Sumário
Em sua carreira, o grupo humorístico Casseta & Planeta levou seu humor para diversos formatos, como programas televisivos, fanzines, revistas, shows, filmes, site de internet e até música. O que poucos sabem, é que em 1996 eles adicionaram um jogo em seu repertório. Desenvolvido em conjunto com a ATR Multimídia, o jogo conta com a interpretação, piadas e dublagem do grupo de humoristas.
Conceito
Ambientado num Brasil dos anos 90 satirizado com alguns elementos de fantasia, o jogador controla Zé Mané, um jovem de classe média que fica sabendo de última hora, sobre uma festa onde todo mundo está se dando bem, e é aí que sua jornada se inicia. O jogador tem a missão de fazer Zé Mané chegar na festa, superando situações inusitadas, e se dar bem com uma garota, e para isso ele deverá tomar decisões e vencer mini-games para não acabar se dar mal. Tudo isso regado de piadas por vezes ácidas e negras. Os personagens, que são em sua maioria interpretados pelos humoristas do Casseta & Planeta, são sátiras da sociedade brasileira da época, muitos sendo uma piada por si só.
Mecânicas
Noite Animal, tem uma jogabilidade de aventura point and click, onde o jogador controla a movimentação do personagem através do teclado e interage com os objetos do jogo com o mouse, e armazena itens consigo para utilizar em situações específicas. Diversas vezes o jogador passará por Mini-games que devem ser vencidos, os quais são claramente cópias satirizadas de jogos famosos da época, como Doom, Mario Bros., Pac-man, Street Fighter e Tetris.
Mercado
Cheio de bugs e má programação, as boas piadas do jogo não foram suficientes para o jogo fazer sucesso, embora, curiosamente não tenha se ouvido muito falar mal sobre ele. Noite Animal tinha muitos pontos bons que foram estragados por uma falta de cuidado no planejamento das mecânicas e jogabilidade travada, tendo diversos erros que por vezes o tornavam injogável. Com seu potencial desperdiçado, o jogo consta na lista de jogos brasileiros feitos em uma época onde a participação do Brasil no desenvolvimento de jogos digitais era escassa.
Curiosidades
- Uma das bizarrices do jogo é que muitos de seus mini-games apresentam genitálias. O mais polêmico deles, Tiro ao álvaro, é um jogo de tiro ao alvo no qual sua munição são objetos fálicos alados que devem ser atirados em fotos com rostos de mulheres.
- Quando o jogo foi lançado até seu preço era uma piada, numa época em que o salário mínimo era abaixo de 200 reais, o jogo custava R$ 69,00.
Ficha Técnica
Taxonomia: Aventura / Point and Click
Plataforma: PC
Lançamento: 1996
Origem: Brasil
Publicadora: ATR Multimídia
Desenvolvedora: ATR Multimídia / Casseta & Planeta
Mídia: CD-ROM
Jogadores: 1
Referências
Tecnoblog.net
Vice.com
Puta, um clássico!