Sumário
Introdução
Durante a terceira geração de games, vários títulos foram usados como métodos de promoção de vários outros produtos, de diferentes mercados. São inúmeros os jogos que carregam valores e características de outros produtos como desenhos animados, séries de tv, filmes e livros.
Aproveitando-se dessa idéia, os estúdios Disney de animação, em contato com a SEGA, liberaram a imagem do personagem Mickey Mouse para estrelar um jogo planejado pela desenvolvedora de jogos. Então, em 1990, é lançado o jogo Castle of Illusion para Mega Drive. Com o sucesso que o título fez, foi iniciada uma parceria entre Disney e SEGA, gerando vários títulos da série “Illusion” para o Mega Drive e para o Master System.
Enredo
Mickey e Minnie viviam felizes em Vera City, uma terra onde todos viviam em paz e harmonia. Todos, menos a bruxa Mizrabel, que sentia ciúmes da felicidade e da beleza de Minnie. Um dia, ao passear por um bosque, Mickey e Minnie são atacados pela bruxa, que rapta Minnie com a intenção de roubar sua aparência. Mickey, atônito ao ver sua namorada ser sequestrada, corre em caça da bruxa, que voa em sua vassoura em direção ao Castle of Illusion, local onde toda a trama do jogo acontece.
Ao se aproximar do castelo, um sábio alerta Mickey dos perigos que irá enfrentar dentro do castleo, onde cada sala é encantada. Mickey é instruído a caçar as sete gemas do arco-íris para obter um poder mágico forte o suficiente para derrotar Mizrabel e salvar Minnie das garras da bruxa. Após rceber todas as instruções, Mickey entra no castelo em resgate a sua amada.
O jogo
O título se utiliza bem dos universos mágicos criados pela Disney em seus filmes e desenhos para criar os seus universos. O jogador aventura-se por sete estágios (dois deles mistos) em busca das gemas do arco-íris, dentre eles uma floresta, a terra dos brinquedos e uma bilbioteca. Em cada um desses estágios existe um “Mestre da Ilusão”, que se utiliza do poder das gemas para derrotar Mickey. Ao chegar no final de cada sala, o jogador deverá enfrentar o mestre da sala, e recuperar a gema em poder do mestre da sala. Para juntar as sete gemas, Mickey precisará derrotar cada um dos “mestres da ilusão”.
O jogo também conta com alguns clichês dos jogos de plataforma: para derrotar alguns inimigos, o jogador deve saltar dobre a cabeça de seus adversários. Ele também encontrará pelo caminho baús contendo alguns itens, que poderão recuperar a energia de Mickey ou até mesmo aumentá-la. Não existe itens que aumentem as habilidades como correr mais depressa ou saltar mais alto, o que torna um jogo um título extremamente dificil se comparado a outros jogos de plataforma da época.
Outro fator que dificulta o jogo é um bug existente em vários outros jogos de plataforma, porém é conhecido como “Efeito MegaMan”. Esse bug, que recebe o nome porque é melhor notado em jogos dessa franquia, consiste em “ressucitar” aos inimigos ao voltar aos pontos onde os os mesmos aparecem originalmente.
Confira um vídeo com os primeiros sete minutos de jogo abaixo:
Músicas
Os efeitos sonoros ficaram sobre a responsabilidade dos estúdios Kamiya, que, devido ao bom trabalho utilizado desenvolvido em Castle of Illusion, acabou por produzir a tirlha sonora de vários outros jogos da Disney.
Confira nos links abaixo a trilha sonora completa desse clássico.
Recepção
O jogo foi muitíssmo bem aceito pelos fãs do gênero “plataforma”. Pelo fato de ter um modo de seleção de dificuldade, o jogo se tornou bastante popular com as crianças e com os adultos, por ser um jogo que podia ser fácil demais ou extremamente difícil. Além disso, apenas pelo fato de carregar a imagem do carismático personagem Mickey Mouse, o titulo foi um sucesso total de vendas na época. Algum tempo depois de ser lançado, o título recebeu um porte para o Master System, aumentando ainda mais o sucesso obtido e, oito anos mais tarde, foi relançado no Sega Saturn, pela série de relançamentos de sucessos da SEGA chamada SEGA Ages: I Love Mickey, onde o jogo foi acompanhado de outro sucesso da parceria Disney/SEGA, Quackshot.
O sucesso foi tão imenso que gerou uma série de contos com os personagens da Disney, onde todos os outros jogos possuiam no nome a palavra “Illusion”. Todos esses novos jogos eram estrelados por Mickey e outros personagens de sucesso da empresa de animação, como Donald Duck, Goofy e Pete.
Curiosidades
-
Os títulos da série “Illusion” alavancaram o sucesso de Mickey nos videogames. Esse sucesso ajudou na decisão da Disney criar nos estúdios Buena Vista uma divisão de jogos, iniciada como Buena Vista Games , hoje conhecida como Disney Interactive Studios, que é o estúdio responsável por franquias de sucesso até hoje, como Kingdom Hearts.
- Na versão Mega Drive a bruxa Mizrabel chega a roubar a juventude de Minnie, e ao aparecer mais jovem, possui uma semelhança absurda com a Rainha do filme Branca de Neve e os Sete Anões, primeiro Longa-Metragem de animação em células da Disney.
- O jogo, apesar da temática cultural de origem totalmente americana, foi desenvolvido pelo estúdioAM7, da divisão japonesa da SEGA. O estúdio também foi responsável por vários outros sucessos da SEGA como Streets of Rage e a série Shinobi e hoje se chama OverWorks.
- Em 2009, depois de 7 anos sem nenhum jogo desenvolvido com Mickey como personagem principal, foi anunciado o jogo Epic Mickey, para Wii. Tudo o que se tem certeza do título, que foi anunciado para 2010, é que ele fará referências a desenhos mais antigos da Disney.
Ficha Técnica
Desenvolvido por: SEGA of Japan (AM7 Studios)
Publicado por: SEGA
Taxonomia: 2D/Plataforma
Jogadores: 1
Mídia: Cartucho
Periféricos: Joystick
Atualiazado em 13/01/2010 por Daniel Gularte