Sumário
Color TV-Game 6 é o primeiro console de mesa lançado pela Nintendo que contava com seis versões alternativas do jogo Pong, conhecidas como Light Tennis. Lançado em 1977 no Japão, o sistema foi desenvolvido em parceria com a Mitsubishi Electronics e marcou a entrada da Nintendo no mercado dos jogos eletrônicos.
Histórico
Fundada em 1889, a Nintendo já havia experimentado diversos mercados antes de apostar nos videogames. Foram décadas de trabalho com baralhos de Hanafuda, venda de arroz instantâneo, administração de redes de hotéis e táxis, e até mesmo atuação como fabricante de brinquedos. Nessa época, diversos empregados, como Gunpei Yokoi, fizeram crescer a aproximação da empresa com mercados de entretenimento infantil. As criações de brinquedos traziam para a empresa bons lucros.
Em 1966, a Nintendo decidiu se aventurar definitivamente na indústria de brinquedos no Japão com a invenção do “Ultra Hand”, desenvolvido por Gunpei Yokoi, que exercia a função de engenheiro de manutenção da Nintendo na época. Deve-se notar que Gunpei Yokoi acabaria criando muitas invenções importantes para a Nintendo no futuro, incluindo a linha Game & Watch, Gameboy, a série de jogos Metroid e o Virtual Boy. O Ultra Hand foi um grande sucesso para a Nintendo e vendeu mais de um milhão de unidades. O brinquedo consistia em várias treliças cruzadas de elementos plásticos e, de um lado, as alças que seriam espremidas como tesouras e, do outro lado, uma mão mecânica. Apesar do sucesso do Ultra Hand e de uma série de jogos com pistolas de luz, e até mesmo de um “testador do amor”, a Nintendo não conseguiu competir com outras empresas de brinquedos bem estabelecidas no Japão, incluindo a Bandai e a Tomy.
Em 1974, o presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, achava que o mercado de brinquedos estava prejudicando os lucros da Nintendo, então decidiu se dedicar aos jogos eletrônicos. Ele tinha visto o sucesso na época com as versões de consoles de mesa de Pong da Atari e o Odyssey da Magnavox nos Estados Unidos, e no mesmo ano a Nintendo garantiria os direitos de distribuir o console de videogame Magnavox Odyssey (a versão Pong com chips únicos) no Japão.
Na mesma época, a empresa Mitsubishi planejava lançar um aparelho de videogame em parceria com a empresa Systek, mas como as negociações acabaram não dando certo, restou à desenvolvedora de carros buscar ajuda nos escritórios da Nintendo em Quioto, no Japão. A Mitsubishi procurou diretamente o presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, na esperança de fechar um acordo e conseguiu fazê-lo com sucesso. Foi unir o útil ao agradável.
Durante a negociação, Yamauchi sabia que seu sistema tinha que ser barato, já que ele (acertadamente) supunha que os outros sistemas no mercado que poderiam concorrer com ele fracassariam devido a seus altos preços. O acordo foi um sucesso. Assim, a Mitsubishi Electronics forneceu o processador e alguns componentes técnicos para colocar o Color TV-Game 6 em produção, e a Nintendo ficou responsável pelo visual, design e desenvolvimento dos jogos.
Em 1977, a Nintendo lançava o Color TV Game 6, que foi um dos quatro consoles lançados dessa linha entre 1977 e 1979. A Nintendo durante esse tempo fez provavelmente um de seus maiores e mais importantes movimentos em sua história, que mudaria completamente os jogos eletrônicos para sempre. A Nintendo contratou um estudante de design de produtos chamado Shigeru Miyamoto para fazer os desenhos da série Color Tv-Game. Miyamoto criaria mais tarde algumas das mais bem sucedidas e icônicas franquias de videogames da história, incluindo Mario, Donkey Kong, Zelda, Star Fox, F-Zero e muito mais. É incrível pensar que tanto Miyamoto quanto Yokoi, os maiores responsável por toda a criatividade por trás da Nintendo, trabalharam juntos nos consoles Color TV Game.
O Console
O Color TV-Game 6 continha seis variações do jogo “Light Tennis” (simplesmente um clone de Pong). Os jogadores controlavam suas raquetes com os controles de potenciômetro conectados diretamente ao console.
O modelo mais famoso e conhecido do console era de cor alaranjada e tinha um cabo de força e de vídeo conectados ao console – mas também havia uma versão mais rara que funcionava com seis pilhas AA, identificada pelo revestimento em cor branca. Apenas algumas centenas desses consoles brancos foram produzidos.
Independente do modelo, os seis botões na parte frontal do console permitiam modificar sutilmente a jogabilidade básica do clone de Pong. Era possível mudar o tamanho das raquetes do primeiro e/ou segundo jogador, alterar a velocidade de deslocamento da bolinha e até mesmo acrescentar um novo par de raquetes no meio da quadra.
O jogo possui apenas três tipos de jogos: hockey, volleyball e tennis, que podem ser jogados com raquetes simples ou duplas, totalizando assim os seis possíveis jogos do console.
Justificando o nome do console, também era possível alterar a cor da quadra de verde para laranja ou azul. Por fim, também podia inserir obstáculos no meio da tela a fim de atrapalhar os dois usuários. As raquetes eram movidas por duas alavancas localizadas nas extremidades do aparelho, o que obrigava os dois jogadores a sentarem bem próximos ao videogame.
Todos os seis jogos são jogos de dois jogadores. Cada jogador opera um dos dois controladores (paddles analógicos) anexados ao Color TV-Game 6. No modo de singles, cada jogador controla uma única “raquete” na tela. No modo de duplas, cada jogador controla duas “raquetes” simultaneamente.
Ao longo de 1977, quatro versões do Color TV-Game 6 foram lançadas, embora existam apenas duas variantes verdadeiramente diferentes. Além disso, existe a versão lançada pela Sharp. Todos os consoles fisicamente são muito parecidos:
- Color Tv-Game 6 CTG-6S – primeira versão do console; cor branca e caixa branca; funciona com pilhas AA.
- Color Tv-Game 6 CTG-6S 9800 – cor branca e caixa branca; funciona com Baterias tipo C.
- Color Tv-Game 6 CTG-6v – segunda versão do console; cor alaranjada e caixa laranja; funciona com baterias C e tem entrada para fonte externa; botões maiores; a raquete não some da tela.
- Color Tv-Game 6 CTG-6v House Shanmen – mesma versão do CTG-6V; foi produzido para empresa de alimentos House Foods para promover seu produto de macarrão instantâneo House Shanmen; basicamente a placa superior foi trocada pela marca House Shanmen.
- Sharp Color TV-Game XG-106 e XG-106V – mesmas versões do CTG-6S e CTG-6V; a cor alaranjada do XG-106V é mais escura do que a versão da Nintendo; substituição da placa superior com a logo da Sharp.
Mercado
Como o mercado norte-americano já era bem explorado por empresas como a Atari, Coleco, Magnavox e Channel F, a Nintendo preferiu lançar os aparelhos da linha Color TV-Game apenas no Japão, onde a concorrência era menor. A decisão foi acertada, já que o primeiro Color TV-Game vendeu mais de 1 milhão de unidades, e ganhou três sucessores: o Color TV-Game 15 (em 1978, com 15 versões de Light Tennis), Color TV-Racing 112 (ainda em 1978, dessa vez um jogo de corrida) e, finalmente, Color TV-Game Block Kuzushi (de 1979, inspirado em Breakout).
Mas os primeiros consoles foram vendidos sem retorno financeiro efetivo para a empresa. Yamauchi acreditava que aparelhos similares não faziam grande sucesso devido ao alto custo para o consumidor. Dessa maneira, o presidente da Nintendo exigiu que o Color TV-Game 6 fosse o sistema mais barato do mercado, aceitando o prejuízo até que o preço do desenvolvimento fosse reduzido, uma filosofia da Nintendo que ainda perdura atualmente.
Isso foi compensado, já que mais de 350.000 pessoas no país compraram um Color TV Game 6 em sua primeira produção. Talvez ainda mais surpreendente seja o Color TV-Game 15, que continha mais do que o dobro de jogos do Color TV-Game 6 (mas a mais custo) vendeu mais de 700.000 unidades no Japão em sua primeira pridução. O Color TV-Game 6 foi vendido inicialmente por 12.000 Yens e depois por 5.000 Yens após o lançamento do Color TV-Game 15.
Os dois primeiros modelos, Color TV Game 6 e 15, venderam em média um milhão de unidades cada até 1979, enquanto que os dois modelos seguintes, Block Breaker e Racing 112, venderam meio milhão de unidades cada, somando um total de três milhões de unidades vendidas. As vendas expressivas abriram as portas para que a Nintendo pudesse investir nos fliperamas que lhe deram fama. Em 1979 foi lançado o arcade Radar Scope e, em 1980, foi a vez dos portáteis Game & Watch alcançarem o estrelato.
Galeria
Mídia
Curiosidades
- Nintendo em Inglês traduz aproximadamente a “deixar a sorte para o céu”.
- No jogo WarioWare: Smooth Moves lançado para o Wii em 2006, o Color TV Game é um mini game dentro do jogo.
- A Nintendo também se uniu a funcionários da Mitsubishi e da Sharp para ajudar a projetar os consoles de jogos do mesmo modelo do Color TV-Game 6.
Ficha Técnica
Nome: Color TV-Game 6
Geração: Primeira
Fabricante: Nintendo
Ano de lançamento: 1977 (JAP)
CPU: nenhum (apenas circuitos lógicos discretos + chips Texas Mitsubishi)
Vídeo: colorido com saída RF
Controles: Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro (paddle)
Alimentação: bateria ou fonte externa
Mídia: não possui
Jogo famoso: Pong
Atualiazado em 02/07/2022 por Daniel Gularte