Sumário
Tendo sua produção iniciada no final da década de 80, Angra-I foi um jogo com complicações em seu desenvolvimento, resultado da pirataria no MSX, e que só viu a luz do dia no início da década de 90.
Histórico
Dois anos após o lançamento da mais nova versão do Aventuras na Selva, o Amazônia, Renato Degiovani começa a produzir seu mais novo adventure depois da atualização da nova versão de sua engine de desenvolvimento de jogos adventure, a 5.0. Uma primeira versão demo saiu em 1989 mas o jogo só foi finalizado mesmo no início da década de 90 devido a problemas resultantes da pirataria no MSX.
Game Design
Angra-I é um adventure um pouco diferente dos outros produzidos por Degiovani, desta vez seu jogo exige do jogador não somente raciocínio lógico mas também um quê de detetive, pois para completar seu objetivo o jogador irá precisar não somente saber se movimentar pelas instalações do Angra-I como também deverá saber comandos de terminais antigos como o DOS e investigar as máquinas pessoais dos empregados para descobrir como salvar a usina.
Além disso, cada cópia do jogo apresentava itens únicos que eram necessários para a progressão no jogo, como por exemplo, uma cédula cujo valor é a senha para a desativação do reator.
Conceito
Originalmente chamado de Alfatron 2018 o objetivo do jogo era desativar uma bomba, mas mais tarde Degiovani resolveu levar o conflito para o reator nuclear de Angra dos Reis, o qual foi sabotado por um funcionário e com o edifício em contagem regressiva para a auto-destruição cabe ao jogador entrar lá e utilizar de tudo ao seu alcance para salvar a usina e descobrir quem é o culpado.
Tecnologia
Angra-I foi desenvolvido com a utilização do programa Graphos III e com a nova versão 5.0 do Sistema Editor de Aventuras desenvolvido pelo próprio Degiovani.
Mercado
Antes de ser lançado, o jogo apareceu pela primeira vez na revista Micro Sistemas em Novembro de 1987.
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Renato Degiovani
Publicado por: PRO KIT
Lançado em: 1991
Console: MSX
Mídia: Disquete 5 ¼ e 3 ½
Taxonomia: Aventura de texto
Periférico: Teclado
Jogadores: 1
Referências
Renato Degiovani
Tilt.net
Baú de Jogos
Meio Bit
Atualiazado em 17/05/2017 por Lucas Couto
Esse game é completo? Tinha uma versão do Angra-I rodando no editor de adventure chamado de Zeus, lá no site do autor, e na época eu examinei essa versão e deu pra perceber que não era completa! O Zeus era uma versão atualizada na época do Edito de Adventure, onde o autor estava convertendo os jogos do tipo adventures pra rodar na internet, só que não tinha um sistema de segurança, pois você poderia editar no endereço do browser as salas que o jogo estaria acessando no momento! Que delícia!! No jogo amazonia eu tinha decorado a posição da sala correspondente ao rio, e quando estava com cede, eu colocaria a posição do rio e beberia da água do rio, matando a cede! Já no Angra-I, eu examinei todas as salas e não tinha uma sala com fim de jogo ou vitória. Eu joguei a versão pra Windows, eu joguei e aquilo me pareceu uma demo. Eu acho que esse jogo nunca foi concluído!
Buenas!! Tenho o Angra I original, mídia 5 1/4, para PC XT/AT…na embalagem!
Pode mandar umas fotos pra colocarmos no post? Basta entrar em contato.