O Bojogá preza seu Instituto não somente do resgate e preservação histórica da memória e do patrimônio cultural dos jogos, mas também estimula a prática da pesquisa. Dessa maneira, estimulamos grupos de pesquisa diversos na construção do conhecimento, disponibilizando acesso ao nosso acervo para a pesquisa e criação de conteúdos novos e inéditos. Também estimulamos a construção de conhecimento em pesquisa de jogos para a transformação digital, construindo caminhos para usar os jogos em áreas de impacto social e econômico.
Além disso, os grupos de pesquisa, a partir da principal missão do Instituto Bojogá – diversão e conhecimento em um mundo melhor para se viver – tem um papel essencial na evolução do seu legado histórico. Os resultados obtidos por esses estudos são agregados ao museu virtual e disponibilizados tanto na descrição do acervo, como na revista Retroplay, como nas suas publicações independentes.
O Instituto Bojogá participou de um capítulo do livro (Des)construindo arqueologias digitais, onde foi convidado a compartilhar a experiência de ter construído o primeiro acervo histórico do Brasil de jogos eletrônicos e as primeiras manifestações de Gamecultura do Brasil. Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) – Arqueologia Interativa…
O Museu Bojogá, através de seu projeto de pesquisa histórica da linguagem dos jogos no mundo, lança sua primeira atualização para o conhecido Catálogo Brasileiro de Jogos Eletrônicos – versão de 2021. Sobre o Catálogo Esta publicação conta com os registros dos principais jogos eletrônicos produzidos no Brasil desde 1970 até os anos 2000, bem…
No mês de outubro de 2020, o Fórum de Cultura e Mercado de Jogos do Ceará, FCMJ-CE, realizou uma pesquisa com seus membros e segmentos para construir o primeiro portfólio do ecossistema de jogos do Estado do Ceará. Fomentaram a coleta de dados os representantes dos segmentos do Fórum, o International Game Developer Association, IGDA…
Dando continuidade aos estudos provenientes dos trabalhos publicados no Museu Bojogá, o Projeto Gamificando a Estácio 2019 foi selecionado dentro do programa de bolsas de auxílio a extensão universitária da Estácio, BAE 2019. Objetivo O projeto tem como objetivo criar jogos analógicos para as disciplinas da Estácio, a serem usados dentro das metodologias ativas de…
Como um dos projetos contemplados do primeiro edital de auxílio de bolsas de extensão BAE, o centro universitário Estácio FIC aprovou o projeto junto ao Museu Bojogá usando jogos em sua instituição. O grupo de pesquisa HUB Jogos foi criado em Fortaleza-CE para atender a demandas da Estácio na criação de jogos eletrônicos do curso…
Entre os anos de 2016 e 2018 o Centro Universitário Estácio do Ceará desenvolveu um grupo de pesquisa chamado HUB Jogos, formado pelos alunos do curso de jogos digitais, em Fortaleza-CE. Uma média de oito integrantes se revezavam para ajudar no fomento da pesquisa entre alunos com temáticas voltadas à produção de jogos em geral.…
É com um enorme prazer que o Bojogá, através do edital de incentivo à cultura digital patrocinado pela Prefeitura de Fortaleza e Companhia Acontece, lança o Catálogo Brasileiro de Jogos Eletrônicos – ano 2017. Sobre o Catálogo Esta publicação conta com os registros dos principais jogos eletrônicos produzidos no Brasil desde 1970 até os anos 2000, bem como alguns ensaios com…