Sumário
Corrida Tridimensional de dublês
Quem teve um PC 386 deve se lembrar de um jogo de simulação de carros que cabia em um disquete com capacidade de 1.2MB. Se você nunca ouviu falar do jogo Stunts (tbém chamado de 4D Sports Driving pela versão da Mindscape), então por favor me permita apresentar esta pequena jóia de um jogo que um dia foi parte de uma passado rico dos jogos para computador.
Stunts é um jogo de corrida de carros para dublagem com uma abundância de veículos para dirigir, e oponentes para correr (e vencer), enormes penhascos para passar e acrobacias para tentar, e milhares de horas de jogo de muita emoção. Stunts não é um simulador de corrida realista. Se você quiser competir com um simulador mais sério, há dezenas de outros títulos lá fora para você escolher.
Stunts pertence a um gênero diferente dos jogos que inclui outros títulos como Stunt Driver e II HARD Drivin ‘. Todos com a promessa de oferecer recursos semelhantes, porém Stunts inevitavelmente oferece uma excelente jogabilidade, o que, infelizmente, faltava nos outros títulos da época , não importa o quanto eles tentavam fornecer recursos diferentes (em um jogo de corridas, não vale a pena jogar, se o carro é impossível de controlar!)
Gráficos e som
Visualmente, Stunts pode facilmente se comparar a outros jogos de seu tempo. Atende a uma ampla configuração de computadores, com suporte de vídeo para tudo, desde gráficos Hercules para VGA. Se você não tinha uma placa VGA não era recomendado jogar com menos que isso. O mundo do jogo é desenhado com gráficos 3D poligonais e inclui um nível de detalhamento selecionável, que prevê um framerate fluido no mesmo processamento de baixa escalabilidade do 386. Uma variedade de cenários e paisagens, horizonte adicionam à atmosfera geral de Stunts (apesar de você normalmente não têm tempo para comentar sobre essas coisas enquanto corre). Cada carro tem modelo poligonal próprio e único, e design do painel exclusivo (que você vê quando está na vista de dentro do carro).
Stunts tem suporte de som para tudo, desde o alto-falante do PC para o Sound Blaster. Stunts consegue fornecer um ruído do motor bastante realista e sons de derrapagem. Um som diferente é fornecido para cada carro que você pode dirigir. Para usufruir totalmente dos recursos, porém, uma plca de som era recomendada (de preferência, ligada através de um caixas com amplificador, por um som que você pode sentir-se imerso). A música do jogo inexiste, provavelmente para salvar espaço e processamento, entretanto, as duas únicas músicas do jogo (título e menu), fazem parte do repertório cult dos jogos para computador
Lembrando que na época os recursos de processamento de vídeo e som por dispositivos dedicados era uma novidade. Incrivelmente, Stunts oferecia todos esses recursos em um programa relativamente pequeno, mas robusto.
Jogabilidade
Stunts oferece controles de jogo excelentes. Ele suporta todos os três principais dispositivos de entrada: teclado, mouse e joystick. Recomenda-se usar o teclado para a condução mais fácil dos carros. Curiosamente, é nesse departamento que tantos outros jogos de corrida falham. O problema mais freqüente observado é “volante super sensível / insensível”, onde não se controla a força do giro do eixo do carro e muito menos se o mesmo dobrará pouco ou muito. Na maioria das vezes os jogos optavam por uma guinada brusca, deixando o jogo bastante irreal. Mas Stunts resolve este problema requintadamente. Os designers parecem ter encontrado o equilíbrio perfeito entre a resistência inicial de curva para ajustes finos de direcção e velocidade de rotação contínua para a manobra principal dos veículos.
Corridas
Antes de começar a corrida, há algumas coisas que você precisa fazer.
Primeiro, escolha o seu carro. Stunts possui uma ampla variedade para escolher, a partir dos modelos de aceleração fontal para veículos offroad turbo até os cobiçados carros de Formula 1. Cada tipo de carro tem suas vantagens e desvantagens. Os de tração frontal demoram para atingir velocidade final, mas se comportam bem nas estradas geladas. Os carros de corrida, por outro lado são rápidos, mas não são muito divertidos de conduzir em estradas geladas (na verdade, é possível arrastar para fora um carro de F1 em um 4WD em uma estrada coberta de gelo sobre uma distância curta!) Você também tem a opção de dirigir com uma caixa de câmbio manual ou automático para cada carro.
Em seguida, você deve escolher o seu adversário. Nesta área, Stunts tem dois modos de corrida. No modo “praticar” você faz uma corrida contra o relógio (sem adversário), e no modo “competitivo”, você corre contra um único adversário. Há uma série de adversários, todos com suas próprias forças de condução diferentes. Infelizmente, a inteligência do adversário é bastante fraca em aspectos gerais. O adversário mais difícil é chamado de “Skid Vicious” – um nome para incutir medo nos adversários talvez. Mesmo tendo uma inteligência computacional limitada, os oponentes de computador podem ainda fornecer um duro desafio, se você não se importar com eles em uma corrida de carros muito mais lentos. Existem onze veículos disponíveis no jogo:
- Acura NSX
- Audi Quattro Sport
- Chevrolet Corvette ZR1 (1990 model)
- Ferrari 288 GTO
- Jaguar XJR-9 IMSA race car
- 25th Anniversary Lamborghini Countach
- Lamborghini LM002
- Lancia Delta HF Integrale 16v
- Porsche 962 IMSA race car
- Porsche 911 Carrera 4 (the 964 version)
- Porsche March IndyCar
Finalmente, você precisa escolher uma pista de corrida. Stunts vem com um pequeno número de simples pistas de treinamento, e estes rapidamente tornam-se enfadonhos, mas, Stunts vem com um editor com todas as funções completas, para que se possa fazer você mesmo pistas de corrida. É a presença do editor de pistas e de exploração da simplicidade que fazem Stunts um jogo de infinitas possibilidades.
Você pode construir pistas com três tipos de pavimento, a partir de uma sólida estrada até estradas de gelo escorregadio. Há uma variedade de peças padronizadas, como curvas, chicanes, cruzamentos, rampas, vias elevadas, e os elevados. Mas a parte mais emocionante é o grande número de peças de composição que você pode incluir em suas trilhas. A gama inclui túneis, loops, espirais, tubos, “slalom” de estradas (estradas com barricadas que você tem de desviar), e as rampas tipo saca-rolhas. Além disso, há uma série de peças de cenário, incluindo edifícios de vários tamanhos, árvores de vários tipos, navios e até mesmo uma quadra de tênis. Todas estas peças podem ser combinadas para formar uma grande variedade de saltos e acrobacias.
E, se você cansar de um conjunto de paisagens, desde a construção de suas pistas, Stunts também inclui um editor de terreno, como parte de seu editor de pistas. Assim, uma vez que você pegou o seu carro, oponente e pista, o objetivo óbvio é terminar em primeiro lugar no curso, e outro é fazê-lo em tempo recorde. Uma vez na corrida, os obstáculos desenhados no editor podem se tornar armadilhas mortais e complicadas de superar. Exigirá inclusive uma forte técnica do piloto. E se por acaso ocorrer algum acidente, mesmo que seja uma batida forte na lateral de uma cancela, seu carro se despedaçará pelo autódromo.
Não há nada de muito emocionante sobre isso, exceto as coisas incríveis que podem acontecer quando você bate! Não se surpreenda se você encontrar o seu carro subindo dezenas de metros acima do chão. Às vezes, antes de um acidente, por vezes depois, mas não sempre, esperar para sobreviver como uma queda também é uma opção. E não há nada como praticamente “decolar” com um carro de corrida F1 para acrescentar alguma emoção a mais. É tudo parte da diversão do jogo, intecional ou não.
Stunts também inclui um buffer de 10 minutos de repetição (que é longo o suficiente para quase qualquer corrida). Então, quando você conseguir uma corrida perfeita, fazer uma recuperação de uma situação de morte certa, ou um acidente que é verdadeiramente espectacular, ou fazer qualquer coisa que você queira dar uma segunda olhada, é preservada para você no replay, que você pode assistir imediatamente, ou salvar em disco para visualização posterior. Além disso, para dar um toque especial, Stunts fornece um número de câmeras em diversos ângulos (para ambos os replays e corridas), Incluindo um ponto de vista do usuário controlada E, claro, o jogador está livre para dar os seus replays para seus amigos, para que eles possam ver suas proezas incríveis de condução. Na verdade, você pode usar os arquivos salvos em qualquer versão de Stunts, incluindo as versões para PC e AMIGA. Infelizmente, a compatibilidade ocorre somente para replays, que só vai funcionar com precisão com a mesma versão do jogo.
Uma simulação não tão perfeita
Stunts tem um pequeno número de bugs. O mais notável é o “overdrive infame” bug. Este é essencialmente um afterburner (decola seu carro de corrida, como se tivesse um tanque de óxido nitroso, que nunca se esgota). “Overdrive” é realmente mais uma característica de um bug, pois não traz o foco do jogo, que é essencialmente uma simulação controlada e o mais real possível. De qualquer forma, usuários buscam encontrar formas de encontrar esses bugs, inventando manobras irreais em um ambiente supostamente real.
Stunts é um jogo fantástico. Na verdade, o único recurso adicional que Stunts poderia oferecer, que seria a capacidade de jogar frente a frente com um amigo através de uma conexão de rede. Mas sempre jogadores encontram divertidas formas de interagir com redes sociais. No caso de Stunts, os usuários criavam remotamente pistas com diversos obstáculos, com diversas armadilhas, e publicavam nas antigas BBS, para que jogadores pudessem bater os recordes, ou então sobreviver às mais temidas pistas. Quem já não criou a sua pista da morte?
Bons tempos em que não se precisava ter a placa de vídeo mais moderna para ter um bom jogo.
Galeria de vídeos
Separamos alguns interessantes vídeos de Stunts, inclusive com alguns interessantes bugs encontrados por usuários.
- Intro e Gameplay.
- Helicopter bug.
- Speed lock bug.
- High speed crash bug.
- Power gear bug.
- Rocket bounce bug.
Curiosidades
- Stunts foi o primeiro jogo a oferecer um editor de terrenos
- Stunts é famoso por uma proteção contra cópias diferente: toda vez ao acessar o programa, o jogador precisava colocar uma palavra que ficava em uma determinada parte do manual. Se não digitasse a palavra corretamente, o jogo continuava normalmente, só que quatro segundos depois de iniciar uma corrida, o carro se destruía sozinho!
- As comunidades de Stunts continuam fortes, trocando replays de jogadas mirabolantes, e mesmo depois de 20 anos, vários jogadores no mundo todo carregam o jogo em seus pen-drives.
- Ao contrário do que muitos achavam, o carro de Fórumla 1 (mais rápido do jogo) na verdade é um carro de Fórmula Indy, modelidade automobilística ainda não muito conhecida pelos brasileiros.
- Stunts, como a própria tela inicial do jogo informa, é dos mesmos produtores de Test Drive, outro famoso jogo de corrida para o PC da época.
Ficha Técnica
Designer: Don Mattrick, Kevin Pickell, Brad Gour, Rob Martyn, Stan Chow
Taxonomia: 3D / Corrida
Modos de jogo: 1 jogador
Mídia: disquete
Controles: teclado, mouse, joystick
Referências
- Wikipedia
- David Leadbetter, Game Bytes Magazine
Atualiazado em 06/03/2010 por Daniel Gularte
Stunts é um dos meus jogos mais queridos de todos os tempos. Hall of Famer da Gaming Room. Belo artigo. Quando eu fizer o meu sobre este jogo, vou com certeza deixar um link para mais informações.
Tenho muita vontade de jogar novamente esse jogo. Os gráficos eram catastroficamente legais, por que a emoção de jogar fazia voce criar na mente o que faltava neles.
O que importava era baixar o tempo. muito legal
Gostaria muito de poder te-lo novamente.
Iria me divertir a beça..
abraços e parabens pelas explicações e curiosidades..
ADORAVA esse jogo. Muito boa essa sua análise. Esse jogo era ótimo por três coisas, pelo tamanho, pela grande possibilidade de composições de pistas em terrenos diferentes e pelo replay com várias câmeras. Tudo muito bem relatado no site. Parabéns.
Eu creio que ele nao roda mais nesses computadores de hoje, estou errado?
Valeu!
É possível usar um emulador de DOS e jogar esse jogo.
Eu aluguei esse jogo, mas como eu era muito pivete, juro como não entendi nada e não gostei do jogo.
Eita época em que se alugava cartucho como se aluga filme hoje T.T