Sumário
Mega Drive 3 – Edição 86 Jogos na Memória (fonte interna bivolt automático, não compatível com Sega CD, suporte plástico, muda novamente o logo da Tectoy, logo do Mega Drive também é diferente, console mudou totalmente de desing, tem suporte para console ficar na vertical, cor predominante é branco, com 2 controles de 3 botões ovais brancos, jogos da Eletronic Arts na memória, saída AV tipo RCA mono)
Histórico
Em 2008 a Tectoy passou por outra mudança de identidade visual, sugerindo uma aproximação com as tecnologias móveis. Como já era prática da empresa nessa período, os consoles lançados pela Tectoy eram todos baseados em sistemas embarcados com emulação, os conhecidos SOACs.
Essa estratégia da empresa abriu portas para um mercado de consumidores dispostos a pagar por menos em diversão eletrônica. Explorando todas as possibilidades em testar essa dimensão do mercado, que foi muito bem aceito na época dos inúmeros modelos do Master System, houveram as tentativas de fazer a mesma coisa com a plataforma do Mega Drive.
Apostando na exclusividade e boa receptividade da marca SEGA e Mega Drive, os primeiros modelos desses consoles emulados para 16 bits desapontaram pela performance infinitamente inferior, prejudicando a experiência de jogo por completo. Isso já era percebido no Mega Drive branco de 81 jogos, que quase não vendeu unidades e afundou a Tectoy em um período dominado pelos consoles de sexta e sétima geração.
O resultado foi diminuir ainda mais os custos do console oferecendo um produto que abraçasse diretamente os consumidores jogadores que não tinham dinheiro para comprar os consoles modernos. Assim como na época dos famiclones e Polystations em camelôs, entende-se que a Tectoy caiu em desgraça se voltando para esse público, oferecendo uma experiência inferior mesmo com uma plataforma duas gerações atrasadas.
O Console
De acordo com a divulgação oficial da Tectoy, o console foi totalmente remodelado para repagina o formato clássico de console de mesa para algo mais multifuncional. Ele funciona em duas posições: deitado e em pé, encaixado no suporte disponível no pacote, que ainda companha 2 joysticks ergonômicos de “alta performance e respostas rápidas aos comandos”. Na verdade o processamento oriundo da emulação do aparelho compromete totalmente a jogabilidade, o que irritou e muito os consumidores e fãs da marca Tectoy.
A aparência do aparelho é muito simplificada, praticamente um caixa retangular com acabamentos laterais boleados. Vemos uma nova identidade visual da Tectoy, com um desenho mais voltado para conectividade (nesse período a Tectoy estava investindo em outros mercados além dos videogames). Além disso a lateral do console vem com a sigla MD3 impressa, dando também a esse aparelho uma identificação única. Os controles são totalmente diferentes, com a promessa de serem melhores, ergonômicos e mais responsíveis, mas na verdade são os mesmos controles padrão do Mega Drive tradicional.
Possui 86 jogos integrados, sendo a maioria jogos regulares de Mega Drive, com alguns títulos licenciados pela Namco e Taito, mas também inclui quatro ports de jogos mobile da Electronic Arts, além de vários jogos originais que também são muito conhecidos em outros “consoles em um chip” semelhantes da Tectoy e não possui slot de cartucho para jogar outros jogos. Ele também vem com dois controles que se conectam ao console através de duas portas tipo DE-9, como em um Mega Drive tradicional.
As especificações abaixo tiradas do fabricante ainda apontam as seguintes características: 1 ano de garantia para o console e 3 meses para os acessórios (Joysticks, Cabo A/V e suporte para console), alimentação com sistema Bi-Volt automático (110/220 volts) e consumo de energia: 3,0 W. As conexões são de vídeo composto. Ainda temos as dimensões e peso abaixo:
- Produto: 17 x 5,6 x 16,7 cm (LxAxP)
- Embalagem: 43,6 x 8,6 x 28,4 cm (LxAxP)
- Peso Líquido: 798 g
- Peso Bruto: 985 g
O conteúdo da embalagem do Mega Drive MD3 continha:
- 1 Mega Drive 3 com cabo AC
- 86 jogos incluídos na memória
- 2 joysticks
- 1 suporte para console
- 1 cabo de áudio e vídeo
- 1 manual de instruções com certificado de garantia
- 1 relação de postos autorizados
Jogos
Podemos dividir os jogos do sistema em duas categorias:
Jogos da Sega
- Alex Kidd in the Enchanted Castle
- Alien Storm
- Altered Beast
- Arrow Flash
- Art Alive!
- Ball Jacks
- Battle Golfer Yui
- Bonanza Bros.
- Cadash
- Chase H.Q. II
- Columns
- Columns III: Revenge of Columns
- Crystal’s Pony Tale
- Dangerous Seed
- Decap Attack
- ESWAT: City Under Siege
- Fatal Labyrinth
- Fire Mustang
- Flicky
- Gain Ground
- Golden Axe
- Golden Axe III
- Growl
- Jewel Master
- Kid Chameleon
- Last Battle
- Megapanel
- Mystical Fighter
- Pac-Attack
- Phelios
- Powerball
- Rainbow Islands Extra
- Rastan Saga II
- Shadow Dancer: The Secret of Shinobi
- Shinobi III: Return of the Ninja Master
- Sonic the Hedgehog 3
- The New Zealand Story
- Ultimate Qix
- World Championship Soccer
Jogos da Tectoy e EA
- Academia do Saber
- Acerte o alvo
- Air Hockey
- Anaconda
- Aniversário
- Aquaduto
- Asa Delta
- Batalha Naval
- Bill Bolha
- Bolas e Cores
- Bolhas
- Bombeiros
- Canhão
- Cava-Cava
- Cavalos & Peões
- Corrida de Tampinhas
- Creature Capture
- Domine o Território
- Dominó
- Fábrica de Chocolate
- Fantasy Pinball
- Fica 1
- FIFA 08
- Guerra dos Monstros
- Hexágono
- Junte 4
- Memória Master
- Mina Terrestre
- Minerador
- Need For Speed: ProStreet
- Os 12 Trabalhos de Jongo
- Palhaços
- Pense Bem
- Senha
- SimCity
- Sudoku
- Tangram
- The Sims 2
Mercado
O novo design elaborado para o Mega Drive, identificando uma nova geração e tecnologia, com controles remodelados e a sigla MD3 foram apelas estéticos opostos ao péssimo desempenho do produto, que estava longe de ser um Mega Drive original.
Os jogos da Eletronic Arts, Fifa 2008, Need for Speed Pro Street, The Sims 2 e Sim City eram versão para dispositivos móveis dos jogos originais, mais simples e menos demandantes de recursos de processamento e memória. No total foram disponibilizados 86 jogos na memória incluindo Sonic 3, Alex Kidd in the Enchanted Castle, Altered Beast, Golden Axe, Kid Chameleon e outros jogos já conhecidos.
Em meio a uma grande competição dos consoles de sétima geração e os computadores pessoais oferecendo títulos de jogos melhores e com mais qualidade, o MD3 passou desapercebido pelo público gamer, sendo encontrado em algumas lojas de eletrônica e de brinquedos populares.
Curiosidades
- A sigla MD3 do lado do console não foi muito usada para vender o console, que ainda tinha em sua caixa o nome Mega Drive 3. Mas ele é conhecido pelos colecionadores e pesquisadores apenas como MD3
- Os controles do console prometiam ser melhores e mais confortáveis, mas a experiência prática comprovou que a Tectoy apenas mudou o design para chamar a atenção, irritando seus fãs, que consideram este o pior console feito pela empresa.
Ficha Técnica
Geração: Quarta
Fabricante: Tectoy
Lançamento: 2008
CPU: System on a Chip (SOAC)
Mídia: não possui
Referências
Sega Retro
Adrenaline
Atualiazado em 01/05/2022 por Daniel Gularte