Sumário
Histórico
Pole Position é um jogo de corrida desenvolvido pela Namco e lançado originalmente em 1982 para os arcades. Posteriormente, foi adaptado para o console Atari 2600 pela General Computer Corporation (GCC), chegando ao mercado em 1983. No Brasil, o jogo também foi disponibilizado na mesma época, acompanhando o sucesso global do Atari 2600. O desenvolvimento do jogo foi conduzido por Shinichiro Okamoto e Kazunori Sawano, com assistência de Sho Osugi, a versão para o Atari 2600 foi conduzida pelos programadores John Allred, Alan Hodgkinson e Doug Macrae. A equipe de desenvolvimento se concentrou em criar uma experiência de corrida que simulasse a Fórmula 1, algo inovador para a época.
A versão para Atari 2600 foi adaptada pela General Computer Corporation, que trabalhou para manter a essência do jogo original, apesar das limitações técnicas do console. A adaptação foi bem recebida, embora não pudesse replicar completamente a experiência gráfica e sonora dos arcades. O jogo foi publicado pela Atari, Inc., que na época buscava expandir seu catálogo de jogos de corrida, um gênero que estava ganhando popularidade entre os jogadores.
Sobre o Jogo
Pole Position coloca o jogador no papel de um piloto de Fórmula 1, competindo em uma corrida contra o tempo e outros carros. O jogo é ambientado em uma réplica do circuito de Fuji, no Japão, e foi um dos primeiros a introduzir a perspectiva em terceira pessoa, com a câmera posicionada atrás do carro. Os gráficos do Atari 2600 eram simples, mas eficazes, utilizando cores vibrantes para representar a pista e os veículos. O áudio era limitado, mas incluía efeitos sonoros que simulavam o ronco do motor e o som dos pneus derrapando.
A jogabilidade de Pole Position no Atari 2600 envolvia o uso do joystick para controlar a direção do carro e um botão para acelerar. O objetivo principal era completar uma volta de qualificação para garantir um lugar na corrida principal. Durante a corrida, o jogador precisava evitar outros carros e obstáculos, como placas de sinalização, enquanto tentava alcançar a melhor posição possível. O jogo introduziu um sistema de pontuação baseado na distância percorrida e na posição final do jogador.
Pole Position é considerado um dos pioneiros no gênero de jogos de corrida, influenciando muitos títulos subsequentes, como Out Run e Rad Racer. Ele também estabeleceu a base para a criação de jogos de corrida com perspectiva em terceira pessoa e a inclusão de pistas baseadas em circuitos reais. O jogo se inspirou em títulos anteriores de corrida, mas inovou ao trazer uma experiência mais realista e competitiva para os jogadores.
Mercado
A Atari, Inc. viu em Pole Position uma oportunidade de capitalizar sobre a crescente popularidade dos jogos de corrida. A empresa buscava diversificar seu portfólio e atrair um público que apreciava experiências de jogo mais realistas. O lançamento de Pole Position para o Atari 2600 foi parte de uma estratégia para fortalecer a presença da Atari no mercado de consoles domésticos, que estava em expansão no início dos anos 1980.
Internacionalmente, Pole Position foi um sucesso, vendendo milhões de cópias e se tornando um dos jogos mais populares do Atari 2600. No Brasil, o jogo também foi bem recebido, contribuindo para a popularização do console no país. Embora não tenha recebido premiações específicas, Pole Position é frequentemente citado em listas de melhores jogos de corrida de todos os tempos, destacando-se por sua inovação e impacto duradouro no gênero.
Ficha Técnica
- Desenvolvido Por: General Computer Corporation (GCC)
- Publicado Por: Atari, Inc.
- Mídia: cartucho
- Lançado Em: 1983
- Plataformas: Atari 2600, Arcade
- Designer: Shinichiro Okamoto e Kazunori Sawano
- Compositor: Não disponível
- Taxonomia: Corrida, Simulação
- Jogadores: 1
Curiosidades
Uma curiosidade interessante sobre Pole Position é que ele foi um dos primeiros jogos a incluir publicidade dentro do jogo. Placas de sinalização ao longo da pista exibiam marcas reais, como a Marlboro, algo incomum para a época. Isso abriu caminho para a prática de product placement em jogos eletrônicos.
Além disso, a versão arcade de Pole Position foi um dos primeiros jogos a usar uma placa de circuito impresso (PCB) de 16 bits, o que permitiu gráficos mais detalhados e uma jogabilidade mais suave. Essa tecnologia foi adaptada para o Atari 2600, embora com limitações, mas ainda assim representou um avanço significativo em termos de design de jogos para consoles domésticos.
Links de Referencia
- https://www.arcade-museum.com/Videogame/pole-position
- https://en.wikipedia.org/wiki/Pole_Position
- https://www.atariprotos.com/2600/software/poleposition/poleposition.htm
Atualiazado em 11/02/2025 por lgodoy