Sumário
No dia 1º de maio de 2024, o Brasil relembra os 30 anos da perda um de seus maiores ícones: Ayrton Senna, o piloto de Fórmula 1 que inspirou o mundo com sua habilidade nas pistas e uma determinação inabalável. Após tanto tempo de sua morte trágica em Ímola, Itália, o legado de Senna permanece vivo não apenas no automobilismo, mas também como uma fonte de inspiração para o povo brasileiro e parte inerente de sua cultura.
Ayrton Senna era um dos grandes heróis, se não o maior de todos, após e redemocratização do Brasil. E para além de levar a bandeira brasileira e o orgulho de seu povo no esporte, também teve uma marcante participação no universo dos videogames. Este artigo detalha a relação do piloto brasileiro no setor de jogos e como sua influência ajudou também a desenhar a história da Gamecultura e também do setor de games no Brasil.
Ayrton Senna antes dos games
Ayrton Senna da Silva nasceu em São Paulo, em 21 de março de 1960. Desde cedo, mostrou talento para o automobilismo, iniciando sua carreira em competições de kart. Sua ascensão na Fórmula 1 o tornou um dos pilotos mais reconhecidos e respeitados da história do esporte até hoje.
Senna conquistou três campeonatos mundiais (1988, 1990 e 1991) e foi vice-campeão em outras três ocasiões. Seus duelos épicos com pilotos como Alain Prost e suas performances memoráveis sob chuva intensa, como em Mônaco em 1984 e Donington Park em 1993, o elevaram ao status de lenda viva do automobilismo.
Nessa explosiva carreira de sucesso, sua imagem seria muito conhecida mundo afora, e claro, a mídia exploraria o jovem fenômeno em propagandas, vendas de produtos, Empresas (como o Banco Nacional, por exemplo) e logicamente nos videogames.
Jogos Exclusivos do Japão
Ayrton Senna chegou à Formula 1 ainda em 1984. Até o início dos anos 90, todos os jogos lançados com a temática da Fóruma 1 deveriam ter o licenciamento da FOCA (Formula One Constructor´s Association), a administradora da F1 e detentora dos direitos de imagem dos pilotos oficiais, incluindo Ayrton. Nessa época eram poucos os games que conseguiam obter a chancela oficial da Fórmula 1, pelo alto custo de licenciamento e a pouca aderência do esporte nos games, que ainda não eram tratados pelas marcas esportivas com grande entusiasmo, como se percebe atualmente.
O Japão era o segundo país com maiores fãs de Senna no mundo. A paixão dos japoneses pelo corredor era tão grande que mesmo após o seu falecimento, o Japão faz questão de deixar evidente a sua idolatria por Senna. É importante destacar que o brasileiro conquistou os seus três campeonatos mundiais (1988, 1990 e 1991) no país asiático. Josef Leberer, que foi preparador físico de Ayrton, detalhou ao blog “Voando Baixo” como ele era recebido no Grande Prêmio.
A idolatria do povo japonês com Senna é impressionante. Por onde andava era um assédio enorme. Quando o viam, era algo como um rockstar, alguns pareciam até que iam desmaiar. Para os japoneses, Senna era Deus…Claro que a admiração tem a ver com as conquistas, mas também pela identificação deles com os valores do Ayrton [Senna], como determinação, força de vontade e superação.
Dessa forma, os jogos de Fórmula 1 que foram lançados no início dos anos 90 teriam que ter Ayrton Senna dentro. A lista dos jogos exclusivos japoneses com a participação de Senna nessa fase da carreira do piloto segue abaixo:
- Overtake (computador Sharp X68000, 1992)
- Satoru Nakagima F1 Super License (Mega Drive, 1992)
- F-1 Grand Prix 1 (Super Famicom, 1992)
- F1 Circus ’92 (PC Engine, 1992)
- F-1 Sensation (Famicom, 1993)
- F-1 Grand Prix Part 2 (Super Famicom, 1993)
Ayrton Senna Super Monaco GP II
Certamente o jogo que mais lembra Ayrton Senna nos videogames veio de uma proposta da Tec Toy do Brasil para a SEGA do Japão. Geralmente, as ideias para jogos dos consoles da SEGA partiam ou do escritório da SEGA of America, nos Estados Unidos, ou das equipes de desenvolvimento que trabalhavam diretamente na matriz japonesa. Desse modo era praticamente impossível desenvolvedores independentes apresentarem ideias de jogos para a SEGA. Contudo, os executivos da Tectoy tiveram a persipcácia de apresentar o projeto de uma continuação do competente game Super Mônaco GP, mas agora com a marca de Senna, diretamente à SEGA do Japão, que não surpreendentemente aceitou a ideia pelo grande apreço ao esportista no país, como falamos anteriormente.
Por isso acredita-se que dois fatores acabaram sendo decisivos para o projeto da Tec Toy emplacar: o primeiro e sabidamente compreensível, a grande paixão dos japoneses pelo tricampeão brasileiro. O segundo foi o fato do vice-presidente executivo da SEGA do Japão ter conhecido pessoalmente Ayrton Senna quando trabalhou na Honda, fornecedora dos motores da equipe McLaren, pela qual o brasileiro ganhou seus títulos.
Em março de 1991 foi fechado o acordo entre Tectoy e SEGA para o desenvolvimento do jogo, faltando apenas a aprovação de Ayrton Senna, que veio em outubro, na véspera do Grande Prêmio do Japão, onde venceu e sagrou-se tricampeão mundial daquele ano. Ayrton Senna gostou tanto da ideia do game com seu nome que aceitaria o convite desde que pudesse contribuir para que Super Monaco GP II se tornasse o melhor game de corrida da época.
O mesmo time de desenvolvedores do jogo anterior foi chamado. Foram feitas melhorias gráficas, além de uma consultoria do próprio Senna, orientando os devs sobre os detalhes que acontecem dentro de um cockpit em uma corrida de Fórmula 1, como a troca de marchas, reações dos carros, usar as zebras da pista para fazer curvas, uma característica que melhorou e muito a experiência de corrida em um jogo de videogame. A SEGA incluiu também um modo “Senna GP” com três pistas exclusivas desenhadas pelo próprio Ayrton, incluindo uma baseada na pista de Kart que o piloto possuía em Tatuí, SP.
Em julho de 1992, a SEGA lançou Ayrton Senna’s Super Monaco GP II para Mega Drive. O jogo, que também contou com versões para Master System e Game Gear, teve enorme sucesso de público e crítica. O lançamento do jogo contou com também uma grande campanha de marketing da Tectoy no Brasil. Durante a quarta geração dos consoles de mesa, começaram a aparecer muitos jogos de corrida de Fórmula 1 imitando o gameplay de Super Monaco GP II, como o game protagonizado por Nigel Mansell para o Super Nintendo, Nigel Mansell’s World Championship Racing, também de 1992. O video game rival não conseguir superar o clássico da SEGA .
A Morte de Ayrton Senna
Até 1993, os games de corrida de Fórmula 1 surgiam para muitas plataformas devido ao estrondoso sucesso de Super Mônaco GP II. As corridas com participação de pilotos como Senna, Prost, Mansell, Piquet, e muitos outros deram fôlego para títulos deste esporte no setor de games. As disputas entre eles eram grandes, bem como a pressão da mídia no Circo da Fórmula 1 e seu mercado de bilhões, gerando entretenimento todos os domingos pelos meses seguintes. A SEGA em 1993 patrocinou o final do GP da Europa no circuito britânico de Donington Park, e Ayrton Senna ergueu a taça de campeão no pódio, no dia 11 de abril. A foto histórica mostra o troféu inspirado em Sonic, mascote da empresa.
Porém, o fato mais triste e icônico desse período foi o acidente de Ayrton Senna durante o Grande Prêmio de San Marino em Ímola, na Itália, no dia 1º de maio de 1994. Ele estava liderando a corrida quando perdeu o controle de seu carro, colidindo violentamente contra o muro de proteção. O impacto foi tão grave que causou lesões fatais em sua cabeça. Apesar dos esforços médicos no local e posteriormente no hospital, Senna não resistiu aos ferimentos e faleceu aos 34 anos de idade. Este trágico evento marcou profundamente o mundo do automobilismo e os fãs de Senna em todo o mundo.
Homenagens e comoção tomaram os meses seguintes, transformando Senna no grande herói brasileiro e um espelho para jovens de todo o mundo por sua garra, resiliência, criatividade, humildade e técnica.
Mais Exclusivos no Japão
A SEGA, parceira de Senna e declarada fã do esportista lançou em 1995 o título Ayrton Senna Personal Talk: Message for the Future. Desenvolvido para o SEGA Saturn, o “jogo” nada mais era do que uma homenagem póstuma e interativa ao piloto, com entrevistas, fotos e momentos marcantes de Ayrton. Como de praxe o produto saiu apenas no Japão e demonstra o enorme respeito dos japoneses por Ayrton, preservando seu legado na Gamecultura.
Em 1996, a Sunsoft lançou para o console PlayStation e para o PC a série Ayrton Senna Kart Duel, com duas sequeências: Ayrton Senna Kart Duel 2 (1997) e Ayrton Senna Special (1999). Como o próprio nome indica, o foco do jogo eram as corridas de kart, onde Senna começou sua carreira, mas sem carros de Fórmula 1 ou qualquer outra modalidade. O jogo não agradou, afinal o game de corrido do momento era Gran Turismo para o próprio Playstation. Contudo, o jogo contém fotos e vídeos que mostram a carreira de Senna ao longo dos anos. Aos poucos o nome de Senna foi sendo esquecido para dar lugar a outras estrelas do automobilismo.
Gran Turismo 6
Mais de uma década depois, apenas em 2013, é lançado exclusivamente para a plataforma PlayStation 3, o famoso e aclamado simulador de automobilismo da Polyphony Digital. O jogo é conhecido por recriar fielmente as mais diversas categorias de corrida, com carros de todas as gerações e estilos (mesmo que estes não quebrem, amassem ou se destruam em corridas). Em outubro de 2013 o jogo teria uma nova atualização quando foi anunciada uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, através da qual parte dos lucros do jogo iriam para a instituição, e conteúdo sobre o piloto chegaria ao game.
Em maio de 2014 a parceria trouxe o conteúdo especial tão aguadado pelos fãs, focado na carreira de Ayrton, com vídeos de tributo ao piloto, novas pistas e modos de jogo, além do carro clássico Lotus 97T, que Senna popularizou durante a temporada de 1985 da Fórmula 1.
F1 2019 Legends Edition
A série F1 da Codemasters é bastante conhecida pelos jogadores fãs de corridas. Em suas últimas edições, seus jogos já apresentavam diversos carros clássicos da Fórmula 1, bem como avatares de pilotos clássicos, começando com Ayrton Senna e Alain Prost, os protagonistas de uma das rivalidades mais marcantes do esporte.
O jogo foi lançado em 25 de junho de 2019 e os dois pilotos ilustram a capa da Legends Edition, além de aparecerem como personagens jogáveis na tela de seleção de pilotos. Assim, jogadores de todo o mundo puderam pilotar a McLaren MP4/5B com essas verdadeiras lendas do automobilismo.
Horizon Chase Turbo – Senna Sempre
Faltava uma homenagem brasileira a Airton Senna nos games. E coube a desenvolvedora de game brasileira Aquiris (hoje vendida para a Epic Games) essa tarefa. Seu game chamado Horizon Chase Turbo sempre foi considerado uma espécie de sucessor espiritual de Top Gear, clássico jogo de corrida do Super Nintendo nos anos 90. Além de sua jogabilidade lúdica, o game brasileiro traz o mesmo compositor original de Top Gear, o músico Barry Leitch, o que dá um tom retrô aos efeitos sonoros e musicais.
Quando foi anunciada a expansão do jogo chamada Senna Sempre, muitos críticos já chamavam o game como o sucessor espiritual de Super Monaco GP 2. Com a introdução dos carros de Fórmula 1 e a visão em primeira pessoa para o jogo, poderia-se de certa forma recriar o visual do título do Mega Drive para as plataformas atuais.
Horizon Chase Turbo – Senna Sempre foi lançado no último trimestre de 2021 como uma parte separada dentro do game, onde assumimos o controle de Senna e passamos por alguns dos momentos mais importantes de sua jornada, desde a estreia do piloto na principal categoria do automobilismo, até seu terceiro título mundial. Completando certos desafios especiais, imagens e textos explicam o que aconteceu nas corridas. Esse recurso serve perfeitamente para introduzir a história de Senna a novos fãs de automobilismo.
Todas as equipes e carros presentes na competição entre 1984 e 1991 estão no game. Contudo, apesar de os seus visuais estarem similares aos originais, os nomes das equipes e pilotos foram modificados e patrocínios removidos, exceto Ayrton Senna que está com seu nome original, preservando, mesmo que tardiamente, a memória do piloto pelas mãos de gamedevs brasileiros.
Inspiração para os Gamers
Além de suas conquistas nas pistas, Ayrton Senna também deixou um impacto profundo na sociedade brasileira. Sua determinação, ética de trabalho e compromisso com a excelência serviram de inspiração para milhões de brasileiros. Senna era conhecido por sua determinação inabalável em busca da vitória. Ele enfrentava desafios com coragem e resiliência, tornando-se um símbolo de superação para muitos brasileiros que enfrentam dificuldades em suas vidas superando os desafios em seus jogos com a mesma energia.
Ayrton Senna também era reconhecido por sua generosidade e compromisso com causas sociais. Fundou o Instituto Ayrton Senna, que até hoje promove a educação de qualidade para crianças e jovens em todo o Brasil, deixando um legado que vai além das pistas de corrida e um exemplo para todos os brasileiros de cidadania e que inspira também o Instituto Bojogá em suas ações educacionais com os jogos. Ele elevou o nome do país no cenário internacional e demonstrou que, com talento, trabalho árduo e dedicação, era possível alcançar o sucesso em qualquer campo, principalmente nos jogos.
Ayrton Senna vive não apenas em nossas memórias, mas também nas lições que ele nos deixou. Seu espírito competitivo, sua paixão pela excelência e seu compromisso com o bem-estar dos outros continuam a inspirar não só os fãs do automobilismo, mas todos aqueles que buscam realizar seus sonhos e fazer a diferença no mundo. Está eternizado em fotos, pinturas, filmes, documentários e principalmente nos games.
Referências
VGDB
Terra
Techtudo
UOL
Atualiazado em 11/06/2024 por Daniel Gularte