Sumário
Introdução
Na década de 80, a Epyx, estúdio de jogos de certo sucesso na época e responsável por clássicos como Impossible Mission, inovava no gênero de jogos esportivos com o título Summer Games, uma “coletânia de modalidades” de vários tipos de esportes, como salto com vara, salto ornamental, salto sobre o cavalo (modalidade da ginástica artística) e vários outros exemplos de esportes das olimpíadas de verão. O título inseria até 8 jogadores em uma disputa entre essas e outras modalidades em uma competição similar as olimpíadas.
A partir do sucesso desse título, a empresa decide iniciar uma série de jogos esportivos de “colêtanias de modalidades”. Em 1985 a empresa lança Winter Games, com jogos baseados nas modalidades das olimpíadas de inverno, como o Bobsled e o salto de Ski, e em 1986 lança o título World Games, com jogos praticados ao redor do mundo, como o arremesso de toras de madeira (Caber Toss) da Escóssia, o rodeio (Bull Riding) dos Estados Unidos e o Sumô japonês. Todos os títulos da série foram lançados para várias plataformas, como os computadores Amiga PC, ZX Spectrum, Machintosh, Apple II, Apple IIgs, Atari ST, Amstrad CPC e DOS. Já para consoles, a lista também é grande: Master System, NES, Atari 2600, Atari 7800, Commodore 64, MSX e algumas outras plataformas.
Repetindo a dose, em 1987, a Epyx lança California Games, o maior sucesso da franquia. Seguindo a idéia utilizada em seus predecessores, o título é recheado de modalidades esportivas praticadas no estado da Califórnia, nos EUA. Como seus predecessores, várias versões foram lançadas para vários consoles. Esse artigo analisará a versão do Master System, que foi a mais popular entre os jogadores brasileiros, devido a grande popularidade do console no país.
A Competição
O maior atrativo do jogo é, sem sombra de dúvidas, o espírito competitivo criado nos jogadores. Contando com o suporte até 8 jogadores não-simultâneos (Um jogador por vez), os competidores se enfrentariam em uma série de esportes, onde venceria cada modalidade quem alcançasse a maior pontuação. Para aumentar o desafio, alguns recordes, ao serem quebrados, ativam um bônus. Caso o jogador ache as três figuras de modalidades iguais nas roletas, ele será beneficiado com melhorias naquela modalidade. Ao criar uma “conta” para jogar, o “cyberatleta” escolhia também um patrocinador para representá-lo nos jogos.
Na versão do Master System, os jogadores se enfrentariam em seis modalidades, sendo elas:
Half Pipe
O famoso “meio tubo”, a modalidade é praticada por skatistas. Nela, o atleta deverá realizar saltos nas áreas laterais do tubo sem cair. Cada atleta tem três tentativas e um tempo total de um minuto e quize segundos para realizar suas
manobras. Vence o atleta que fazer o maior número de pontos, que eram avaliados de acordo com a velocidade, altura do salto e grau de dificuldade da manobra. Os comandos para essa modalidade eram um tanto complicados de se realçizar, mas, ao “pegar a manha”, os jogadores ganham mais velocidade e saltam cada vez mais alto.
Foot Bag
Nessa modalidade, o jogador deverá realizar “embaixadinhas” com uma bola bem pequena. O atleta tem um minuto e quinze segundos para realizar o maior número de embaixadinhas possíveis. Vence o atleta que fizer o maior número de embaixadinhas e mais embaixadinhas diferentes. Era o jogo mais simples de ser jogado, porém, um dos mais difíceis, já que a combinação para as embaixadinhas especiais não eram ensinadas para os jogadores, cabendo a ele descobrir o que fazer para maximizar sua pontuação.
Surfing
Na prática do surfe, o jogador percorrerá uma onda com uma prancha de surfe, e terá de fazer o maior número de manobras possível, realizando tubos (manobra na qual o surfista fica totalmente encoberto pela onda) e saltos na borda da onda. uma vez iniciado, o atleta não poderá sair da onda, ou cair da prancha. Cada atleta possui três tentativas e um tempo máximo de um minuto e quinze segundos para realizar a maior pontuação possível. Ao final, a performance do surfista será analizada por três juízes, e quem obtiver a maior média dos três juízes vencerá a competição.
Skating
Muitas vezes confundido com o skateboard, os patins tradicionais também são referenciados pelo título. Nessa modalidade, o jogador deverá percorrer um percurso
cheio de obstáculos no “calçadão” da praia, enquanto salta e realiza algumas manobras com o patins. Para maximizar a pontuação, o jogador deverá chegar ao final do percurso no menor tempo possível. Era uma das modalidades mais apreciadas pelos jogadores, porém também é uma das mais difíceis, por possuir um trajeto muito extenso e possuir várias partes com muitos obstáculos.
BMX
O “Mountain Bike” radical também está presente nas modalidades de California Games. O atleta deverá percorrer um percurso cheio de saltos e obstáculos no menor tempo possível, enquano realiza manobras. O jogador só pode cair da bicicleta três vezes. Porém, se cair de cabeça no chão, o jogador perderá a vez automaticamente. Embora seja
uma prova de percurso, o jogador precisa ficar atento a velocidade da bicicleta o tempo inteiro enquanto realiza as manobras, pois se acelerar demais, o jogador poderá cair da plataforma de chegada.
Flying Disk
A última modalidade do jogo, o arremesso de “frisbee” acontece em um parque com uma área aberta enorme. Ao competir nessa modalidade, o jogador lançará o disco 3 vezes. Um dos atletas ao comando do jogador deverá controlar a velocidade e o ângulo do arremesso do disco, e, depois de arremessá-lo, o segundo atleta, que está a postos para alcançar o disco, será acionado automaticamente para o jogador. A pontuação leva em consideração a distância do arremesso e o grau de dificuldade da captura do disco.
Veja um vídeo com exemplos de cada uma das modalidades:
Trilha Sonora
Em sua maioria composta de músicas bem simples, devido a tecnologia da época, as músicas de California Games passam muitíssimo bem a sensação do esporte que está sendo praticado. O destaque vai para o tema do surfe, que é bem fundamentado no ritmo Rockabily, variante do tradicional Rock’n Roll que faz bastante sucesso com os surfistas.
Segue, nos links abaixo a trilha sonora da versão Master System do jogo:
No Brasil
Os outros títulos da série da Epyx não fizeram muito sucesso no Brasil, pois a Tec Toy (na época, representante oficial da SEGA no país) nunca se interessou em trazer a série para as terras tupiniquins. Pórem, a coisa foi bem diferente em California Games. O jogo recebeu uma roupagem totalmente voltada para o mercado brasileiro, com traduções no nome do jogo (ele foi lançado como Jogos de Verão) no manual e na descrição da caixa do cartucho. O título acabou por fazer muito sucesso com os jogadores brasileiros tanto na versão Master System quanto na versão Mega Drive.
Curiosidades
- Ao cair na água na modalidade do surfe, em algumas vezes, aparece um tubarão, ao mesmo tempo que o tema do filme “Tubarão”, de Steven Spilberg, toca.
- Na modalidade Half-Pipe, em ocasiões randômicas, acontece um terremoto no cenário e o letreiro “Hollywood” que se vê ao fundo do cenário perde a letra “H”. A palavra “ollywood” é uma referência a manobra “ollie”, que é o ato da saltar com o skate.
- Ao praticar embaixadinhas na modalidade “Foot Bag”, também em ocasiões randômicas, pode aparecer um pelicano que voa sobre o personagem. Se o jogador acertar a bola no pelicano, ele recebe um bônus na pontuação.
Ficha Técnica
Produzido por: Epyx Games
Compositor: Chris Grigg
Jogadores: 1 a 8 jogadores
Mídia: Cartucho (Master System/Mega Drive)
Periféricos: Joystick
Referências
- Wikipedia
Atualiazado em 14/02/2010 por Daniel Gularte
bons tempos de jogos de verão, alex kid e out run… saudades! valeu
Olá! Como consigo as músicas do Jogos de Verão para baixar para meu celular? Abçs. XicaBom
Alguns sites disponibilizam músicas de consoles para celulares. Procure no google pelo nome da música + ringtone.
Os jogos da Epyx que eu mais joguei foram os jogos de verão e o JAzz Jack Rabbit. Ainda da pra fazer altas disputas dele hoje em dia, essa versão de Master é melhor que a do Nes e a do Mega