A primeira semana do Festival Bojogá encerra-se com três jogos clássicos, que são os paradigmas dos jogos da era áurea dos fliperamas. São eles: Pac-Man, Donkey Kong e Space Invaders.
O Festival Bojogá apresentou para o público nesta primeira semana as diversas representações da cultura de jogos em seus aspectos mais íntimos, e mostrou que jogo eletrônico não é somente videogame. O Bojogá é também o Bóconhecer, o Bóaprender, o Bócurtir. Também ofereceu o espaço para os dispositivos já esquecidos e que estão quase extintos, o que é o caso dos arcades.
A cada aula, a cada interatividade, o Festival Bojogá cumpriu com o seu papel de apresentar os porquês de tantos jogadores de décadas passadas terem inicado este grande fenômeno. Nas oficinas, por exemplo, estudantes dedicados e curiosos tiveram com cada professor que passou pelo auditório do Centro Cultural do BNB uma lição sobre motivação dos jogadores, princípios de design e publicidade, e como é sério e importante cuidar da tecnologia e da qualidade, mesmo que seja um simples jogo. E como é grande a responsabilidade de um designer de jogos ao criar um programa interativo.
Nas sessões de arcades, ganhou-se mais do que horas de jogo e divertimento. Antes de jogar, discutiu-se sobre o impacto de cada personagem, dos desenhos, dos limites encontrados em cada geração. Falou-se de como os jogos antigos também são interessantes, e em muitas vezes, até melhores do que muitos jogos que se dizem bons. Mais do que uma discussão, os encontros promoveram um pensar homogêneo que continuará nas semanas seguintes.
Por fim, a organização do Festival parabeniza a cada participante desta semana, que acredita em jogos como um fenômeno e como uma expressão social. Aos que conquistaram suas medalhas, ficará também uma boa lembrança de dias que ainda podem voltar, graças a belas iniciativas de instituições como o Banco do Nordeste.
Atualiazado em 17/07/2010 por Daniel Gularte
Nossa, se eu soubesse antes, desse evento, teria ido na primeira semana. Foi a mais atrativa, ao meu gosto! Queria ter ido. Tomara que tenha ano que vem, também. Façam mais divulgação!
Não tive a oportunidade de ir na primeira semana do evento e já sinto como se tivesse perdido algo, mas nessa segunda semana estarei marcando presença. Parabéns pelo site, pelo blog, e o evento que ainda promete muito.