Sumário
Quem vamos chamar?
Ghostbusters foi lançado em 1988 em virtude do grande sucesso do filme homônimo de 1984 (também teve o desenho “The Real Ghostbusters” baseado no filme). O jogo vinha acompanhando o console Phantom System. O Phantom System era um console da Gradiente que rodava os jogos do NES americano (cartuchos de 72 pinos). Por este simples fato, o desconhecido jogo dos caçadores de fantasmas ficou nacionalmente famoso.
O cartucho acompanhava o console da Gradiente. Assim como o Nintendo Entertainment System, que vinha com Super Mario Bros., o jogo Ghostbusters conseguiu ganhar uma rápida notoriedade. Na época jogos de consoles não eram tão baratos como hoje, e por isso jogadores costumavam experimentar títulos que vinham de graça. Como a terceira geração dos consoles deu um significativo salto de qualidade, mesmo o jogo Ghostbusters se tornava divertido e interessante.
O jogo é de autoria de David Crane, uma das mentes brilhantes da Activision (hoje, subsidiária da Activision Blizzard). David Crane também é o autor de jogos memoráveis como Pitfall, Freeway, Grand Prix, Decathlon, Amazing Tennis, entre outros.
Os jogos criados por David Crane já venderam mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. Outros números relacionados às criações de Crane impressionam. Por exemplo, Pitfall ficou “apenas” 64 semanas no topo da lista de jogos mais vendidos da revista Billboard, e em 1982 foi eleito o melhor jogo ano! Claro que com Ghostbusters isso não iria acontecer. Os motivos são apresentados mais adiante.
Voltando ao Ghostbusters, o jogo não chegou a fazer muito sucesso, muito pelo fato de muitas pessoas simplesmente não conseguirem jogar, ou não conseguirem entender o objetivo do jogo. Convenhamos que, inicialmente, era um pouco complicado entender o jogo, mas graças ao manual muita gente chegava a ter boas horas de entretenimento.
Lembrando que o Phantom system da Gradiente teve uma propoaganda muito forte na época. No roteiro da vinheta, crianças fugiam de ameaças para conseguir jogar no aparelho. O cartucho que elas carregavam era justamente Ghostbusters!
O jogo
O jogo se divide basicamente em 2 partes, que inclui 3 tipos de jogabilidade.
Na primeira parte você se encontra em uma espécie de mapa, com diversos prédios. Sendo que 4 desses prédios tinham finalidades específicas: o GBHQ (Quartel-general dos Caça-fantasmas), onde você busca os integrantes do grupo; o GS (Posto de Gasolina), onde você abastece o carro; o SHOP (Shopping), para comprar os itens necessários durante o jogo; e o ZUUL, um prédio central no qual você tem acesso em uma determinada parte do jogo para dar continuidade ao mesmo. O restante dos prédios pisca quando há um chamado para você atender lá.
Pra começar você tem que ir ao SHOP para comprar os itens necessários para execer seu trabalho, caçar fantasmas! Ao entrar em qualquer prédio, a jogabilidade do jogo muda. Agora você irá dirigir um carro até o seu destino. No caminho, você irá encontrar alguns latões, que ao passar por cima deles ganha combustível. E também irá encontrar outros carros, que ao bater neles você perde dinheiro. No SHOP você irá comprar, inicialmente, 3 itens: Ghost Vacuum, Capture Trap e Capture Bean.
Agora você está pronto para atender aos chamados desesperados!!!
De volta ao mapa, sempre que um prédio piscar, vá até ele… pois há um chamado vindo de lá. Entre no prédio, dirija até o local, e chegando lá terá que capturar 4 fantasmas. Mais uma vez a jogabilidade muda. Ao soltar a armadilha, você controla um personagem de cada vez. Se você capturar os fantasmas de uma só vez, ganhará mais dinheiro. CORRA, você tem pouco tempo para isso.
Bom, e esse ciclo se repete até que você junte $15.000 de grana. Quando você tiver esse dinheiro, aparecerá uma mensagem liberando para você entrar no ZUUL BUILDING. Aí começa a segunda parte do jogo.
A segunda parte do jogo é considerada por muitos a mais chata ou a mais difícil do jogo. Tudo isso porque tem que subir 23 andares de escada, desviando de fantasmas, e controlando 3 personagens AO MESMO TEMPO! Imaginem a dificuldade de ter que desviar dos fantasmas controlando os 3 personagens! Fora os comandos do controle altamente complexos para movê-los: A e B alternados + direcional (esquerda, direita e cima).
Depois de muito suor e sofrimento, e finalmente chegar ao 23º andar… é hora do chefão, ou melhor, da chefona! É Gozer, com seus guardiões, os Zulls, como ajudantes, bem similar ao filme. Eles ficam atirando incessantemente em você, e você tem que desviar dos tiros e jogar seu raio nela. Fora os fantasminhas que ficam te atrapalhando. Quase um jogo de tiro vertical.
Uma cena interessante, é que se você for para a outra ponta da cobertura verá o Monstros de Marshmallow tentando escalar o prédio.
Após destruir a chefona… fim do jogo! Mas já? Isso mesmo. É um jogo bem simples. Entretanto mostra os diversos avanços dos consoles da nova geração que no Brasil adentraram os anos 90.
Resumindo
Ghostbusters é um jogo limitado, mas que para a época era algo que ainda assim entretia alguns. O gráfico é pertinente aos padrões do NES, e a trilha sonora é basicamente a trilha do filme em loop infinito (aquela musiquinha do Ray Parker… mas haja saco para aguentar incessantemente durante um bom tempo).
Curiosidades
- Vocês perceberam que, quando vamos ao GBHQ entram 3 personagens no carro… quando vamos caçar fantasmas nos prédios são 2 personagens… quando subimos o ZUUL são 3 personagens… e quando vamos tentar matar a chefona são 2 personagens? Além da variação do número de personagens… cadê o 4º personagem? Ou melhor, cadê o Winston? Isso mesmo, Winston era o negão! Fica aí a pergunta.
- Uma falha no jogo permitia que você juntasse todo dinheiro necessário em menos de 1 minuto, possibilitando você acabar o jogo em 6 minutos, mais ou menos. Mas como? Era só você ir no SHOP comprar o GHOST ALARM por $2000 e quando você vendia ele devolta ao SHOP, vendia por $3000! Ou seja, o jogo facilita a sua vida. Intencional? Ninguém sabe. Só o nosso amigo David Crane.
- No final do jogo aparece um erro de ortografia onde aparece a palavra “CONGLATURATION”. Isso era muito comum na época pois quem fazia essas traduções eram os programadores japoneses ao portar as versões para outros países.
Ficha Técnica
Título: Ghostbusters
Ano de lançamento: 1988
Console: NES
Fabricante: Activision
Gênero: Ação
Número de jogadores: 1
Controles: joystick
Referências
- Wikipedia
- Nes Archive
- Cemetery Games
- Trabalho da disciplina de Game Design de Lucas Cavalcante (Prof. Daniel Gularte)
não acho gráfico é pertinente aos padrões do NES,acho até mal feito pra sua época, lembre-se que em 88 já tinhamos Castlevania, Super Mario Bros, Megaman, Ninja Gaiden, e foi o ano de lançamento do Megaman 2.