Olhara para o próximo e reconhecer que uma visão da sociedade está diretamente ligada aos princípios de convívio entre a sociedade. De acordo com os estudos sociais, uma sociedade pode ser definida como o conjunto de indivíduos que habita em certo período de tempo e espaço, seguindo um padrão comum, com uma visão de coletividade sob preceitos comuns. Por isso, temos a obrigação, o dever e de se responsabilizar pelo próprio comportamento ou pelas ações de outra(s) pessoa(s).
É de nossa responsabilidade prezar por uma sociedade global, que compreende todos os indivíduos do mundo, que compartilham os mesmo direitos e o mesmo espaço. Todos nós temos direito a usufruir, de forma igualitária, do meio ambiente, do amparo da lei, da educação, da saúde, dos alimentos, da água, saneamento básico e principalmente da cultura.
Dessa forma o Museu Bojogá entende a responsabilidade social individual como o envolvimento de cada pessoa em relação à comunidade onde vive, o que pode ser expresso como um interesse para o que está acontecendo na comunidade, bem como na participação ativa na resolução de alguns dos problemas locais, voluntariando-se e contribuindo às causas sociais na forma de doações, por exemplo, tanto quanto ações cotidianas como descartar o lixo apropriadamente ou ajudar um vizinho na mudança, ou dando acesso à cultura de forma plena.
O projeto Vire o Jogo arrecada doações e promove atividades com crianças e jovens em situação de risco, trazendo de volta a alegria de viver e o sorriso no rosto de comunidades em situação de vulnerabilidade. Dentre suas inúmeras ações, o Museu Bojogá tem em sua alma levar o divertimento e o conhecimento para todos, fazendo-se valer das memórias afetivas e das experiências com os jogos para construir novas reflexões para o exercício cidadão e a compreensão da cultura como elemento agregador das pessoas. Os projetos desse programa se dividem em diversas frentes, e podemos citar algumas ações:
Criação de jogos analógicos com famílias em situação de risco
Inclusão digital
Apoio social com atividades de reintegração cidadã
Inserção no mercado de trabalho usando a produção de jogos e conteúdos
O Instituto Bojogá realizou, dos dias 9 a 13 de janeiro de 2023, uma oficina de criação de jogos de impacto para o Centro de Design do Ceará, a partir do edital de Credenciamento de Designers para realização de oficinas, palestras e cursos. a proposta chamada de Vire o Jogo – os games como ferramenta na…
O projeto Vire o Jogo: Games como ferramenta transformadora é uma proposta de formação para estudantes de escolas do ensino fundamental e médio que busca conscientizar alunos e professores das diversas maneiras que os games podem transformar a realidade ao nosso redor. Planejado como uma vivência online entre tutor, aluno, pais e professores, seu programa de…
Com as práticas de ludologia, design de games e da linguagem dos jogos o Projeto Vire o Jogo de Mesa visa aumentar a autoestima dos jovens em situação de risco das comunidades cearenses, fazendo com que reflitam, a partir do game, sobre seus atos e consequências, encarem sua realidade, enfrentem seus desafios cotidianos e conquistem…
O Bojogá foi uma das entidades que orgulhosamente apoiou a 6ª edição da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Centro Universitário Estácio do Ceará. Faz parte da política do Museu de estar próximo das ações sociais regionais contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a igualdade de todos no nosso país. Responsabilidade Social A Estácio, um…
O Museu Bojogá de Jogos Eletrônicos apoiou uma tarde de jogos para jovens da cidade dentro de um projeto do Governo do Estado no Instituto Dragão do Mar com o seu programa de inclusão social chamado Vire o Jogo. Os jovens, que buscam serem incluídos na sociedade através desses programas sociais e de apoio a…