Sumário
As origens
O ano era 1991. As empresas que dominavam o mercado travavam uma verdadeira guerra, onde a Nintendo dominava o mercado japonês e a SEGA tinha a preferência do mercado americano. Essa disputa acabou por se estender para várias franquias da mesma taxonomia que, inspirados pela disputa comercial, também atacavam os jogos rivais. O comércio de jogos, a partir desses pontos, se afundou em disputas, e cada jogador escolhia sua bandeira e a defendia com devoção.
Uma das estratégias que haviam sido adotadas pelas empresas foi a de adotar mascotes carismáticos, para conquistar mais “seguidores fiéis”. A Nintendo resolveu então adotar o encanador Mario como sua mascote, e, sem imaginar, criou um dos maiores símbolos da história do videogame logo de primeira tentativa. Já a SEGA, que também havia adotado a idéia da mascote, já havia testado duas mascotes: a nave Opa-Opa da série Fantasy Zone, e o garoto Alex Kidd, da franquia homônima. Infelizmente, elas não alcançaram o mesmo brilho de “Mario”.
Precisando renovar, a SEGA então promoveu um concurso interno para estrelar um novo jogo de plataforma. O personagem deveria ser baseado no diferencial do novo console da empresa, o Mega Drive. Vários personagens foram então submetidos ao concurso. O personagem vencedor do concurso foi um ouriço azul, que era capaz de correr em altíssima velocidade, fazendo assim referência a velocidade de processamento do Mega Drive, o que era um diferencial na época. O personagem foi batizado como Sonic The Hedgehog, e, com ele, a SEGA iniciou uma das mais famosas franquias de videogames do mundo.
O jogo
Em Sonic the Hedgehog o jogador comanda Sonic, um ouriço que possui uma verdadeira fixação por velocidade. O objetivo do jogador era impedir que o maligna Dr. Robotnik reunisse as seis esmeraldas do caos (Chaos Emeralds, no original) e salvar o mundo da ameaça de ser robotizado pelo insano cientista.
Sonic possuia várias habilidades, como pular, rolar e correr em alta velocidade. Essa última era a mais utilizada pelos jogadores, já que as fases contavam com rampas, saltos e loopings, e, para se sobressair desses obstáculos, o jogador precisaria estar correndo em uma velocidade considerável. O jogador também precisava derrotar os inimigos, que eram animais que haviam sido transformados em robôs por Robotnik, e saltar por inúmeros abismos e espinhos, tudo nisso enquanto colecionava o maior número possível de anéis dourados. Esses anéis eram necessários para que o jogador se mantesse vivo, caso fosse atingido por algum inimigo, ou se caísse sobre os espinhos. a cada cem moedas colecionadas, o jogador ganhava uma vida e, ao final de cada fase, recebia um bônus na pontuação. Tal fato fazia com que a maioria dos jogadores saísse caçando todos eles.
Outra coisa na qual o jogador deveria prestar atenção, era no tempo: cada fase tinha o tempo limite de dez minutos. Caso o jogador não conseguisse terminar a fase nesse tempo, recebia uma punição de uma vida, e teria de iniciar a fase desde o início, ou desde o último “checkpoint” atingido por Sonic. Esses “checkpoints” eram espalhados por pontos diversos das fases, que não possuiam um só caminho a ser percorrido.
As fases eram dividias em “zonas”, sendo seis zonas ao todo. Cada zona era dividida em três “atos” e, no final do terceiro ato, Sonic enfrentaria Robotnik, que ataca em algum veículo criado pelo próprio. Cada zona tem suas peculiaridades e características próprias, e todas são bem distintas: algumas eram em cenários paradisíacos, outras totalmente inundadas, onde Sonic avançaria por debaixo d’água, precisando voltar a superfície em um determinado tempo para recuperar o fôlego, ou adquirir uma bolha de oxigênio, que brotava de alguns pontos das fases.
Trilha Sonora
Sempre um ponto marcante em jogos de plataforma, a trilha sonora do jogo é considerada uma das mais clássicas da história. Vários temas memoráveis foram lançados, como de Green Hill Zone, graças ao talento de Masato Nakamura, compositor da trilha. Masato também trabalharia no segundo título da franquia.
Confira a trilha sonora nos links abaixo:
Estratégia de Marketing
Sonic The Hedgehog, logo quando lançado, substituiu o jogo Altered Beast no “bundle” oficial do console. Os jogadores, ao comprar seu Mega Drive nas lojas, também levavam pra casa a sua cópia do jogo. Isso ajudou a popularizar e aumentar o número de vendas. Já os jogadores mais antigos do console, para obter o jogo, só precisava comprar o cartucho do console, que também era vendido separadamente.
Além dos investimentos, a SEGA também passou a investir no próprio personagem Sonic. A empresa passou a vender a licença do personagem para canecas, bichinhos de pelúcia, desenhos animados, revistas em quadrinhos e vários outros produtos.
A própria SEGA chegou a patrocinar quase que exclusivamente o Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1 de 1993, que foi vencido por Ayrton Senna em uma brilhante atuação do piloto. Na transmissão da corrida se via o letreiro da empresa em quase toda a proteção lateral da pista e em outdoors gigantes com fotos de Sonic espalhados pelo circuito. Até o troféu da corrida tinha o formato do ouriço.
Veja os vídeos da largada da corrida, da primeira e da última volta e do pódio nos links abaixo:
O Legado
A franquia Sonic The Hedgehog, em suma, passou por altos e baixos. Os primeiros jogos do ouriço são considerados os “dias de ouro” da série. Os títulos mais tradicionais da série como o próprio Sonic The Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic The Hedgehog 3 e Sonic & Knuckles são jogos de respaldo quando a discussão é em torno de jogos de plataforma. O sucesso desses títulos, porém, não foi tão estrondoso nos títulos da franquia lançados no SEGA CD e no SEGA Saturn. O Master System e o Game Gear também não ficaram de fora e ganharam alguns bons títulos, mas nada comparável ao que se tinha no Mega Drive.
Em 1998, com o lançamento do Dreamcast no mercado, a série recebeu um novo início. A franquia se renovou com o título Sonic Adventure, um sucesso absoluto de vendas no console. Repetindo o sucesso alcançado pelo seu antecessor, Sonic Adventure 2 é lançado em 2001. O segundo título foi responsável pelo lançamento do “Alter-ego” de Sonic, o ouriço Shadow. O segundo título dessa série é considerada a melhor aventura de Sonic em um cenário totalmente 3D.
Então, no final de 2001, a SEGA anuncia a descontinuidade do Dreamcast. Curiosamente, a partir desse ponto, nenhum outro jogo da franquia agradou tanto os fãs. Vários jogos foram lançados para tentar levantar os números de venda para a franquia, mas os fãs continuavam reclamando. Segundo os mesmos, a franquia não tinha mais o mesmo charme de quando foi lançado, e que isso estava fazendo uma diferença essencial nos jogos.
Recentemente, a SEGA anunciou um jogo exclusivo para download chamado Project Needlemouse. Foi anunciado que o jogo consistiria na tradicional jogabilidade 2D e seria estrelado exclusivamente por Sonic, o que deixou os fãs em uma expectativa enorme por resgatar alguns dos pontos dos clássicos da época. Esse projeto já foi renomeado para Sonic The Hedgehog 4: Part 1 e é uma continuação direta de Sonic & Knucles, retomando assim a história da franquia na época do Mega Drive. O jogo foi confirmado para todos os consoles da geração atual, e eles será distribuido via download (Playstation Network, no caso do PlayStation 3, XBLA para o XBOX 360 e Virtual Console no Wii).
Conclusão
Sonic the Hedgehog é, sem duvidas, uma das franquias mais importantes da história dos videogames. Mesmo que a franquia esteja em carência de títulos de qualidade segundo os fãs, o personagem atingiu em 100% o objetivo da empresa quando foi criado: lançar uma mascote que marcasse o mercado. Vale ressaltar que o objetivo foi cumprdio não só pelos jogos, mas também por um pesado investimento da empresa em divulgar o título. Ainda assim, até hoje, existem fãs loucos para terem sua sede de velocidade saciada pelo ouriço.
Curiosidades
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A cor azul do personagem remete ao azul tradicional que marca o letreiro da SEGA. Já as botas foram baseadas nos sapatos do astro pop Michael Jackson, que utilizava os sapatos com meias brancas e grossas, dobradas sobre a boca do sapato. Sobre Michael Jackson, foi divulgado recentemente que ele havia trabalhado diretamente na trilha sonora de Sonic the Hedgehog 3. Na época, o nome dele foi removido dos créditos devido as acusações de pedofilia que Michael vinha sofrendo.
- Por muito pouco, Sonic não era um coelho ou um crocodilo. Esses outros animais também foram submetidos ao concurso do estúdio AM7, que logo seria rebatizado como Sonic Team. Alguns dos personagens submetidos ao concurso foram reaproveitados e incluídos na série, como o caso do Dr. Robotnik (que foi baseado em uma versão do ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt de pijamas) e de Vector The Armadillo.
- A trilha sonora da versão de Master System foi supervisionada por Masato Nakamura e por ninguem menos que Yuzo Koshiro, músico responsável pela trilha sonora de grandes clássicos da SEGA como Streets of Rage e Shinobi.
Ficha Técnica
Game Design: Hirokazu Yazuhara
Compositor: Masato Nakamura
Taxonomia: 2D/Plataforma
Jogadores: 1 Jogador
Mídia: Cartucho
Periféricos: Joystick
Referências
- Wikipedia
- GameFaqs
Atualiazado em 28/01/2010 por Daniel Gularte
Tem um, sim, se chama Play Sega. Tem também o Console Classix. Mas é melhor emular.
E, Caio, tem uma foto ali da Marble Zone que você legendou como sendo a Labyrinth.
GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUM SITE PARA JOGAR O SONIC THE HEDGEHOG DE 1991 DA SEGA, ON LINE. ² ;**
GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUM SITE PARA JOGAR O SONIC THE HEDGEHOG DE 1991 DA SEGA, ON LINE.