Sumário
Em 1996, um dos acontecimentos mais notórios do Brasil no ano tomou lugar no Sul do estado de Minas Gerais, no município de Varginha. Conhecido como “Incidente de Varginha”, o caso trata de uma possível série de aparições de OVNIs e Extraterrestres, onde houveram muitos relatos sobre as aparições por parte de testemunhas e a estranha negação de tudo relacionado ao caso por parte das Forças Armadas, inclusive se contradizendo algumas vezes e deixando alguns mistérios em aberto. A repercussão foi tão grande que o caso teve cobertura nacional e até internacional. inspirados pelo caso, a dupla de desenvolvedores da empresa brasileira Perceptum, que na época buscavam desenvolver um jogo de temática nacional, passou a desenvolver um jogo baseado no incidente.
Conceito
Ambientado em cidades Brasileiras, inclusive no munícipio de Varginha, na época do incidente, o jogo introduz o jogador como um civil de Varginha que fez contato com os Extraterrestres. Ao encontrar um dos aliens que sobreviveram e escaparam captura das Forças Armadas, ele recebe variadas missões, que o levarão a além de Varginha para resolver mistérios do caso e resgatar aliens sobreviventes.
Mecânicas
Conhecido como primeiro FPS brasileiro, Incidente em Varginha segue a jogabilidade dos FPSs famosos da época, como Doom, Quake e Duke Nukem 3D. sua jogabilidade é interagir em ambientes 3D em uma visão de primeira pessoa, atirar, matar inimigos e interagir com os eventos do jogo. Seu diferencial é ser mais embasado em seu enredo, e não apenas seguir matando inimigos até passar de fase.
Mercado
Considerando que o jogo foi desenvolvido por apenas 2 brasileiros em uma época que o mercado de jogos no Brasil era quase inexistente, Incidente em Varginha foi um Trabalho Competente. Contava com dublagem em português, se diferenciava um pouco dos FPSs da época e foi elogiado por sua fidelidade ao caso em que o jogo se baseia. Infelizmente vendeu pouco no Brasil, inclusive menos do que internacionalmente, devido a problemas na distribuição do jogo.
Curiosidades
- O jogo ficou conhecido como Alien Anarchy no exterior
- Um dos desenvolvedores do jogo viajou até Varginha para entrevistar pessoas e averiguar os as histórias do caso. Por conta desse cuidado, o jogo foi elogiado por sua fidelidade ao caso.
- Dizem que a distribuição do jogo foi tão mal feita que a cópia pirata chegava a custar mais caro que o preço original do produto por conta da dificuldade para achá-lo.
Ficha Técnica
Taxonomia: Aventura / Tiro em Primeira Pessoa (FPS)
Plataforma: PC
Lançamento: 1998
Origem: Brasil
Publicadora: Cia. do Software
Desenvolvedora: Perceptum
Mídia: CD-ROM
Jogadores: 1
Referências
Blog Game Nostalgia
Olá!