Sumário
Introdução
Chegando um ano após o grande sucesso do original, Sonic The Hedgeog 2 talvez tenha sido o responsável pelo ano mais disputado para os consoles de 16 bits. A SEGA pela primeira vez estava conseguindo bater de frente com a concorrente, se igualando e até ultrapassando durante algum tempo a Nintendo no mercado mundial. A Nintendo só conseguiu amenizar mais a situação com o lançamento do megahit dos arcades Street Fighter II The World Warrior.
Vendo o grande sucesso do jogo, poucos imaginam que a produção se iniciou com muitas discussões e stress. Tudo porque a produção do jogo dessa vez iria se daria na filial americana da SEGA, o que gerou um grande desconforto com o SONIC TEAM, especialmente com Yuji Naka, o principal responsável pelo sucesso do título anterior. Muitas negociações e dólares depois, Yuji resolve colaborar no que talvez seja o maior sucesso da SEGA até hoje.
Roteiro – A chegada do garoto prodígio
Depois de tantas aventuras, Sonic resolve tirar suas merecidas férias. Ele resolve dar um giro pelo oceano com seu velho avião biplano, o Tornado. Sobrevoando a pequena ilha paradisíaca West Side Island, Sonic resolve que este será o resort ideal para suas férias. Depois de alguns dias, ele percebe que está sendo seguido, por um garoto raposa. Ele tenta fugir, mas o sujeito persistente consegue alcançar o ouriço. Sonic se impressiona com a habilidade do garoto, e começa a fazer amizade com ele. Ele se apresenta como Miles Prower, conhecido pelo apelido Tails, pois nasceu com uma mutação: ele possúi duas caudas. Naquela tarde Sonic também percebe que o garoto tem um dom especial para mecher em coisas mecânicas, vendo como ele consegue fazer pequenos ajustes em seu avião Tornado. Mas os dias de paz para Sonic e Tails estavam chegando ao fim… uma explosão acontece no centro da ilha. Com a vegetação estava sendo detruída e vários robôs cercavam o local. Era óbvio que Dr. Eggman conseguiu escapar, e claro ele planeja um novo ataque. Percebendo o potencial heróico de seu inimigo, o cientista não poupa esforços e constrói muito mais robôs, naves e até uma fortaleza voadora gigante capaz de causar destruição do espaço, o Death Egg (baseado na Death Star de Star Wars). Seus planos incluem usar mais animais como fonte dos robôs e uma nova busca por esmeraldas do caos, as 7 de West Side. Se 6 já eram capazes de coisas incríveis, o poder das 7 esmeraldas é capaz de transformar o corpo, dando força, resistência e velocidade sobre humanas. Eggman usará as 7 esmeraldas para dar poder suficiente a sua estação espacial se tornar uma máquina imbatível. O jovem ouriço mais uma vez parte para acabar com o cientista sedento de poder, mas dessa vez Sonic ganhou um parceiro.
Comandos e Itens
O esquema de Sonic 2 continua o mesmo do anterior, mas fica nítida uma melhora no controle, e também percebe-se que o personagem está ainda mais rápido.
Todos os movimentos do anterior continuam, e servem tanto pra Sonic, como para Tails: olhar o cenário(pra cima e pra baixo), pular(arma principal) e girar no chão (diagonais inferiores enquanto corre, serve como ataque e quebra paredes). O único movimento novo é o seguinte: abaixe-se, segure o direcional e aperte algumas vezes o botão. Sonic vai “girar parado”, acumulando energia e quando você soltar, ele sai em disparada, muito útil para subir loopings e ladeiras.
As RINGS continuam protegendo o personagem, ser atingindo sem elas significa perder uma vida. Cada 100 RINGS valem, uma vida e encontrar um poste de check point possuindo 50 ou mais levam ao Special Stage, mas atenção, quando sair dele seu número de RINGS volta a zero.
Lembrando que agora são 7 esmeraldas, e após consegui-las, Sonic pode invocar seus poderes e virar o Super Sonic. Para isso é preciso ter pelo menos 50 RINGS, daí é só dar um pulo e ele se transforma. Super Sonic só morre se cair em buracos ou for esmagado, mas o poder se extingue com o tempo. Para mantê-lo, abasteça o personagem com RINGS. Cada RING equivale a 1 segundo.
Os monitores, continuam sendo os mesmos, RING valem 10 RINGS, Círculo Azul é um escudo que protege de um ataque, tênis é a super velocidade, estrelas valem invencibilidade e o rosto do personagem vale uma vida.
Sobre o Jogo
Com a melhoria gráfica do jogo, as fases também ficaram bem mais variadas e com muito mais locais pra se explorar. Dessa vez são 9 zonas, contra 6 do original, mas neste, cada zona traz duas fases, excluindo Metropolis Zone que é a única com três. Vamos dar uma olhada geral em cada fase:
- Emerald Hill – Uma montanha cheia de lagos, áreas verdes e cavernas pra se explorar. Por ser o ambiente inicial não é muito difícil de se explorar ou chegar ao final das fases. Aproveite aqui para conseguir muitos special stages.
- Chemical Plant – Em contraste com a fase anterior, esta tem uma aparência urbana completamente poluída, além de diversos caminhos a se explorar. É também uma fase cheia de tubulações, onde as vezes é obrigatório mergulhar na água suja.
- Aquatic Ruin – Nas ruínas no meio da selva, você poderá seguir rapidamente por terra, ou encarar um desafio aquático semelhante a Labirinth Zone do jogo anterior. Se quiser seguir por terra, use os caminhos do topo.
- Cassino Night – Essa talvez seja a mais famosa fase de Sonic. É um cassino gigante, um cenários completamente louco, tão cheio de armadilhas quanto de jogos de azar. Apesar disso há poucos inimigos nesta área.
- Hill Top – Os perigos desta zona são os precipícios devido a altura do local e dentro das cavernas existem grandes rios de lava. Escolha sua preferência pelo perigo.
- Mystic Cave – Aqui todo cuidado é pouco, espinhos brotam das paredes e do chão, pontes se desmontam nos seus pés e até blocos gigantescos tentam esmagá-lo. É difícil falar isso pro Sonic, mas muitas vezes correr por aqui pode não ser uma boa idéia.
- Oil Ocean – Uma fase ainda mais poluída que Chemical Plant, o oceano ficou preto de tão sujo de óleo. Tire proveito de muitas das máquinas desta fase, que podem fazer os heróis literalmente decolarem.
- Metropolis – Esta zona é uma espécie de Scrap Brain, só que muito maior e mais perigosa. Sonic e Tails terão que andar em esteiras, parafusos gigantes e até tomar cuidado pra não cair em metal super aquecido. Os inimigos mais traiçoeiros do jogo também estão aqui, portanto cuidado.
- Sky Chase / Wing Fortress – A primeira fase no avião de Tails é bem tranqüila, apenas pra preparar Sonic pra invasão da grande fortaleza. Além da artilharia inimiga, eles tentam a todo momento fazer os heróis caírem das alturas.
Depois de encarar os desafios acima, ainda surge o Death Egg. Não há fase, mas são dois chefes pra enfrentar, primeiro a versão 1.0 do Metal Sonic, um robô que copia os movimentos de Sonic e por fim o Eggman em sua maior máquina até aqui.
Mas ainda não acabou, depois de encarar o jogo, é hora de testar suas habilidades contra um amigo no modo 2 players. Neste modo, a tela se divide e o objetivo é quem consegue primeiro terminar as fases Emerald Hill, Cassino Night, Mystic Cave e Special Stage. Caso haja empate em uma das zonas, acontecerá mais um Special Stage para decidir. Nesse modo os itens são aleatórios, e há um “jogo sujo”, um novo item chamado Teleport. Esse item faz com que as posições dos jogadores mudem, ou seja, se você estiver a segundos do final da fase, e seu amigo usar um, ele é quem estará no final. É possível na tela de opções habilitar o modo Teleport Only, onde todos os monitores viram Teleport, e aí a bagunça vai estar armada.
Trilha Sonora
Apesar da trilha sonora dos jogos de Sonic no Mega Drive seguirem o mesmo estilo, cada versão usou compositores diferentes, e quem jogou sabe que os jogos de Sonic tem melodias belíssimas, que levam sempre os canais de som do Mega Drive ao seu limite. Para esta versão, a SEGA chamou a dupla de música pop do Japão, Dreams Come True. Apesar de ser o primeiro trabalho deles na área de games, eles se sentiram tão a vontade que acabaram fazendo composições que não desgrudam da nossa cabeça.
Confira a trilha sonora desde jogo que marcou época para o Mega Drive:
Conclusão
Se Sonic 1 já era um sucesso, a seqüência elevou o ouriço ao status de máquina de fazer dinheiro, com direito a festa de lançamento do jogo, milhares de produtos e guloseimas trazendo os dois protagonistas e a estréia de uma série de animação na TV. Sonic 2 é até hoje o mais pop, o mais lembrado e o título que mais vendeu do personagem. Se há muitas cobranças por parte dos fãs em relação aos criticados jogos mais recentes de Sonic, aqui está um dos principais motivos: Sonic the Hedgeog 2 era muito brilhante para algo tão “pequeno” que está sendo feito atualmente com o personagem.
Vídeos
- Gameplay
- Comercial do Japão
- 2º Comercial do Japão
- Comercial dos Estados Unidos
- Comercial dos Estados Unidos – Paródia de TV SHOP
Curiosidades
- Pouco antes do lançamento, uma versão beta do jogo, normalmente enviadas para revistas especializadas, acabou caindo nas mãos de piratas, que começaram a espalhar o jogo no mercado negro antes do lançamento. Mas a versão era bastante incompleta e cheia de bugs, mas também trazia inimigos e fases que acabaram se perdendo no produto final.
- As zonas exclusivas do beta são Wood Zone(apenas o cenários estava lá), Dust Hill Zone(foi transformada em Mystic Cave), Genocide City Zone(Não havia nada pronto) e Hidden Palace Zone(a mais completa delas).
- No projeto inicial, Tails moraria na solidão do Hidden Palace, protegendo as esmeraldas. Por parecer um destino sombrio para um personagem que é uma criança “bonitinha”, a idéia foi descartada, mas reaproveitada com o bad boy Knuckles, personagem do jogo seguinte, Sonic 3 & Knuckles. O Hidden Palace também foi reaproveitado no jogo, mas com um novo visual.
- Este jogo tem muitos truques que envolvem sequências de números no Sound Test, e uma dessas sequências é data de lançamento do jogo.
- Data esta que sempre se dava numa terça-feira, antigamente todos os jogos de Sonic eram lançados num evento chamado Sonic Tuesday.
- A música de encerramento de Sonic 2, “Sweety Dreams”, é uma das favoritas dos fãs, e foi remixada pelo rapper Akon, para a estréia de Sonic no Play Station 3 e Xbox 360. Você confere a versão de Akon para “Sweety Dreams” clicando AQUI.
- É óbvio que o Super Sonic é baseado nos Super Sayajins da série Dragon Ball
- A primeira série de TV do Sonic, trazia Sonic e Tails em roteiros de comédia infantil, o que não agradou muito aos fãs. Algum tempo depois foi criado uma segunda serie que trazia novamente Sonic e Tails convivendo com personagens que nunca existiram nos games. Esta série baseada num quadrinho da Archie Comics seguia a linha contrária da anterior, onde Sonic e seu grupo formavam uma rebelião para derrubar a opressão causada pelo Dr. Robotinick e sua máquina de “robotizar” os animais.
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Sonic Team
Publicado por: Sega
Diretor: Masaharu Yoshii
Character Design: Judy Toyota
Planejamento: Hirokazu Yasuhara
Programadores: Yuji Naka e Mark Cerny
Compositores: Dreams Come True e Masato Nakamura
Platforma original: Mega Drive/Genesis
Conversões: PlayStation 2, PSP, Nintendo GameCube, Xbox, Celulares, PC, Mac OS X, Wii (Virtual Console), Xbox360 (Live Arcade), PlayStation 3 (PSNetwork) e Nintendo DS
Gênero: Platforma
Jogadores: 1 ou 2
Mídia original: Cartucho de 8 mega
Periférico: Joystick
Atualiazado em 06/02/2013 por Daniel Gularte
MUITO BOM! adorei a materia, esse jogou realmente marcou minha infancia.