Já imaginou conhecer e experimentar a cultura dos jogos eletrônicos de todas as gerações? Em reviver todas as experiências do passado com a sua família e amigos?
Então Bojogá! Conheça o projeto que traz conhecimento e diversão através do retrogaming.
Você sabe o que significa a palavra retrogame? É qualquer atividade ou manifestação que envolva os jogos eletrônicos antigos. Desde a década de 70, famílias se reúnem com o intuito de diversão em grupo. Iniciado no jogos de tabuleiro, em pouco tempo o videogame se tornou parte da diversão nas casas das pessoas aqui no Brasil. Aos poucos deixou de ser um brinquedo de poucos para ser a diversão de muitos, seja na locadora, nos playgrounds, na casa de amigos ou na própria residência. Quem não se lembra desses momentos tão importantes nas nossas lembranças, que se misturam com a música pop, os filmes, as guloseimas, os brinquedos e a moda daquela época. O mundo inteiro reverencia os jogos eletrônicos como uma grande cultura.
O Museu
O Museu Bojogá é de propriedade de um dos mais respeitados colecionadores de jogos eletrônicos do país, e um importante ativista da região. O prof. Daniel Gularte, já na casa dos quarenta, mora na ensolarada cidade de Fortaleza, estado do Ceará. É professor e pesquisador universitário e seu campo de estudo são os jogos eletrônicos, fazendo disso um trabalho bem sério, com pesquisas acadêmicas, projetos e livros publicados. Sua fonte de inspiração para todo esse estudo está na sua coleção de aparelhos eletrônicos de games. Deve ser o sonho de muita gente: ter em casa todos os videogames do passado e do presente, e poder jogá-los a todo o momento. Para ele, ter tantos itens exigiu uma longa pesquisa que começou ainda em 2007, com um processo de manutenção intenso e claro, estudo e tempo para catalogar e organizar um inventário. São mais de 10 anos de trabalho, que agora pode ser desfrutado pelo público da cultura digital.
Socializando todo esse projeto, o Bojogá realizou diversas exposições, e a primeira delas foi o Festival Bojogá, em 2010, batendo um recorde com 33 mil visitantes, e mais adiante com exibições no North Shopping Jóquei, em 2017 – com 70 mil visitantes. Neste período o projeto concedeu entrevistas para blogs, jornais e TVs. Aos poucos, o projeto foi ganhando apoiadores, colaboradores e fãs.
O que era antes uma coleção se tornou um acervo com dados históricos, com aparelhos inventariados e organizados. Os textos e relatos de experiência são agora registros, estudos e pesquisas. As ações que envolviam brincadeiras e diversão agora possuem uma função educacional, de ação social e sustentabilidade. Preservar a memória dos jogos no Ceará, no Brasil e no mundo se tornou bandeira do projeto. Hoje, podemos dizer que, com todo esse esforço, temos um Museu, que de maneira democrática apresenta a cultura dos jogos como uma maneira de aproximar pessoas, de gerar experiências e reflexões, de misturar a linguagem do game a diversas outras linguagens artísticas. Queremos ajudar na educação e cidadania do nosso povo, guardando com sua memória afetiva os registros dessa história que faz parte de tantos brasileiros.
Você pode estar se perguntando: e onde está todo esse acervo? Como eu faço para visitá-lo? O Museu Bojogá é um museu virtual reconhecido (veja a lista de museus mundiais desse tipo neste link) e é mantido com recursos próprios e limitados, o que nos impede de ter um local fixo para oferecer todos os serviços. Mas estamos sempre construindo material novo em nosso site, onde os visitantes podem ver boa parte do acervo com fotos, curiosidades e dados técnicos. Você pode conferir também nossas atividades nas redes sociais com o nosso canal do Youtube, página do facebook, conta do Instagram ou perfil no Twitter.
Curadoria
Para que o nosso visitante possa entender melhor nosso Museu, o acervo foi dividido em seções que representam os tipos de jogos eletrônicos, agrupando assim os conjuntos de posts publicados para cada categoria. Você pode saber um pouco mais sobre jogos eletrônicos lendo este artigo. Abaixo disponibilizamos o inventário completo da coleção e links para cada item:
-
Brinquedos eletrônicos – Coleção de brinquedos eletrônicos antigos, com jogos embutidos e não cambiáveis que podem ser usados de forma independente.
-
Consoles de mesa – Os famosos consoles de vídeo games, ou comumente conhecidos como videogames, que dependem de uma tela de vídeo para funcionarem.
-
Consoles Portáteis – Consoles de vídeo game de bolso ou , que nos acompanham em todo o lugar e podem ser jogados de forma independente.
-
Jogos de videogame – Lista completa de jogos para todos os aparelhos da coleção:
-
Acessórios – Dos mais conhecidos aos mais estranhos, interessantes periféricos de jogo.
Atualizações
Atualmente (posição de maio de 2020), o acervo possui cerca de 1700 itens de jogos eletrônicos, e contando. Com essa marca, o Bojogá é o maior coletivo de de games do Norte e Nordeste e parte de um grupo dos maiores do Brasil. Juntamente com amigos de todo o país, preservamos e cuidamos da memória desses dispositivos.
Compras, vendas, trocas e doações
Todo mundo que coleciona alguma coisa sabe que existem regras e padrões de colecionismo, principalmente quando o assunto é intercâmbio de itens. Por isso, qualquer informação sobre transações de material de coleção, deverá ser tratado por email. Se você quer se desfazer do seu jogo eletrônico ou conhece alguém que queira preservá-lo, veja como você pode doar clicando aqui. Receberemos e cuidaremos bem do seu aparelho, ou então, ele poderá ser utilizado para fins sociais.
Gostou da coleção? Você também pode fazer parte dela.
Se você gostou desta coleção e deseja apresentá-la (toda ou parcialmente) em algum evento, oferecemos projetos expográficos. Para orçamentos e parcerias com sua marca ou empresa, basta entrar em contato. Se você é estudioso ou pesquisador de jogos e quer compartilhar qualquer informação sobre a história dos jogos eletrônicos, fique a vontade e BOJOGÁ!
Compartilhe esse conteúdo