Nosso acervo conta hoje com:

0
Consoles
0
Portáteis
0
Brinquedos
0
Jogos
0
Acessórios
0
Impressos
0
Colecionáveis
0
TOTAL

[saiba mais sobre a curadoria do nosso museu]

Última atualização: abril de 2021

RETROPLAY - A REVISTA DO RETROGAMER

Leia sobre o universo dos retrogames em nossas colunas e análises de jogos.

Jogo, Memória e Poética

          No texto anterior, exploramos como a relação entre jogo, memória e imaginário influencia a cultura de forma coletiva. Agora, voltamos nosso olhar para uma dimensão mais íntima e subjetiva: a poética do jogo digital e sua relação com a memória pessoal. Se a cultura molda a forma como percebemos o…

Compartilhe esse conteúdo
Veja mais

Jogo, Memória e Imaginário

          Os jogos, enquanto elementos culturais, ultrapassam o simples ato de jogar. Eles se integram ao imaginário coletivo e contribuem para a formação da memória de um povo. Desde as brincadeiras infantis, que evocam memórias afetivas e consolidam momentos de interação social, passando pelos jogos ritualísticos — como o pok ta…

Compartilhe esse conteúdo
Veja mais

Como a organização institucional impulsiona o setor de games?

          A indústria de jogos digitais, desde seus primórdios, tem sido marcada por uma cultura de trabalho informal, característica que ainda persiste em diversos segmentos do setor. Nos anos 1970 e 1980, quando a indústria começou a se consolidar com os primeiros estúdios e publicadoras, o desenvolvimento de jogos frequentemente ocorria…

Compartilhe esse conteúdo
Veja mais

Plano Setorial – Porque cada região deveria ter o seu?

          A sociedade pode ser compreendida de forma estruturada, e o conceito de setorização é um reflexo disso. Auguste Comte (1830), um dos pioneiros da sociologia, utilizou a metáfora do “organismo vivo” para explicar a sociedade, esta composta por partes que cooperam para o funcionamento do todo. Embora o positivismo de…

Compartilhe esse conteúdo
Veja mais

Soulcalibur (Namco, 1999)

Soulcalibur é um marco no gênero de jogos de luta, conhecido por suas inovações em jogabilidade e gráficos. Seu impacto foi sentido globalmente, influenciando muitos jogos subsequentes.

Compartilhe esse conteúdo
Veja mais

Mortal Kombat Gold (Midway Games, 1999)

Mortal Kombat Gold é uma versão expandida de Mortal Kombat 4, lançada para o Dreamcast em 1999, que trouxe gráficos 3D e novos personagens. O jogo consolidou a transição da série para o ambiente tridimensional e influenciou futuros títulos de luta.

Compartilhe esse conteúdo
Veja mais