular, remanescente do gabinete de fibra de vidro de Computer Space, foi o primeiro a exibir o logo da Atari. O design do gabinete era bastante diferente, e a Bushnell também considerou usá-lo para Pong, mas os custos de produção foram muito altos e apenas 50 unidades foram feitas antes do projeto ser descartado. O protótipo tem quase 2 metros de altura e pesa mais de 90 quilos. Bushnell declarou mais tarde que os moldes para fabricar os caixotes de fibra de vidro custavam US $ 2.000 e só poderiam fazer um por dia devido à forma complicada, e a Atari sentiu que o custo não justificava comprar moldes suficientes para fazer uma produção completa em um período de tempo razoável O versão final do gabinete de Space Race foi reutilizado mais tarde naquele mesmo ano para Pong Doubles, uma versão para quatro jogadores de Pong.
O Jogo
Space Race pode ser jogado por um ou dois jogadores simultâneos. O objetivo do jogo é levar a nave de baixo para o topo da tela, evitando asteroides. Estes não eram asteroides como os encontrados no jogo de arcade Asteroids e Asteroids Deluxe da Atari. Esses asteroides eram pontos movendo-se horizontalmente pela tela. Armado com um joystick, sua corrida da tela envolve subir ou parar. Alcançar com sucesso o topo adiciona um ponto à sua pontuação e você começa novamente na parte inferior da tela.
Space Race é um jogo de arcade de dois jogadores. No jogo ambos controlam uma nave espacial, que voa da parte inferior da tela para o topo. Ao longo do caminho, aparecem pequenos traços representando asteroides se movendo pela tela da esquerda para a direita, o que os jogadores devem evitar. Os controles de movimento são limitados a mover a nave espacial para cima ou para baixo; se a nave do jogador for atingida por um asteroide, ele desaparece por alguns segundos antes de reaparecer no fundo novamente. O jogo exibe um campo de estrelas em segundo plano, bem como a pontuação de cada jogador, que aumenta sempre que um jogador chega ao primeiro lugar. Cada jogo acontece em um determinado período de tempo, representado por uma linha na parte inferior central da tela que diminui durante o jogo, com o vencedor sendo o jogador com a maior pontuação quando o tempo acabar. Cada jogo custa um quarto de dólar. As máquinas podem ser configuradas para jogar uma ou duas rodadas por jogo, e o tempo por rodada é ajustável por máquina em um intervalo de 45 segundos a 3 minutos.
Mercado
Space Race não teve sucesso comercial. Bushnell afirmou em entrevistas que era muito menos popular que Pong. A Midway afirmou que o lançamento de Space Race violou o contrato da Atari com a Asteroid, e as empresas concordaram que a Atari perderia os pagamentos de royalties pelo jogo em 3%. Para variar o jogo inspirou outros clones como Astro Race 1973 de Taito, e de acordo com Bushnell também inspirou uma versão de outro clone malsucedida da Nutting Associates.
Apesar da notoriedade de Space Race como segundo jogo da Atari e o primeiro depois do Pong, o mercado de videogames de 1973 era amplamente dominado pelos clones de Pong; enquanto Pong foi o quarto arcade produzido no mundo, Space Race estava aproximadamente no décimo quarto arcade produzido, com nove clones Pong entre eles e principalmente outros clones preenchendo o resto dos lançamentos do ano.
Os jogos posteriores desse gênero são o jogo de arcade Frogger e o video game para o Atari 2600 Freeway, ambos de 1981. Uma versão expandida similarmente intitulada de Sapce Race foi publicada pela ANALOG Software em 1981 para a família de computadores de 8 bits da Atari como Race in Space. Space Race pode ter sido feito um pouco à frente de seu tempo, já que Frogger transformou o conceito similar em um grande sucesso oito anos depois (reconhecidamente, com gráficos coloridos mais interessantes e movimento lateral). Seja qual for o motivo, Space Race não conseguiu igualar o sucesso de Pong e relativamente poucas máquinas foram produzidas. A Atari acabou vendendo os direitos para Bally Midway e em seguida, partiu para o desenvolvimento de sucessos como Tank e Breakout.
Curiosidades
- Space Race foi o primeiro videogame de corridas arcade, bem como o primeiro jogo com o objetivo de cruzar a tela, evitando obstáculos
Ficha Técnica
Fabricante: Atari
Ano: 1973
Taxonomia: corrida espacial
Jogadores simultâneos: 2
Número de jogadores: 2
Controles: Analógicos rotacionais por dial
Som: Mono aplificado (um canal)
Referências
Wikipedia
Arcade Museum