Sumário
Introdução
O que dizer de um jogo feito com o refino de uma obra prima de Michelangelo? De uma musa inspiradora para todos os jogos de plataforma rasterizados dos anos 2000? Não é exagero de fã declarado. é porque o jogo possui o ingradiente mágico de um jogo, algo inexplicável que faz você, mesmo quase vinte anos depois, sair atrás de um Super Nintendo só para explorar o Planeta Zebes e descobrir seus segredos.
Para conferir, basta pegar pela internet umas dez enquetes perguntando: qual o mellhor game que você jogou na vida? Com toda a certeza boa parte dos votos serão para Super Metroid. Isto claro, se quem votou tem o refinado gosto por jogos de primeira linha. Foi por causa de Super Metroid que a Nintendo garantiu uma tríade de franquias exclusivas, superando seus concorrentes em diversidade. Juntamente com Mario e Link, Samus Aran é uma estrela que a cada ano ganha um novo roteiro.
O desenvolvimento de Super Metroid durou dezoito meses, e claro, seu criador, Gunpei Yokoi, estava presente. Certamente com o desejo de dar a real dimensão e emebinte inóspito de Metroid, Yokoi pessoalmente acompanhou o trabalho dos designers e compositores. Supervisionou os testes e deve ter dado muitos pitacos para os 15 integrantes do time. O resultado é um jogo sublime, impecável. Por vários anos desde seu lançamento, recebeu prêmios como escolha de editores de revistas de todo o mundo. E mantem-se na lista dos 100 melhores jogos de todos os tempos, ganahndo em 2003 o primeiro lugar. Hoje ele ocupa o sétimo lugar no ranking dos melhores, segundo o site IGN.
Em 2014, o Brasil vai sediar a copa do mundo e celebrar, se Deus quiser, mais um título mundial. Eu, por antecipação, já estarei comemorando os vinte anos de Super Metroid; e ligarei o Super Nintendo da minha coleção, colocarei o cartucho original, que ainda salva, e também se Deus quiser, finalizarei o jogo em menos de três horas.
O jogo
Super Metroid segue a linha original do seu título inspirador. Samus Aran, caçador de recompensas, após suas duas aventuras anteriores, resolve entregar um filhote Metroid para estudos de laboratório, buscando usar as capacidades do organismo para o bem da ciência. Tudo corria bem quando um chamado urgente avisa que o Metroid foi roubado pelos Piratas Espaciais, os mesmos que anteriormente usavam os Metroids como armas biológicas. Inicia-se assim uma nova caçada no planeta Zebes.
Diferente de seu antecessor, Zebes agora é um enorme campo de exploração. Digo, sem ser prolixo: é enorme mesmo. Graças aos avanços gráficos e de processamento do Super Nintendo, foi possível gerar um mapa com áreas secretas e labirintos. Um mapa pode ser acessado por Samus para localização. O roteiro do jogo foi minuciosamente trabalhado e foge muito ao título original, que dava a sensação de agonia, mas seu foco era muito no labirinto do mapa e nos quebra-cabeças. Em Super Metroid, deixa-se vários rastros de dicas que forçam o jogador pensar duas vezes antes de prosseguir; o que é duas vezes mais agonizante.
Diga-se pela chegada ao planeta Zebes, inicialmente desolado, misterioso. Após adentrar nas cavernas e terrenos desconhecidos, Samus vai descobrindo novas verdades sobre os Piratas Espaciais e que Ridley e Kraid, chefes do bando estão vivos. O jogo vai ganhando corpo e a trama se desenvolvendo. Nesse processo, desenham-se as regras do jogo. e é aí que o brilho do jogo anterior aparece. O sistema de regras e jogabilidade é o mesmo da versão anterior. Em Super Metroid estão as famosas habilidades de Samus se tornar uma bola, de dar os saltos sem gravidade. Também de adquirir mísseis e novas armaduras.
É lógico que isso não é o bastante para Samus. Na nova aventura são fornecidos novos itens, que ajudam Samus a completar sua jornada até encontrar inimigos bem conhecidos, e descobrir cenários que foram explorados anteriormente. A lição é simples: para acessar determinadas áreas é preciso adquirir alguma habilidade ou arma especial. E sabe o que é melhor? Zebes está cheia de segredos, e no fim do jogo são contados os percentuais de segredos revelados, só para dar mais vontade de jogar tudo novamente. E não se espante se você acha que conseguiu tirar tudo do jogo que sempre aparece uma outra novidade.
Selecionamos alguns bons vídeos de Super Metroid para justificar porque este é um dos jogos mais marcantes de todos os tempos.
Movimentos secretos
Alguns movimentos secretos fazem parte deste jogo e são apenas revelados nas revistas especializadas da Nintendo, claro, meses depois do lançamento do jogo. Por exemplo, o Crystal FLash permite que o jogador consiga reverter a explosão de uma Power Bomb em pontos de energia.
Outras sequências de organização de itens poderão garantir poderes especiais a Samus, inclusive um deles, que utiliza os cinco tipos de tiro em um só, é carinhosamente chamado de Murder Beam o Hyper Beam. Mas cuidado, este parece ser um bug do jogo e pode acabar travando sua jogada inteira.
Música
A música do jogo foi totalmente refeita. Com excessão de pouquíssimos riffs da versão original, Super Metroid insere a trilha sonora definitiva, e que seria reutilizada em todas as aventuras posteriores. Finalmente a sensação de imersão tão desejada é garantida pelas trilhas que se desenvolvem de acordo com o progresso de Samus em Zebes. E já que o Super Nintendo tem um dos melhores processadores de áudio já feitos, ouvir as músicas de Super Metrois é uma experiência tão bomo como ver um bom filme de ficção cheio de suspense, como Alien: o oitavo passageiro.
Curiosidades
- Este jogo é erroneamente conhecido como Metroid 3, mas refere-se apenas ao terceiro jogo da franquia;
- Na linha do tempo do jogo, Super Metroid acontece bem depois de Metroid Prime, outra série famosa de Samus;
- No final do jogo, antes de fugir para a nave, volta alguns cenários para salvar umas criaturinhas presas, e você verá um final diferente;
- O sistema de mapa de ajuda de Super Metroid foi um dos primeiros nos jogos eletrônicos;
- Essa é óbvia: finalize o jogo em menos de 3 horas para ter o final com Samus Aran sem sua armadura;
- Hoje Super Metroid tem os incríveis 96% de qualificações positivas. E olha que ele tem quase vinte anos de idade e ainda sobre frente e muitos joquinhos 3D por aí!
Ficha técnica
Designer: Yoshio Sakamoto e Makoto Kanoh
Compositor: Kenji Yamamoto e Minako Hamano
Taxonomia: 2D, plataforma
Modos de jogo: 1 jogador
Mídia: cartucho
Controles: joystick
Referências
- Wikipedia
- Game Faqs
Atualiazado em 04/01/2010 por Daniel Gularte
bons tempos…atualmente voltei a jogar esse clássico!!!!
Eu ouvi falar desse jogo, então hj decidi pegar meu emulador e jogar, vou tentar zerar akie ^.^!! Queria ter zerado o jogo no SNES ORIGINAL axo que vou ver no mercado livre!!
achei o melor jogo do supernitendo e iua desputar o torneio da mk1 em arcadia mudial
eu queria jogar
Super metroid pra mim é o melhor jogo ja feito
“the last metroid is in captivity…the galaxy at peace”
essa frase marcou minha vida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
alguem sabe o nome do criador da trilha sonora do super metroide?
Kenji Yamamoto e Minako Hamano, conforme nossa ficha técnica.