O Instituto Bojogá participou de um capítulo do livro (Des)construindo arqueologias digitais, onde foi convidado a compartilhar a experiência de ter construído o primeiro acervo histórico do Brasil de jogos eletrônicos e as primeiras manifestações de Gamecultura do Brasil.
Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) – Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas – ARISE, fundado em maio de 2017, vinculado ao Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo, a proposta, desde o início, foi a de agregar pesquisadoras(es)) com um interesse em comum: a Arqueologia Digital (seja sob o viés da Ciberarqueologia, seja a interatividade presente nos videogames). Desse modo, o ARISE tem analisado a cultura material presente dentro (e a partir) dos jogoseletrônicos, além de entrevistar especialistas nos diversos campos da Arqueologia Digital. Neste livro, o objetivo central é indagar não apenas como a Arqueologia Digital tem sido realizada em âmbito nacional, mas, também, perceber que ela não é única: é plural, ou seja, diversificada. Pretende-se, com a obra, “(des)construir” as Arqueologias Digitais por meio do diálogo com especialistas na área.
Acesse a publicação completa clicando aqui ou baixe o capítulo completo no link abaixo:
Publicação (Des)construindo arqueologias digitais.
Atualiazado em 04/11/2024 por Daniel Gularte