Sumário
Alienígenas x Humanos
A série Contra sempre fez história nos videogames. Iniciada em 1987 com o jogo Contra nos Arcades da época, a história do jogo se baseia em um dos maiores cilchês de histórias: a invasão hostil de alienígenas ao planeta Terra, utilizando-se da força bruta para subjulgar a raça humana. O primeiro jogo da série apresentava uma taxonomia relativamente nova, chamada Run and Gun, onde o personagem principal atirava e se locomovia pelo cenário à pé, atirando em inimigos que apareciam na tela, além de ter a possibilidade de saltar. Com o desenrolar da história, os jogadores iriam descobrir que a invasão está sendo planejada por uma organização terrorista chamada Red Falcon. Então os comandantes Bill Rizer e Lance Bean são designados para destruir a organização e encerrar a invasão alienígena. O título fez tanto sucesso nos arcades que, alguns anos mais tarde, recebeu uma adaptação para NES.
Essa adaptação não era tão completa quanto a versão original, não incluíndo todas as fases. Esse impecilho,entretando, não impediu o sucesso da série, que iniciaria um legado enorme a partir daquele ponto. Várias outras continuações foram lançadas nos anos seguintes, e todas com características semelhantes ou melhoradas da fórmula criada pelo jogo original.
Até que, em 1992, a Konami decide iniciar a série nos consoles da quarta geração, lançando o título Contra III – The Alien Wars. O título, considerado um dos melhores jogos da história do Super Nintendo, continuava narrando a batalha de Bill Rizer e Lance Bean contra os alienígenas, que invadiam o planeta com todas as suas armas. O título também introduziu vários novos conceitos a jogabilidade tradicional da série, e faz muito sucesso com os fãs da série até os dias atuais.
Enredo
O ano é 2636. O planeta Terra, depois de duas tentativas de invasão de alienígenas, continua a viver em paz. Entretando, mesmo com a destruição do grupo terrorista Red Falcon, a raça humana continuava a temer uma nova
invasão. Esse medo torna-se, então, uma realidade: os alienígenas atacam o planeta uma terceira vez, não com a intenção de escravizar os humanos, mas de destruir o planeta e todos os seres vivos que o habitam, lançando um ataque utilizando-se de todo o poder de destruição que eles tinham ao seu alcance.
Assim que a invasão se inicia, os codinomes Jimbo (Bill Rizer, no original japonês) e Sully (Lance Bean) decidem atacar os alienígenas pelo primeiro ponto de ataque, a cidade de Neo City. A partir de então, os agentes do exército saem em caça aos aliens, iniciando a retomada humana na guerra contra as forças espaciais.
Conceitos Tradicionais
O maior atrativo do jogo, sem sombra é dúvidas, é o modo para dois jogadores. Como o jogo é de uma dificuldade extrema (vários inimigos aparecem na tela e basta um tiro para que seu personagem morra), a ajuda de outro jogador é extremamente bem-vinda. Até parece que o jogo foi feito para ser jogado de duas pessoas, pois desde a primeira versão da série essa opção de jogo é disponível.
Os jogadores necessitarão avançar por fases side-scrolling, no estilo Beat’em’up. enqunato avançam, eles devem atirar nos alienígenas que apareciam de todos os lados da tela em grandes quantidades, saltar sobre plataformas e pegar novas armas.
Novos Conceitos
Contra III – The Alien Wars introduziu uma série de novos conceitos a série. Os jogadores agora poderiam carregar até duas armas, inclusive atirá-las, ao mesmo tempo e novas armas foram adicionadas ao arsenal de Bill e Lance, como Homing Missiles, Lasers, e um lança-chamas. Os jogadores também se utilizavam de bombas que, uma vez acionadas, destruiam todos os inimigos da tela.
As tradicionais fases com visão em terceira pessoa por detrás dos personagens, criando um efeito de “falso 3-D” como um túnel foram removidas. Ao invés delas, foram adicionadas duas fases com visão de topo, onde o jogador utilizava dos dois botões de “ombro” do controle do Super Nintendo para rotacionar o personagem. Nessas fases, os jogadores deveriam atacar alguns acampamentos alienígenas no campo de batalha. ao destruir todos, os jogadores iriam enfrentar o chefe da fase.Já nas fases tradicionais com visão 2-D as novidade são várias. Os personagens agora poderiam se pendurar em barras de ferro suspensas pelas fases, escalar paredes, e usar alguns veículos, tais como tanques e motos. Em uma das fazes, os personagens se seguram até em mísseis que são lançados contra um alienígena voador gigante.
A seguir, alguns links de vídeos caracterizando bem os dois estilos de gameplay:
Sons
A série Contra sempre teve sua fama devido aos inovadores Gameplays e sua dificuldade extrema. Ao se concentrar em tantos inimigos na tela ameaçando seu progresso, os jogadores precisavam manter o foco e a atenção, apagando o brilho de outros charmes dos videogames, como a trilha sonora. Curiosamente, esse fato não se repetiu em Contra III. Algumas das músicas habitam até hoje os fãs da série, como o tema da primeira fase, o tema da fase das motos e a música contra chefes.
Abaixo, a trilha sonora completa do título.
Curiosidades
- Na Europa, a série é conhecida como Super Probotector. Em todos os títulos, os heróis humanos Bill Rizer e Lance Bean são substituídos pelos robôs RD008 e RC011, respectivamente.
- A maioria dos cheat codes existentes para o título existem só funionam na versão japonesa, chamada Contra Spirits.
- O jogo recebeu “ports” para Game Boy e Game Boy Advance, além de ser um dos pouquíssimos jogos de Super Nintendo que fizeram parte do Nintendo Super System, que era um arcade que disponibilizava demos de diversos títulos do console.
Ficha Técnica
Game Designer: Nobuya Nakasato
Composição: Miki Higashino/Masanori Adachi/Tappy Iwase
Taxonomia: 2-D Run ‘n Gun
Jogadores: 1 a 2 jogadores (cooperativo)
Mídia: Cartucho
Periféricos: Joystick
Referências
- Wikipedia
- GameFAQS
Atualiazado em 25/01/2010 por Daniel Gularte
Este é um excelente jogo. Adorei jogar na locadora!
Contra III é um jogão! Até me emocionei reouvindo a trilha sonora dele!