Sumário
Super Vehicle-001: Metal Slug, no japonês “Metaru Suraggu”, ou simplesmente Metal Slug, como ficou mundialmente conhecido, é um jogo do estilo “run and gun” – “correr e atirar” numa tradução livre – desenvolvido pela Nazca Corporation e depois publicado pela SNK, em 1996, para o Arcade Neo Geo MVS. Ganhou destaque pelo seu teor humorístico, satirizando a temática de guerra (tendo a série Contra como possível principal influência) , e seu design carismático e caricato, usando cartoon em Pixel Art, com animações fluidas e uma ação frenética, onde até dois jogadores se uniam para combater inúmeros soldados, utilizando de uma grande variedade de armas e veículos. Tendo como principal o tanque fictício SV-001, apelidado de Metal Slug, que dá nome e é comumente visto no seu título e de suas sequências. Mais tarde foi portado para vários consoles de mesa, e suas continuações seguiram nestas plataformas.
Histórico
Durante os anos 90, um grupo de programadores da Irem começou a criar vários jogos de arcade que compartilhavam o mesmo estilo gráfico e design. Este grupo, formado por profissionais que usavam codinomes como Akio, Susumu, Tomohiro e Kozo entre outros, criou jogos como Cosmic Cop (Gallop no Japão), Undercover Cops, In The Hunt (cuja conversão para Playstation foi, ironicamente, pirateada e vendida sob o título Metal Slug Submarine) e especialmente o jogo Gunforce 2. Durante esse tempo, a Irem estava enfrentando problemas financeiros, que terminaram com o fechamento da Irem Corporation em 1994 (a empresa voltaria em 1996 como Irem Software Engineering Inc, agora fazendo apenas jogos de consoles domésticos). O referido grupo de programadores, frustrados com a inatividade durante esse período de crise, deixou a Irem e criou sua própria empresa chamada Nazca. Eles decidiram criar jogos para o sistema de arcade Neo-Geo MVS, começando com o jogo Top Players Golf.
Gunforce 2 (Geostorm no Japão) foi uma continuação de Gunforce: Battle Fire Engulfed Terror Island, um obscuro jogo de run-n-gun. Gunforce 2 foi o último jogo feito pela equipe de Nazca na Irem, e também o último jogo de arcade da Irem, criado em 1994, no mesmo ano em que eles fecharam. Era um run-n-gun com tema de guerra semelhante a Contra, onde os jogadores carregavam duas armas e tinham que lutar contra hordas de inimigos e veículos mecânicos. Neste jogo controla-se um personagem masculino chamado Max ou uma personagem feminina chamada Lei. O jogador usa um joystick para mover o personagem e mudar o ângulo da arma, bem como dois botões para disparar as armas e pular.
Muitos dos elementos do Gunforce 2 são referências para Metal Slug. Existe uma variedade de armas para pegar, onde o jogador pode montar uma boa quantidade de veículos, como tanques, jipes, robôs e um hovercraft. Sua missão é resgatar prisioneiros, embora aqui sejam mulheres em vez de homens barbudos, morrendo de fome. Ambos os jogos usam designs gráficos muito semelhantes, como os efeitos de explosão, por exemplo. Alguns dos efeitos sonoros são os mesmos de Metal Slug, como os gritos dos grunhidos inimigos, que são idênticos aos dos grunhidos usados nos Rebeldes.
Quando os ex-programadores da Irem criaram a Nazca, eles decidiram criar um novo jogo baseado no Gunforce 2, criando assim o Metal Slug: Super Vehicle-001. O jogo foi um sucesso, e a SNK, dona do sistema Neo-Geo MVS, decidiu assimilar toda a equipe da Nazca, então eles continuariam a criar os jogos da franquia Metal Slug sob o nome da SNK.
Porém pouco se sabia sobre a produção do game. Trechos inéditos de uma entrevista com Kazuma Kujo da Irem vazaram, revelando que escreveu o conceito original para In The Hunt (também conhecido como Kaitei Daisensou) ainda na Irem e que supervisionou seu desenvolvimento, depois ajudando a formar a Nazca e assumindo o projeto Metal Slug. Mas, para entender completamente a criação do Metal Slug, é preciso compreender os primeiros jogos de tiro da Irem, como o mais famoso deles R-Type, em vez dos tradicionais run-and-gun como Contra.
Depois de se juntar a Irem, o primeiro trabalho de Kujo foi ajudar no playtest R-Type II, embora ele não estivesse envolvido no design. Seu primeiro papel criativo foi em In The Hunt, que foi lançado em arcades em 1993. Era um shmup (shoot them up – jogo de tiro em muitos objetos simultâneos na tela) do tipo 2D extremamente detalhado com submarinos, uma opção simultânea de dois jogadores e a capacidade de mover manualmente a área de jogo para frente.
Tudo isso, de acordo com Kujo, deve algo à vasta gama de outros de tiro disponíveis, incluindo o próprio R-Type da Irem:
O plano para fazer um ‘jogo de tiro’ já havia sido decidido, mas também, ao mesmo tempo, eu tinha decidido fazer o jogo para duas pessoas que poderiam jogar simultaneamente. No entanto, eu não gostava que em jogos de tiro houvesse rolagem forçada, então a tela continuaria se movendo mesmo se um dos jogadores estivesse fora do jogo. Além disso, a maioria dos jogos de tiro era ambientada no espaço, e eu queria fazer algo diferente.
A quantidade de personalidade nos submarinos se dava pela aprimorada animação detalhada de tudo mais na tela. A inspiração para os submarinos no entanto foi bem surpreendente. Quando perguntado, Kujo ri: “Bem, por um longo tempo eu não consegui pensar em nenhuma boa ideia, e por cerca de um mês eu saía do escritório todos os dias para pensar no parque. Um dia eu estava cochilando em um banco do parque perto de uma fonte e, ouvindo os sons da água, tive uma inspiração: “Água … como um submarino!” Então decidi fazer o jogo usando submarinos.
A partir daí a Irem lançou GeoStorm (também conhecido como Gunforce II) em arcades. Isso funcionou e parecia um protótipo de Metal Slug, com um estilo visual semelhante ao anterior, In The Hunt, mas sem créditos para desenvolvedores. Vários outros jogos da Irem, como o Undercover Cops, também tinham um estilo similar ao que mais tarde seria visto no Metal Slug. Perguntamos a Kujo se ele estava envolvido com algum desses, especificamente o GeoStorm. “Eu não estava envolvido naqueles”, ele responde. “Meus colegas fizeram eles.”
Kazuma Kujo foi perguntado se ele lembra de pessoas com os codinomes Akio, Susumu, MeeHer e Hamachan, quem eles eram e por que suavam codinomes secretos. Ele explica:
Sim, eu me lembro deles. Naquela época, as empresas de jogos japonesas eram muito enclausuradas, como uma sociedade secreta fechada, e anunciar seus nomes verdadeiros era proibido. Portanto, usamos nossos apelidos em vez disso. (Infelizmente, ele se recusa a revelar as suas identidades)
Igualmente secreta é a própria Nazca, supostamente formada a partir da Irem como resultado da inatividade da empresa. Kujo confirma o fato: “É verdade. A Nazca foi fundada com cerca de 15 funcionários da Irem. Naquela época eu servi a Nazca.” Claro, que Kujo era oficialmente empregado da Irem, implicando que seu papel em Metal Slug seria um caso de clandestinidade, mais um motivo para o uso dos codinomes.
Se no jogo In The Hunt houve uma evolução dos shmups galácticos como R-Type, Metal Slug começou como um sucessor direto dele, embora tendo tanques substituindo submarinos. Entretanto, Kujo revela como Metal Slug evoluiu para o que conhecemos hoje:
“O ponto mais difícil foi mudar significativamente a configuração do jogo para o jogador. Originalmente, o veículo de combate era o único personagem que você controlava. No entanto, quando fizemos testes de localização, não obtivemos uma boa resposta dos clientes que jogavam. Então, mudamos o jogo para que os soldados fossem os personagens centrais que você controlava Eu acho que algumas partes dos estágios foram refeitas, mas não consigo me lembrar claramente. Para criar e lançar um jogo, toneladas de ideias ou designs nascem e são destruídos. No primeiro título, houve um estágio no qual tivemos que redesenhar quase a metade do gráfico de fundo, porque acabou não combinando com a nossa direção de arte à medida que o desenvolvimento progredia ”
É surpreendente pensar que uma mudança tão radical teve que ser feita depois que o jogo já estava completo e sendo testado no local. Sem surpresas, a personalidade do tanque de Metal Slug estava bem estabelecida. A equipe encontrou inspiração em várias fontes para fazer as alterações: “Bem… Queríamos dizer – É uma ideia original e não nos inspiramos em nada!’, Mas na verdade nós criamos o design a partir de vários mangás, animações, filmes e outros lugares. ”
O jogo
Os jogadores devem atirar em todos os inimigos que surjam e seguir através de um percurso, até alcançar o final da fase, onde surge um chefe, que é mais forte e resistente que os inimigos comuns. No decorrer do caminho os jogadores podem obter upgrades para suas armas, alguns itens que dão pontos extras, recargas de granadas e o tanque Metal Slug (a partir das sequências foram acrescentados aviões, helicópteros, submarinos e até um robô), que aumentam o dano e a resistência do jogador, mas devendo-se ficar atento à barra de vida do tanque, que ao acabar causará que ele exploda, com apenas alguns segundos para ejetar, ou morrer com a explosão. Essa barra de vida pode ser recarregada com galões de gasolina obtidos eventualmente pela fase.
Não existe dano por contato físico com inimigos, a menos que sejam veículos (seu personagem será atropelado). A uma distância bem próxima, os personagens e inimigos realizarão golpes corpo-a-corpo com uma faca ao invés de atirar. Boa parte dos cenários podem e serão destruídos, revelando itens ocultos, mas algumas vezes causando apenas efeitos colaterais, como morte ou alguma passagem secreta.
Durante o percurso o jogador encontrará alguns POWs (Prisoner Of War/Prisioneiros de Guerra), que uma vez libertados, recompensam o jogador com itens ou armas. Eles possuem uma aparência com longos cabelos e barba, vestindo apenas uma bermuda jeans rasgada, figurando o tempo que estava preso. Em títulos posteriores alguns POWs se mantém em batalhas com os jogadores, disparando “hadoukens” teleguiados nos inimigos. Ao final de cada fase bônus de pontuação são acrescentados pontos para cada POW liberto, mas se o jogador morrer antes disso, o contador de POWs será zerado.
Num total de seis fases, relativamente extensas, ambientadas em cenários como florestas, cidades sitiadas, bases militares, dentre outras, os jogadores encontrarão soldados com armamentos equivalentes aos seus papéis. Há também uma variedade de inimigos mecanizados, com tanques, aeronaves, artilharia móvel, carros blindados e técnicos. Uma parte do teor humorístico do jogo se dá devido às casualidades das atividades dos inimigos quando são encontrados. Eles podem estar tomando banho de sol, assando comida, ou conversando, e alguns tendem a gritar e tentar fugir quando notam os jogadores.
Narrativa
O jogo se passa no ano de 2028, onde o General Morden, com seu exército, conseguiu aplicar um golpe de estado sobre os principais governos do mundo, que, em vão tentaram resistir. No seu último ataque, tomou posse de um novo tipo de tanque de combate, capaz de atravessar qualquer terreno, o “Metal Slug”, aumentando consideravelmente o poder de seu exército.
O exército rebelde, conhecido como “Força de Ataque do Falcão Peregrino”, envia seus dois melhores soldados, o Capitão Marco Rossi e o Tenente Tarma Roving, para localizar e neutralizar a principal base do General Morden, como também recuperar ou eliminar qualquer Metal Slug encontrado, para manter esta tecnologia fora do poder de Morden. Após vencer hordas de soldados, eles encontram o próprio General Morden, que investe contra eles em um helicóptero militar. Após uma árdua batalha, finalmente conseguem derrubar o helicóptero, aparentemente matando seu algoz, e em seguida destroem sua base.
Um epílogo mostra um dos soldados restantes lançando um avião de papel do alto do penhasco. Durante os créditos este avião voa pelos vários níveis do jogo, mostrando as consequências da destruição, como muitos Metal Slugs destruídos, a cidade onde uma mulher chora por seu amante falecido, membro do exército rebelde. Por fim, o avião some no Espaço Sideral.
No modo para 2 jogadores, o epílogo muda para vários soldados dançando uma música otimista pelos vários níveis do jogo, e o avião é pego pelo General, ferido mas ainda vivo, que o desdobra e olha para o céu estrelado.
Mercado
Metal Slug recebeu avaliações bem divididas. Alguns apontavam a dificuldade excessiva da versão arcade, que exigiam um alto gasto de “fichas”. Outros alegavam que a falta de opção para limitar os continues, no Neo Geo AES, permitia que qualquer jogador com qualquer nível de habilidade pudesse completar o jogo facilmente, numa única sessão, desestimulando o retorno ao jogo ou a evolução das habilidades do jogador. Mas é unânime a opinião de que o jogo é bastante divertido, muito graças às suas animações suaves e bem humoradas.
O jogo recebeu uma nota de 7,25/10, do Review Crew da revista especializada EGM (Electronic Gaming Monthly), em Julho de 1996. Numa revisão retrospectiva, o site Neo-Geo.com marcou o jogo em 9 de 10, creditando o jogo como um dos melhores para o console:
“voltar para o Metal Slug parece voltar a visitar um velho amigo – é tão bom quanto você se lembra, não importa quanto tempo tenha passado desde a última vez que você se viu. O Metal Slug não é apenas uma diversão insana – é também um dos melhores jogos para ilustrar o gênero, e entre os melhores títulos do Neo. Ponto. “
Por mais que as críticas da época considerassem Metal Slug como um jogo como qualquer outro e não um hit, competindo com os jogos de luta dos arcades, a SNK sabia que poderia contar com a equipe da Nazca para realizar novos trabalhos nessa taxonomia de jogo, diferenciando dos demais jogos de luta que ela mesmo lançava. Uma estratégia de exclusividade que aos poucos foi criando uma base de fãs cada vez maior.03
Curiosidades
- Na história de Metal Slug, posteriormente, foram introduzidos um grupo de mercenários de outro jogo de sucesso da SNK, The King Of Fighters, os Ikari Warriors, compostos inicialmente por Heidern, Leona Heidern, Ralf Jones e Clark Still. Em Metal Slug surge Whip, como membro da equipe, sendo mais tarde acrescentada, reciprocamente, em The King of Fighters.
- O design de uniformes dos soldados inimigos, como do próprio General Morden, e boa parte de seus veículos, são inspirados nos exércitos Nazistas Alemães da Segunda Guerra Mundial.
- O símbolo do exército de Morden é uma alusão à Suástica Nazista, trocando a suástica por um X, ou uma cruz (no Japão ambos símbolos costumam ser associados como o mesmo).
- O avião de papel sumindo no Espaço Sideral no final do jogo pode ser uma indicação do que ocorreria em títulos posteriores, que passaram a mostrar guerras contra uma invasão alienígena. Neles, para lutar contra um inimigo em comum, o exército do General Morden passa a auxiliar os jogadores.
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Nazca Corporation
Publicado por: Nazca Corporation, SNK
Designers: Meeher (planejador), Kazuma Kujo (planejador), Akio, Susumu, Max.D, Tomohiro, T. Okui, Kozo
Programadores: Hamachan, Andy, Atsushi Kurooka, T. Yokota, H. Yamada, Pierre
Compositores: Takushi Hiyamuta, Jim
Série: Metal Slug
Lançamento: 18 de Abril de 1996
Gênero: 2D Run and Gun/ Correr e atirar
Modos: Single Player, 2-player Co-op
Versões: Arcade, Neo Geo, Neo Geo CD, Sega Saturn, PlayStation, Virtual Console, PlayStation Network, iOS, Android, Neo Geo X, Microsoft Windows, Nintendo Switch, Xbox One
Referências
Wikipedia
Retro Gamer
Giant Bomb
cade o dowload do game?
Olá Elton. Este site é de um Museu de Jogos Eletrônicos. Não oferecemos dicas de games, arquivos para download do jogo (direitos autorais) e gameplays. Registramos os jogos pela sua importância histórica. Espero ter esclarecido. Abs!