Sumário
Introdução
Os jogos de plataforma/adventure sempre tiveram um forte peso no mercado de jogos, principalmente durante a terceira e quarta geração de consoles. Mas isso não indicava algo satisfatório para o mercado: devido a superpopularidade do gênero, várias empresas lançaram jogos de baixa qaulidade, que não atingiram o sucesso esperado, sendo apenas poucas empresas que mantinham um certo nível de qualidade em seus títulos. A Nintendo, entretanto, sempre teve certa tradição com essa taxonomia, contando com franquias exclusivas no NES e no Super Nintendo como Super Mario Bros e Mega Man X.
Em 1994, a Rare, que na época era um dos vários estudios que mantinha um contrato de desenvolvimento exclusivo para as plataformas da Nintendo, lança uma série que seria bastante aclamada por fãs do gênero até os dias atuais, chamada Donkey Kong Country. O título, que foi a primeira versão de Donkey Kong não planejada por Shigeru Miyamoto, Game Designer oficial do personagem, inovava por apresentar gráficos que utilizavam modelos 3-D Pré-renderizados, tornando a série bastante realista se comparada com os outros títulos do gênero.Outro fator diferencial do jogo é o bom-humor,utilizado tanto no roteiro quanto nas situações enfrentadas pelos protagonistas. Repetindo a dose de sucesso, em 1995, é lançado Donkey Kong Country 2: Diddy Kong’s Quest, que também alcançou a glória entre os best-sellers do console.
Para fechar o ciclo da série no Super Nintendo, a Rare lança, em 1996 o título Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble. O título trouxe várias inovações a série, utilizando gráficos de ponta para a época e uma trilha sonora feita sob medida para todas as situações que o jogador iria enfrentar.
História
No inicio da saga, em Donkey Kong Country, o macaco Donkey Kong e seu sobrinho Diddy Kong se opuseram contra o temido Rei K.Roll, pois este havia roubado todo o estoque de bananas gigantes dos dois macacos. No final da primeira aventura, Donkey e Diddy derrotam o tirano rei, e acabam com o império dos crocodilos na ilha Donkey Kong.
No segundo jogo, K.Roll, agora capitão pirata, sequestra Donkey, e Diddy reúne-se com sua namorada Dixie Kong para resgatar o tio. Ao contrário da primeira aventura, que se passava em uma ilha, Donkey Kong Country 2 fazia com que os jogadores explorassem a Crocodile Island, uma ilha próxima a ilha Donkey Kong. Essa nova ilha resume-se em uma montanha que possui várias características geomorfológicas diferentes, como pântanos, áreas vulcânicas e picos congelados. Após subriem toda a montanha. Diddy e Dixie enfrentam K.Roll, que é novamente derrotado pelos gorilas.
Na terceira aventura da série os problemas são ainda maiores. Dessa vez, o agora cientista Barão K. Rollenstein sequestra Donkey Kong e Diddy Kong, que estavam de férias em uma pescaria em um novo continente, próximo as ilhas Donkey Kong, chamado Northern Kremisphere. Dixie Kong, que estava cuidando do seu primo mais novo, o filhote de gorila Kiddy Kong, resolve embarcar para esse continente, levando o primo em uma jornada ao resgate de seus amigos, iniciando o enredo do jogo.
Conceitos
Um dos conceitos de jogabilidade mais fortes iniciado desde o primeiro Donkey Kong Country é o de jogar com dois personagens ao mesmo tempo, cada um contendo características especiais que seriam utilizadas em determinados momentos da aventura. A troca pode ser feita a qualquer momento da fase, desde que o jogador ainda tenha sobre seu controle os dois macacos. Se algum dos protagonistas for atingido por um imigo, ou cair em algum dos obstáculos impostos pela fase, o jogador passará apenas o macaco que estava na “reserva” até encontrar um barril “DK”, onde o segundo membro da dupla estará preso. Caso ambos os heróis sejam atingidos, o jogador perderá uma vida e reiniciará a fase ou do começo ou do meio do fase, esse último se caso o barril “checkpoint” for localizado e destruído. Esse conceito também introduziu a possobilidade de dois jogadores jogarem em cooperatividade, onde cada um fica responsável em comandar um dos macacos. Os dois jogadores também poderiam jogar de forma competitiva, onde cada jogador comandaria uma dupla por vez. A vez estaria finalizada caso o jogador passase de fase ou perdesse uma vida.
Alguns outros conceitos foram renovados, quanto a ajuda de alguns outros animais. Alguns deles foram mantidos, como Enguarde (o peixe-espada), Squawks (o papagaio verde que cospe sementes) e Squitter (a aranha). Outro foram introduzidos ao jogo, como Quawks (o papagaio roxo que pode carregar objetos), Ellie (o elefante) e Parry (o pássaro). Outros personagens também voltaram para auxiliar o jogador, como Funky Kong, que criava meios de trasnporte para serem utilizados pelo jogador com o intuito de levá-lo a áreas não-alcançáveis, e Wrinkly Kong, que reside em uma caverna com vários acessos espalahados pelo universo onde o jogador salvaria seu progresso na bateria do cartucho. Junto com estes personagens, as fases bônus também voltavam, onde os jogadores seriam desafiados a cumprirem tarefas que exigiam precisão e reflexos apurados.
Outro ponto introduzido no jogo são as “Sub-Quests” dos irmãos ursos. De acordo com que o jogador avança pelo universo do jogo, os heróis irão encontrar vários ursos, que podem auxiliar o jogador, desafiá-lo e até mesmo dar informações sobre os segredos do continente e do jogo.
Um dos maiores mistérios do jogo, entretanto, ronda os novos personagens “Banana Birds”. Eles estão aprisionados em cavernas escondidas por todos os mapas do jogo, e são de importância extrema caso o jogador queira obter a maior porcentagem de conclusão do jogo, que é de 105%.
Universo
O continente a ser explorado pelos jogadores é, sem dúvidas, o maior da série. A novidade é que, nesse capítulo, o jogador controla o personagem pelo universo de forma mais livre, se comparado com as outras versões do jogo. Ao acessar o mapa e cada uma das sub-áreas do continente, o jogador também poderá mover os herois de forma mais livre, encontrando alguns segredos que virão a auxiliá-lo.
Cada sub-área é composta por áreas bem diversas, como lagos, florestas, cachoeiras, montanhas congeladas, canyons e até mesmo uma área industrializada, cada uma com inimigos e desafios próprios.
Confira agora alguns cenários do jogo no link abaixo
Donkey Kong Country 3 – Gameplay e Cenários
Trilha Sonora
Composta pelos ingleses Eveline Fischer e David Wise, ambos músicos dos estúdios Rare, a trilha sonora é uma das mais bem produzidas para o Super Nintendo. Com faixas que contam bastante com os sons da natureza e batidas fortes, ela é um ponto bastante expressivo da série.
Confira abaixo algumas das músicas mais memoráveis do jogo:
Curiosidades
-
Seguindo a idéia de seu antecessor, o jogador precisará caçar todas as moedas DK para obter a porcentagem máxima. Nesse jogo, entretanto, elas são apenas mais uma ferramenta para o verdadeiro final do jogo, ao contrário de Donkey Kong Country 2, onde apenas com as moedas ele teria essa chance.
- Cada um dos heróis da história possui uma habilidade especial: Donkey Kong possui muita força; Diddy Kong é o mais veloz e ágil dos macacos; Dixie Kong utiliza seus cabelos para planar pelo ar e Kiddy Kong pode quicar nas superfícies de água.
- O jogo recebeu uma versão para GameBoy Advance em 2005. A versão recebeu uma revisão mais aprofundada, recebendo alterações na trilha sonora e na localização dos irmãos ursos e dos itens secretos.
- Em certas visitas a “Wrinkly’s Save Cave”, voce pode encontar Wrinkly fazendo atividades diferentes, como dormindo, se exercitando ou até mesmo jogando seu video game: um Nintendo 64.
- O jogo possui, na realidade, três finais: o final convencional, jogando sem explorar os extras, o primeiro final secreto, que consistem em finalizar o mundo secreto e o segundo final secreto, que envolve os “Bananas Birds”, as moedas DK e outros mistérios.
- No Brasil, o título foi lançado oficialmente pela Gradiente, que era representante da Nintendo no país. Com a campanha de marketing, foi lançada uma propaganda para a televisão, que você confere clicando aqui.
Ficha Técnica
Game Design: Gary Richards
Compositores: David Wise / Eveline Fischer
Taxonomia: 2.5-D / Plataforma
Jogadores: 1-2 jogadores (Cooperativo / Competitivo)
Mídia: Cartucho
Periférico: Joystick
Referências
- GameFaqs
- Wikipedia
Atualiazado em 18/01/2010 por Daniel Gularte
EU QUERIA SABER QUANDO MOEDAS ”B” E PASSAROS E DK TEN NO TOTAL,E EU NÃO ESTOU CONCEGUIINDO CHEGAR AO SEGUNDO ESTAGIO DO CREMATOA
são 85 moedas “B”
mas os pássaros eu não sei ao certo pois eu só encontrei 9 pássaros DK
já para fazer todas as fazes do crematoa, quando vc entra no jodo no meno de seleção de jogos salvos vc devera pressionar ” L, R, R, L, R, R, L, R, L, R. e digitar ” WATER ” dai vc terar q guardar o barco e entra na primeira cachoeira (esta localizada na esquerda do mapa do jogo) e como se estivesse libertando algum pássaro mas vc ganhara todas as moedas ” B ” que vc ainda nao encontrou para poder fazer todas as fazes do crematoa
quantas moedas DK tem no total?
affe n passo a fae de crystal do donkey kong do ps2 1996 aonde vem tdo q é tipo de jogo
aquela faze chego nas corda q me desliza pra aixo como fasso pra passa-lás?
como que joga donk kong gente
nau sei onde os passaros bananas estão ate agora so achei 4 passaros onde estão os outros ?
q bom
preciso comprar um cartucho donkey kong 3 original barato,sou da bahia como faço pra compar? aguardo um breve retorno
Procure alguns leilões virtuais que você pode achar.
onde ficam todos barris secretos de cada fase? conheço alguns e foram sem querer,rsrsrs… ja dei dois finais diferente muito bom esse jogo….
Respondendo as dúvidas:
Rafael e Karina:
Para ter acesso ao Krematoa (Area secreta de Donkey Kong Country 3), voce deve circular as pedras com qualquer bote no sentido horário 3 vezes, sem bater nas pedras. Se realizado de forma correta, o mundo surgirá das águas.
Karina:
Para pegar os pássaros, você deve solucionar os desafios de memória, que estão escondidos (um em cada área, alguns em seções diferentes do mapa-mundi). Porém, para coletar todos, você deve coletar todas as moedas DK escondidas em cada fase do jogo.
Espero ter ajudado vocês.
COMO ENTRO NO MUNDO ESCONDIDO DAS PEDRAS DA ÁGUA?É BLOQUEADO POR ALGUMA COISA?POR ONDE QUE EU VOU LÁ, DEVO PEGAR ALGUMA COISA??ALGUMA PASSAGEM ESCONDIDA?ONDE EU PEGO TODOS OS PÁSSAROS?COMO VOU NA NEV DO FUNFO? DESDE JÁ AGUARDO INFORMAÇÕES E RETORNO!
COMOENTRO NO MUNDO ESCONDIDO DAS PEDRAS DA ÁGUA?É BLOQUEADO POR ALGUMA COISA QUE Ñ DÁ PARA ENTRAR.ORBIGADO!!!