Sumário
Introdução
Sonic Spinball chegou no final de 1993, para Mega Drive. A produção do jogo foi feita no ocidente com a produtora Yutaka Sugano, que havia feito trabalhos no Special Stage de Sonic 2. A idéia era trazer a inspiração das fases estilo Casino Night ou Spring Yard dos jogos clássicos, criando um jogo que fosse um pinball com momentos e inspirações dos jogos de plataforma. Foi um jogo que dividiu a opinião dos fãs, alguns acham divertido e outros um jogo completamente desnecessário.
Acompanhe a resenha para entender porque.
Roteiro
O Roteiro usa elementos do cartoon do Sonic, assim como a participação de alguns personagens originais da animação:
Eggman invadiu o Monte Mobius fazendo do local uma grande base mecânica batizada de Veg-O-Fortress. A base usa energia apartir da lava vulcânica de dentro do monte, e como mão de obra escrava para ele é fácil, vários animais presos em corpos de robôs estão sendo utilizados. Sonic e Tails tentam partir para um ataque aéreo contra a base, mas o avião acaba sendo abatido e o ouriço vai parar no sistema de esgotos de Veg-O-Fortress. Sonic descobre que será possível destruir a base de dnetro pra fora, fazendo com que o vulcão entre em erupção, mas para que isso ocorra é necessário juntar as esmeraldas que mantém a estabilidade de Monte Mobius. Para isso terá que combater o Sistema de Defesa Pinball, criado com intenção de proteger as esmeraldas.
Conhecendo as Fases
Os ambientes são as áreas da base como sistema de esgoto, estação de energia geotermal, a fábrica de robôs, e a área de lançamento:
Toxic Caves (Toxic Pools no Master e Game Gear): O esgoto está cheio de cavernas com lixo toxico e carrinhos de minas. Para sair desta fedorenta região, é preciso encontrar 3 Esmeraldas. A fase foi completamente reformulada no jogo de 8 bits.
Lava Powerhouse: Aqui é gerada energia para toda a base a partir da Lava. No meio de tanto fogo e maquinaria estão escondidas 3 esmeraldas.
The Machine: A fábrica de robôs esconde 5 esmeraldas. Procure por uma prisão gigante no meio dessa área.
Showdown: Eggman está tentando escapar, e antes de impedir sua fuga, Sonic ainda tem que achar mais 5 esmeraldas para que a base exploda de vez.
Special Stage:
O bonus deste game é mais uma máquina de pinball, mas dessa vez uma tradicional, ou seja, não adianta apertar o direcional aqui. São 3 bolas para jogar. Apertando os botões ao mesmo tempo faz Sonic bater na máquina, mas não faça isso muitas vezes ou ela trava. A única intenção do Special Stage aqui é melhorar seu placar, e criar um motivo para personagens do cartoon aparecerem aprisionados pelas três mesas disponíveis.
Sobre o Jogo
Sonic Spinball possúi todos os movimentos já citados aqui em resenhas anteriores (os mesmos de Sonic 2), porém eles pouco são utilizados. A maior parte do tempo o jogo se comporta como uma gigantesca máquina de Pinball, com a diferença que tocando nos direcionais, você pode tentar fazer a “bola” Sonic ser forçado a ir a uma direção oposta. Enquanto o jogador rebate Sonic com os flippers (botões A, B e C), deve cumprir os objetivos indicados na tela para chegar as esmeraldas. Coletando todas de cada área levará a um chefe de fase. Os únicos itens conhecidos disponíveis são as RINGS, que causam o mesmo efeito e valem vidas ao coletar 100.
A idéia do jogo na teoria seria interessante, mas a parte técnica deixa um pouco a desejar. Logo de cara fica nítido que gráficos e efeitos sonoros são inferiores aos jogos “normais” do Sonic, em alguns momentos, ambos até lembram jogos do Master System. A trilha sonora ficou a cargo de Howard Drossin, na época era um iniciante em seu primeiro trabalho. Tem algumas composições agradáveis, mas nada perto dos jogos anteriores. A jogabilidade chega a ser ruim, mas muitos jogadores podem estranhar não ter controle total sobre o personagem.
Ouça a trilha sonora deste game completa, por Howard Drossin:
Sobre o Jogo… de 8 bits
Em 94 o jogo foi convertido para Game Gear, e um ano depois o mesmo seria portado para Master na Europa e Brasil. Se o jogo já não conseguiu manter o padrão da série nos 16, o que seria da versão de 8 bits. O gráfico original não era tão trabalhado, então ficou mais fácil portar esta versão. Ainda assim existem algumas perdas na qualidade da animação, assim como no som, onde os efeitos são aqueles já característicos do Master System. O desafio do jogo é maior que na versão para Mega Drive pelo principal defeito do jogo que é a jogabilidade que ficou um tanto travada nesta versão. Caso queira se aventurar em Sonic Spinball o ideal é ficar mesmo com a versão de Mega Drive, para evitar algumas dores de cabeça com os controles.
Concluindo
Apesar de ter vendido menos que as versões anteriores, Sonic Spinball conseguiu cumprir seu papel, ou seja, lucro para a SEGA, um efeito da alta popularidade do ouriço na época que acabou iniciando produções de jogos conhecidos como caça-níqueis. Foi um título interessante para ser jogado, e diferente da maioria dos jogos clássicos, envelheceu e não tem mais tanta graça jogá-lo a não ser pela nostalgia.
Vídeos
Curiosidades
- O compositor do game, Howard Drossin, depois de Sonic Spinball trabalhou nos games Chaotix, Comix Zone, The Ooze, Die Hard Arcade, Vigilante 8, Baldur’s Gate II e mais recentemente Drossin fez músicas para Sonic and the Black Knight, Afro Samurai e estará no soundtrack da nova versão de Splatterhouse. Drossin trabalhou também em filmes como The Theory of the Leisure Class, Do que os Homens Gostam, Cão de Briga, Blade: Trinity, O Protetor, Prova de Fogo, O Plano Perfeito, Ruas Sangrentas – O Acerto Final, Fale Comigo, Milagre em St. Anna, Cadillac Records, Sidewalk (trabalho atual, ainda sem data de estréia).
- Em 13 de FEvereiro deste ano, o Parque de Diversões de Alton Tower em Staffordshire, na Inglaterra, na área conhecida como Adventure Land, mudou o tema da sua montanha Russa Spinball Whizzer para Sonic Spinball, em um acordo com a SEGA, a montanha passou a usar o tema do personagem. Confira aqui
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Polygames (Mega Drive) e Sega interactive (conversão dos 8-bits)
Publicado por: Sega
Ano: 1993, 1994(versão 8 bits)
Produtores: Yutaka Sugano e Jason Lewis(versão 8-bits)
Compositor: Howard Drossin
Plataformas: Mega Drive, Game Gear, Master System
Conversões: PlayStation 2, Nintendo GameCube, Xbox, PC , Game Boy Advance, Xbox 360, PlayStation 3, Wii (Virtual Console).
Gênero: Pinball / Plataforma
Jogadores: 1 a 4
Mídia original: Cartucho
Periférico: Joystick
Atualiazado em 06/02/2013 por Daniel Gularte