A Gamescom Latam é a primeira edição brasileira de uma parceria entre tradicional feira alemã chamada Gamescom e antigo festival de games independentes nacionais chamado Big Festival, que aconteceu em São Paulo até entre os dias 26 e 30 de junho, no São Paulo Expo. A Gamescom é o maior evento de games do mundo, e junto com o BIG Festival, que reunia desenvolvedores independentes brasileiros desde 2012 e um dos maiores festivais de games da América Latina, formam uma inédita parceria no Brasil.
A criação da gamescom latam corresponde ao reconhecimento do Brasil e da América Latina como territórios centrais por parte das grandes empresas de games do mundo. É também um alinhamento importante entre dois eventos que já tinham a mesma índole: tanto a gamescom quanto o BIG Festival celebram o mundo dos jogos e as comunidades de jogadores, mostrando os mais novos lançamentos, os melhores jogos e muito mais aos fãs. É por esse motivo que o BIG Festival continuará existindo como uma das áreas dentro da gamescom latam, atraindo os melhores jogos independentes do mundo inteiro como temos feito desde 2012, mas agora dentro de uma plataforma com visibilidade muito ampliada.
O evento teve início na quarta-feira (26) para expositores exclusivos. Nos dias 27 e 28 aconteceram as rodadas de negócios com mais de mil empresas de todo o mundo. O primeiro dia também contou com o anúncio dos finalistas do prêmio BIG Festival e apresentação de novos trailers de futuros lançamentos de games.
Caravana do Ceará
O Instituto Bojogá participou da delegação de 11 empresas cearenses com com apoio do governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), representantes da Câmara Setorial do Desenvolvimento Econômico da Cultura. Também estavam presentes a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sebrae Ceará, e a Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (Ascende). O objetivo era um só: promover o ecossistema de jogos do estado no mercado nacional e internacional e fazer negócios, trazendo oportunidades e investimentos para o Ceará.
Nos últimos anos, o Ceará tem vivenciado um crescimento expressivo na indústria de games, registrando um aumento de 500% no número de empresas e um salto no faturamento de menos de 1 milhão para mais de 7 milhões de reais. Esse avanço é impulsionado por um ecossistema diversificado e dinâmico, composto por startups inovadoras, universidades e profissionais talentosos, conforme destacado pela equipe da SDE.
Dentre os negócios que o Instituto realizou no evento estão parcerias e termos de cooperação com AfroGames, Unicap, Arsht-Rock Resilience Center, Homo Ludens, GameMaker, Unity, Associação Brasileira de Psicologia dos eSports. O Instituto também colaborou no stad exclusivo do Ceará na área business, fazendo conexões com empresas de todos os eixos da linguagem de jogos, como Business France, Flanders Investment, Business Finland, AWS, Google, Xsolla, dentre muitos outros.
Juntamente com toda a delegação, o IBJ teve a oportunidade de compreender os modelos de negócio da indústria de games mundial, conversar com desenvolvedores, publishers, parcerios, associações, pesquisadores e professores. Foi uma rica experiência com aprendizados para aplicar as melhores práticas no Estado do Ceará, com o apoio institucional das representações do setor no Estado. O resultado dessa missão de negócios gerou, por parte de toda a delegação, 200 reuniões e uma projeção de fechamento de negócios na ordem de 8 milhões de reais. Dinheiro que vai circular no Ceará para os profissionais e agentes do setor no Estado.
Queremos agradecer a Ascende Jogos, Sebrae, Instituto Dragão do Mar e Adece por patrocinar nossa ida, na certeza que ano que vem estaremos ainda mais unidos para levar o Ceará ao patamar que merece: ser um dos maiores polos de criação de jogos do mundo.
Atualiazado em 24/08/2024 por Daniel Gularte