Sumário
Histórico
Rush’n Attack, conhecido como Green Beret em algumas regiões, foi originalmente lançado pela Konami em 1985 para arcades. O jogo não foi lançado para o Super Nintendo, mas sim para o Nintendo Entertainment System (NES) em 1987. No Brasil, o jogo chegou através de importações, já que não houve um lançamento oficial no país. O desenvolvimento do jogo foi liderado pela equipe interna da Konami, que na época era conhecida por criar jogos de ação e aventura de grande sucesso, essa equipe era composta por Kiyohiro Sada, Shinya Sakamoto, Iku Mizutani, Satoe Terashima e Masanori Adachi, responsáveis pelo design e programação do jogo.
A equipe de desenvolvimento da Konami era composta por designers e programadores que já haviam trabalhado em outros títulos de sucesso da empresa. O jogo foi projetado para capturar a atenção dos jogadores com sua jogabilidade desafiadora e ritmo acelerado, características que eram marcas registradas dos jogos de arcade da época.
Sobre o Jogo
Rush’n Attack é um jogo de ação e plataforma que coloca o jogador no papel de um soldado de elite em uma missão para resgatar prisioneiros de guerra. A narrativa é simples, refletindo a época em que foi criado, onde a ênfase estava mais na jogabilidade do que em histórias complexas. O visual do jogo é caracterizado por gráficos pixelados típicos dos anos 80, com cenários militares e inimigos variados. A trilha sonora, composta por temas militares, foi feita por Miki Higashino e complementa a atmosfera de tensão e urgência do jogo.
A jogabilidade de Rush’n Attack é direta e desafiadora. O jogador deve avançar por níveis infestados de inimigos, utilizando principalmente uma faca como arma, embora armas adicionais possam ser adquiridas ao longo do jogo. O controle é simples, com comandos básicos para mover, pular e atacar. A progressão é linear, com o jogador avançando por fases até alcançar o objetivo final. O sistema de pontuação incentiva a eliminação de inimigos e a coleta de itens, recompensando o jogador com vidas extras e pontos.
O legado de Rush’n Attack é notável, pois influenciou uma série de jogos de ação e plataforma que vieram depois. Sua mecânica de combate corpo a corpo e a ênfase em reflexos rápidos podem ser vistas em títulos posteriores, como Metal Slug e Contra, também da Konami. O jogo se inspirou em clássicos de ação da época, mas conseguiu se destacar por sua dificuldade e design de níveis bem elaborados.
Mercado
Rush’n Attack foi parte da estratégia da Konami de expandir seu portfólio de jogos de ação, um gênero que estava em alta durante os anos 80. O jogo foi bem recebido nos mercados internacionais, especialmente nos Estados Unidos e Japão, onde os arcades eram extremamente populares. No Brasil, apesar de não ter sido lançado oficialmente, o jogo ganhou popularidade através de consoles importados e locadoras de jogos.
Em termos de vendas, Rush’n Attack foi um sucesso moderado, contribuindo para a reputação da Konami como uma das principais desenvolvedoras de jogos de ação da época. Embora não tenha recebido prêmios significativos, o jogo é frequentemente lembrado por sua dificuldade e design inovador, características que ajudaram a consolidar a presença da Konami no mercado de jogos eletrônicos.
Ficha Técnica
- Desenvolvido Por: Konami
- Publicado Por: Konami
- Mídia: cartucho
- Lançado Em: 1985
- Plataformas: Arcade, NES, Commodore 64, ZX Spectrum, Amstrad CPC, MSX
- Designer: Hiroyuki Ashida, Shinya Sakamoto, Iku Mizutani, Satoe Terashima e Masanori Adachi
- Compositor: Miki Higashino
- Taxonomia: Ação, Plataforma
- Jogadores: 1-2 jogadores
Curiosidades
Uma curiosidade interessante sobre Rush’n Attack é que o título original, Green Beret, foi alterado para evitar conotações políticas nos Estados Unidos, onde o jogo foi lançado durante a Guerra Fria. Além disso, o jogo possui um final alternativo que pode ser desbloqueado ao completar o jogo em um nível de dificuldade mais alto, algo que poucos jogadores conseguiram na época devido à sua dificuldade.
Outra curiosidade é que o jogo foi adaptado para várias plataformas ao longo dos anos, incluindo computadores pessoais e consoles portáteis, cada um com suas próprias variações e melhorias gráficas. Essas adaptações ajudaram a manter o jogo relevante e acessível para novas gerações de jogadores.
Links de Referencia
- https://www.mobygames.com/game/rushn-attack
- https://en.wikipedia.org/wiki/Rush%27n_Attack
- https://konami.fandom.com/wiki/Rush%27n_Attack
Atualiazado em 11/02/2025 por lgodoy