Sumário
Que a carnificina comece!
Rock N’ Roll Racing é um jogo eletrônico de corrida que possui um estilo único para um título de 1993. Publicado pela Interplay e desenvolvido pela Silicon e Synapse (que hoje é a famosa Blizzard), o grande forte do jogo é a trilha sonora no estilo rock and roll, o que adiciona mais emoção às corridas, ultrapassagens e principalmente a batidas que acontecem em excesso no decorrer das fases. Outro destaque é o estilo batalha que acompanha as corridas com tiros e bombas voando para todos os lados.
O jogo foi um dos primeiros que utilizou o sistema de jogo de corrida em perspectiva isométrica. Este tipo de tecnologia e design era muito arrojado para a época e as primeiras experiências foram razoavelmente aceitas, com os títulos do NES Big Foot e R.C. Pro-Am.
Rock ´N Roll Racing é , indiscutivelmente, um clássico dos videogames. Em sites de Internet, blogs, comunidades e fãs-clubes, criou-se uma cultura de muito respeito e paixão por este jogo. Rock ´N Roll Racing também é referência no quesito som. Neste jogo, o som é o item mais importante a ser avaliado. Entenda-se som como trilha sonora e efeitos especiais.
O Game Design
A primeira tela da interface do usuário mostra três opções: “new game”: onde o jogador pode iniciar um novo jogo, “password”: onde pode-se entrar com uma senha para carregar um jogo salvo, “vs. Mode”: para jogar um jogador contra o outro.
Na opção de novo jogo o usuário escolhe se vai competir com 1 ou 2 jogadores. Após essa seleção aparecerá o nível de dificuldade para o jogador escolher (entre “rookie”, “veteran” ou “warrior”). Após configurado o tipo de jogo, será apresentada a tela de seleção de personagens, que mostra de onde vem cada um dos heróis e suas habilidades específicas.
- Snake Sanders – Homeland: Terra – +1 Acceleration, +1 Top Speed
- Cyberhawk – Homeland: Serpentis – +1 Acceleration, +1 Jumping
- Ivanzypher – Homeland: Felagull – +1 Jumping, +1 Top Speed
- Kataryna Lyons – Homeland: Panteros V – +1 Jumping, +1 Cornering
- Jake Badlands – Homeland: Xeno Prime – +1 Acceleration, +1 Cornering
- Tarquinn – Homeland: aurora – +1 Top Speed, +1 Cornering
- Olaf – Homeland: Valhalla – +1 Acceleration, +1 Top Speed, and +1 Cornering
Após a escolha do personagem aparece a tela de seleção de carros disponíveis. A cada planeta que o jogador avança, um novo veículo estará disponível para compra. A medida que você avança no jogo, estarão disponíveis novos carros. Abaixo são listados os veículos por ordem de preço.
- DIRT DEVIL ($18.000)
- MARAUDER ($18.000)
- AIRBLADE ($70.000)
- BATTLETRAK ($110.000)
- HAVOC ($130.000)
A história se desenvolve como se tudo ocorresse em um campeonato interplanetário com competições em vários planetas diferentes, cinco no total, cada um com a atmosfera variada. Na tela de status do jogo atual existem alguns itens a serem selecionados. Na interface, são mostrados o personagem do jogador, o planeta e o oponente onde atualmente o jogador está, bem como pontuação e informações das corridas daquele planeta. Os ícones na parte de baixo da tela representam opções de jogo:
- START RACE – inicia a corrida
- BUY EQUIPMENT – Nesta opção o jogador poderá comprar itens que deixarão seu carro mais poderoso, como armas, proteções, motor, nitro, dentre outros. A quantidade e a qualidade dos itens depende do Planeta que o jogador está. Todo o dinheiro que o jogador ganha é nas corridas, através de pódios e bônus.
- ADVANCE A LEVEL – Nesta tela o capitão da nave levará o jogador ao próximo planeta, mas somente se este tiver pontos suficientes para avançar de nível. O jogador só consegue pontos para avançar de planeta se obter pódios. Cada posição equivale a uma pontuação diferente.
- BUY NEW CAR – Compra outro carro
- SET OPTIONS – Configura opções do jogo (som e mostra também a senha atual do jogo)
Em rock N´Roll Racing, é necessário fazer uma certa quantidade de pontos para avançar de nível, isto é, visitar um novo planeta. Os pontos são obtidos correndo em diversas corridas. As corridas se dividem em duas classes distintas. Para passar de planeta é necessário correr nas divisões A e B. Somente assim o jogador poderá avançar de planeta. Através dos direcionais esquerda e direita, o jogador pilotará seu veículo. Existem ainda botões de aceleração, pulo, bomba e tiro.
Como o jogo emula uma perspectiva, o os direcionais imitam um volante, o jogador deverá entender que sempre que ele for fazer uma conversão, deverá imaginar que está dentro do carro (as vezes o carro está virado para a direção contrária do jogador, podendo confundi-lo). As corridas em Rock N´Roll Racing são mostradas em perspectiva isométirca, dando a sensação de tri-dimensão. Para cada planeta, os cenários e dificuldades da pista são variados. Na tela são mostradas a quantidade de voltas restantes, o nível de resistência do carro e a quantidade de armamento disponível.
Nas pistas do jogo, podem ser encontradas armadilhas, bônus em dinheiro, medicamentos, bombas e poças de lama ou óleo. Dependendo do planeta e nível de dificuldade, estes itens podem ou não aparecer. Após o fim de uma corrida, aparecem os vencedores e os prêmios conquistados. Fecha-se o ciclo de jogabilidade, e o jogador retorna para a tela de Status do jogo para decidir qual será seu próximo passo no jogo.
O modo versus foi feito exclusivamente para duelos entre dois jogadores. As configurações e escolha de personagens é a mesma, sendo que a grande diferença é a tela de jogo dividida ao meio, comum em jogos de console daquela época.
Apresentação | Fase final | Dirt Devil |
Independente do game ter sido produzido na década de 90, o jogo possui uma série de limitações e problemas de interface e usabilidade:
- Password em local de difícil acesso: na interface do jogo, para o usuário saber a senha do seu progesso em sua jogada, é necessário que ele clique no botão “game options”
- Password como código binário: sendo o password uma seqüência de matriz criada em QBASIC, não oferece muita segurança. Pode-se “gerar” códigos estranhos que até causam travamento do jogo.
- Limitações de memória: os cartuchos possuem capacidade de até 4mb, por isso as músicas (apesar de muito bem transformadas) eram poucas e acabavam se repetindo muito.
- Modos 1 e 2 jogadores: acaba sendo confuso o jogador correr um modo carreira sendo que a interface de jogo para esse formato ainda é um tanto rudimentar. Ambos os personagens precisam adquirir o mínimo de pontos para passar de planeta. E utilizando-se uma password de um jogador para 2 jogadores, funciona, deixando assim problemas de nível de segurança.
- O jogo não tem identidade visual definida (a logomarca por exemplo é diferente desde a tela do jogo como na impressão do cartucho).
Os inimigos
Em cada planeta, o jogador enfrentará os seguintes corredores, cada um com níveis de dificuldade maiores do que o anterior.
- Viper Mackay – Homeland: chem. IV
- Grinder X19 – Homeland: Drakonis
- Ragewortt – Homeland: Bog Mire
- Roadkill Kelly – Homeland: New Mojave
- Butcher Icebone – Homeland: Nho
- J.B. Slash – Homeland: Inferno
Existem ainda dois personagens que sempre estão nas corridas, chamados de NPCs, são personagens também não jogáveis: Rip e Shred.
Password
Na opção password o jogador poderá inserir um código para acessar uma configuração de corrida. Este recurso é muito bem vindo já que para se implementar baterias em um cartucho de videogame era extremamente caro. Desta forma este recurso “salvava” uma carreira, preservando as configurações e pontuações do personagem. Como este código era gerado a partir de uma matriz, era fácil descobrir senhas:
Passwords para nível “Warrior”:
- Chem VI, B Class DR8R QQTX RS6M
- Chem VI, A Class OBD8 QQRX SWJ!
- Drakonis, B Class 7CB8 Q8T5 SWJ!
- Drakonis, A Class ZCB8 Q8R5 SWJ!
- Bogmire, B Class !CB8 Q8TD SWJ!
- Bogmire, A Class KFBR Q8RD 92J!
- New Mojave, B Class SFBR Q8TN 92J!
- New Mojave, A Class JFBR Q8RN 92J!
- NHO, B Class MFBR Q8SX 92J!
- NHO, A Class CFYR Q8QX 5TJ!
- Inferno, B Class LFYR Q8S5 5TJ!
- Inferno, B Class BFYR Q8Q5 5TJ!
As Músicas de Rock ‘N Roll Racing
Rock ´N Roll Racing se destacou no mundo do videogames por ter músicas clássicas do Rock. No estilo “old school”, a trilha sonora reverencia as grandes bandas de rock da década de 70 e80. Confira a trilha sonora do jogo que poderia muito bem se tornar um cd de sucessos do Rock N’ Roll mundial.
- Paranoid (By Black Sabbath),
- Peter Gunn (By Henry Mancini)
- Highway Star (By Deep Purple)
- Born To Be Wild (By Steppenwolf)
- Bad To The Bone (By George Thorogood)
- Radar Love (By Golden Earring) (Somente na versão para Mega Drive)
O Som de Rock ‘N Roll Racing
O som do jogo é fantástico, com efeitos bem realistas, comuns dos bons jogos da quarta geração dos consoles. Mas o melhor de tudo são as narrações de Larry Huffman que deu um toque especial ao jogo.
Larry “SuperMouth” Huffman é um dos mais famosos narradores esportivos do mundo mundiais. Atuou como comentarista da ABC, CBS, NBC, Tnn, ESPN e Speedvision. Também produziu e organizou o seu próprio programa na televisão intitulado de “O Motociclismo Mundial com Larry Huffman”. Ganhou o premio de melhor comercial de radio de 1985 do sul da Califórnia e foi apelidado de “supermounth” pelo “Los Angeles Times” por conseguir falar mais de 300 palavras em um minuto. Algumas das frases do narrador:
- Let the carnage begin
- The stage is set, the green flag drops
- Is about to blow
- Last lap
- Fades in the last
- Jams in the first
- Light’s them up
- Get’s hammered
- Scores in first place, knockout
- Finishes in second
- Get’s the weak third
- Is Dominating the Race
- Looks lost out there
Curiosidades
- Para ter um super piloto, super carro, e $990,000 “4HFT C0P0 5TJ!”
- Para jogar com Olaf, Segure R + L + Select, aperte para a esquerda.
- Olaf é um dos personagens do jogo The Lost Vikings.
- Para selecionar um piloto melhor que Olaf, pressione L e R e select na tela de seleção de Snake. Depois pressione esquerda e direita.
- Um veículo dito secreto é o Scorpion, que aparece nas pistas de New Mojave.
- Uma continuação de Rock N1 Roll Racing, chamada de Red Asphalt foi lançada para o Playstation, mas como na época a Interplay estava fechando, o jogo ficou literalmente esquecido.
Ficha técnica
Desenvolvido por: Silicon & Sinapse
Publicado por: Interplay
Taxonomia: ação / corrida
Jogadores: 2
Mídia: Cartucho
Periféricos: Joystick
Referências
- Wikipedia
- artigo de releitura: Daniel Gularte – FIC
- rocknrollracing.org
Atualiazado em 17/01/2010 por Daniel Gularte