Sumário
Yoshinori Ono é um produtor japonês de jogos de videogames da empresa japonesa Capcom. Conhecido como o principal responsável por trás do sucesso da franquia Street Fighter desde seu renascimento com o Street Fighter IV em 2008, Ono é uma celebridade conhecida dentro da comunidade de jogos de luta. Com uma personalidade carismática, Ono participa de muitos eventos da cena de games, mantendo-se conhecido pelos fãs, junto com outras celebridades e amigos.
Vida pregressa
Segundo Ono, ainda na escola primária ele visitava uma grande livraria para ler sobre programação. No ensino médio, no entanto, ele decidiu entrar na música e aprendeu a tocar teclado. Na universidade, ele estudou Mecânica da Arquitetura para ter acesso a uma faculdade e um supercomputador. Ele aprendeu a tocar violão nesse período e começou a se especializar em renderização de fluidos em 3D, a ponto de seu mentor dizer que ele poderia fazer um trabalho de pós-graduação a partir do seus estudos e seguir na vida acadêmica.
Em vez disso, Ono concorreu a uma vaga de emprego anunciada em um jornal para compositor da empresa Capcom, que despontava no início dos anos 90 com seus jogos. Ono já estava bem familiarizado com a empresa por jogar arcades como Final Fight, e enviou uma fita demo de si mesmo tocando guitarra. Ele foi chamado para uma entrevista e contratado no dia seguinte.
Eu entrei para a Capcom quando eu era um estudante universitário do quarto ano e durante esse tempo eu passei a maior parte do meu salário jogando Street Fighter II. Quando entrei na Capcom, achei que poderia recuperar todo o meu dinheiro trabalhando com esses caras, mas para conseguir tudo de volta, achei que tinha que trabalhar por cerca de 20 a 25 anos. Agora, percebi que recebi meu pagamento e depois um pouco mais.
Participação na Indústria e o envolvimento com Street Fighter
Seu trabalho consistia em programar manualmente a música dos jogos em linguagem binária, com seu primeiro projeto sendo o jogo Muscle Bomber de 1993, conhecido no exterior como Saturday Night Slam Masters. Ele então trabalhou em adaptações de Super Street Fighter II X e Street Fighter Alpha: Warrior Dreams para outras plataformas de jogos. Na época em que Street Fighter: Alpha foi lançado, a maioria dos títulos da Capcom estava usando a plataforma “CPS-I”. Quando o arcade saiu, foi lançada a “CPS-II” para o game e houve uma mudança radical em muitos aspectos no desenvolvimento do produto. Ono confessa que fica incrivelmente orgulhoso de como conseguiu fazer com muita dificuldade a transição de tudo do CPS-I para o CPS-II em um período de um mês.
Sua transição para um cargo de gerência ocorreu na época em que ele trabalhava na série Street Fighter III – 3rd Strike, onde fazia gestão de recursos humanos além de suas funções regulares na empresa.
Segundo Ono, quando o Street Fighter III foi criado, a Capcom achou que era um ótimo jogo, mas as vendas não refletiam isso. A Capcom fez uma pausa nos jogos de luta e Ono se juntou à equipe de ação / aventura de jogos como Monster Hunter e Devil May Cry. Durante esse tempo, Ono fez entrevistas para veículos de comunicação diferentes e sempre foi questionado sobre quando um novo Street Fighter estaria chegando. Após um período de tempo, Ono volataria para a liderança da Capcom e disse prontamente que queria fazer o próximo jogo de Street Fighter, mas a diretoria da Capcom disse “não”.
Depois de 3rd Strike, a série de jogos de luta foi vista como “morta” pelos gamers em geral, até que Ono obteve um pequeno orçamento para pesquisa e desenvolvimento alocado para um protótipo de Street Fighter IV. As conversas sobre publicar um novo Street Fighter continuaria por vários anos e é por isso que há uma diferença de 10 anos entre Street Fighter III e Street Fighter IV.
Ono revela que nunca houve um momento em que quisesse desistir de Street Fighter. Mesmo com o hiato, sua mentalidade sempre foi a de querer produzir um jogo de Street Fighter:
Minha paixão por Street Fighter nunca se dissipou e foi um desafio convencer o resto da equipe a participar, mas eu nunca desisti. Eu usei todo o meu dinheiro antes de me juntar à Capcom em Street Fighter, por que eu desistiria antes de recuperar tudo?
É sabido da grande paixão de Ono por Street Fighter, afinal ele é uma das pessoas responsáveis por criar os personagens, estilos de luta e cenas no mundo contemporâneo de Street Fighter. Ono gosta de todo o processo, de ver os fãs que gostam tanto quanto ele da perspectiva de um criador e fã. Adora participar de conferências e feiras, e ver pessoas que são tão apaixonadas pela franquia para ele é incrivelmente recompensador:
Eu sou um grande fã de beisebol e há pessoas que vêm para os jogos por uma série de razões – o jogo em si, o estádio ou os jogadores. É o mesmo com o Street Fighter. Há pessoas que gostam de jogos de luta, os personagens, os fundos de tela ou até mesmo as silhuetas. Para ver tantas pessoas e todo o amor, é gratificante.
Desde o sucesso do Street Fighter IV e suas atualizações, Ono tem sido visto como o ‘padrinho’ da série e ele continuou a promovê-lo e impulsiona-lo, atualmente com Street Fighter V e Marvel vs Capcom Infinite. Mas recentemente uma grande mudança na equipe de desenvolvimento de jogos de luta da Capcom aconteceu. Ono deixa o cargo importante que tinha, até então, a frente de suas franquias. Assim, no lugar de Ono entra Ryozo Tsujimoto. Tsujimoto é responsável pelo grande sucesso de Monster Hunter atualmente (2018). Ele assume a posição de Ono, que “cai” para um cargo de menor expressão, ainda não anunciado.
Não se pode afirmar que Ono estará fora das grandes decisões nos projetos. Os recentes problemas com os lucros de Street Fighter V e principalmente Marvel vs Capcom Infinite parecem ter pesado nesta decisão da Capcom. Mas sabe-se que Yoshinori Ono nunca se abateu, e como em um jogo de luta, sempre se levantará para um novo round.
Na Cultura Gamer
Ono é considerado por muitos fãs como um “troll” – gosta de quebrar protocolos e muitas vezes adota comportamentos fora do contexto. Ono, por sua vez, disse que “enquanto ninguém o apunhalar [ele] ficará feliz em receber críticas”.
Ono é visualmente associado com o personagem Blanka, por carregar um velho brinquedo do personagem Blanka que traz com ele por toda parte. Ono mostra o brinquedo em primeiro plano da maioria das fotos que tira. De acordo com sua conta no Twitter, Ono obteve este brinquedo, juntamente com alguns extras, do restaurante Jollibee Kids Meal, nas Filipinas (semelhante ao Mc Lanche Feliz do McDonald’s). Atualmente, um deles está quebrado e Ono mantém o outro perto dele.
Por causa da ascensão de Street Fighter IV para o e-sports, Ono se tornou fã da nova via social dos videogames competitivos. Perguntado sobre essa influência na cultura dos jogos, Ono nos diz:
Quando comecei, minha visão era um torneio em torno de Street Fighter II: Turbo Edition para descobrir quem era o personagem mais forte baseado em vitórias e derrotas dos jogadores. Mas, com o passar do tempo, eu queria expandir o escopo do jogo em si. Pensei comigo mesmo que o termo ‘e-sport’ era como conceito e sua melhor maneira de exposição do que jogar Street Fighter naquele mundo. Ajudou a trazer o mundo dos jogos de luta para o campo dos esportes e tem muito mais pessoas apreciando o jogo. Eu gosto do termo e-sports em vez de torneio porque o esporte tem um escopo mais amplo de apreciação. Haverá fãs casuais que torcem pelo time da casa, como o Los Angeles Dodgers e o San Francisco Giants. Você também pode praticar esportes como amador e profissional e o conceito esports é a mesma ideia; isso abre o mundo para muitas pessoas.
Ono esteve no Brasil muitas vezes, principalmente por causa de sua grande parceria e satisfação de estar na Brasil Game Show, a maior feira de mercado de jogos eletrônicos da América Latina. Em entrevista ao Bojogá na BGS 2018, perguntamos como ele escolhe seus personagens para jogos de luta em meio a tantos pedidos o opções criativas e que mensagem ele daria para aspirantes a criadores de jogos de luta. Ono, sorridente, nos responde que a principal “variável” é escolher o mais divertido, engraçado e que vai fazer com que as pessoas sorriem. Agora percebemos como o carisma de Ono nos faz compreender porque Blanka é seu personagem favorito.
Jogos
1993 : Saturday Night Slam Masters – programador de som
1995 : Street Fighter Alpha – programador de som
1997: Mega Man Battle & Chase – designer de som
1999 : Street Fighter III: 3rd Strike – programador de som
2001 : Devil May Cry – equipe de produção
2001 : One Piece Mansion – sound producer
2002 : Onimusha 2: Samurai’s Destiny – produtor associado de trilha sonora
2002 : Mobile Suit Gundam: Federation vs. Zeon – diretor de som
2002 : Jojo no kimyô na bôken: Ôgon no kaze – diretor de som
2003 : Chaos Legion – produtor
2003 : Drakengard – designer facial
2004 : Resident Evil Outbreak File #2 – diretor de design de personagens
2004 : Capcom Fighting Evolution – produtor
2005 : Shadow of Rome – co-produtor
2006 : Onimusha: Dawn of Dreams – produtor
2008 : Street Fighter IV – produtor/gerente de projeto
2010 : Super Street Fighter IV – produtor
2012 : Street Fighter X Tekken – produtor
2014 : Ultra Street Fighter IV – produtor
2016 : Street Fighter V – produtor
2017 : Ultra Street Fighter II: The Final Challengers – produtor
Curiosidades
- Yoshinori Ono compôs a música para o obscuro Mega Man Battle & Chase, incluindo “Kaze yo Tsutaete …”, tema vocal oficial de Roll bastante conhecido pelos fãs
Atualiazado em 21/11/2018 por Daniel Gularte