Sumário
Introdução
Produzido por outro time pouco tempo depois de Sonic 2, Sonic CD chegou um ano depois as lojas em todo mundo. O jogo foi lançado para o drive de CD-ROM de Mega Drive, o Sega CD, um console/acessório que nunca gozou de muita popularidade.
Todas as séries grandes, sempre acabam ganhando um “irmão esquisito”, dentre os conhecidos estão vários títulos com o número 2: Super Mario Bros. 2, Zelda 2 Adventure of Link, Final Fantasy 2, Castlevania 2 Simon’s Quest… e o irmão esquisito da série Sonic é este Sonic CD. Para saber porque, observe as diversas peculiaridades que irei abordar durante esta matéria e veja que confusão os americanos fizeram com o soundtrack do jogo.
A Produção
Com o problemático Yuji Naka e os mais importantes membros do Sonic team trabalhando nos Estados Unidos, fez com que o time da SEGA do Japão tentasse criar um jogo do Sonic sem seus principais planejadores e programadores. Do time original de Sonic 1, só estava presente Naoto Ohshima, o criador dos personagens. Inicialmente, Sonic CD seria o mesmo Sonic 2, e seria adaptado para todos os consoles da SEGA, incluindo os de 8 bits (talvez isso explique a música do Sonic CD na Green Hills no Sonic 2 de Master). Mas, durante o desenvolvimento o jogo seguiu um caminho distinto e mudou de nome para CD Sonic e no final Sonic the Hedgehog CD.
Roteiro
Dessa vez, o local da aventura se chama Never Lake. Uma vez por ano, um pequeno planeta fica visível nos céus de Never Lake, e neste planeta estão escondidas sete gemas chamadas Pedras do Tempo, capazes de qubrar as barreiras do passado e do futuro. Sacou a semelhança? Disposto a continuar sua busca maléfica por poder Dr. Eggman inicia seu ataque a Never Lake, mas devido ao pequeno número de animais no local, ele resolve usar flores como fonte de poder de seus robôs.
Sonic, sabendo o que está acontecendo na região, parte para sua heróica missão. Na sua cola, segue Amy Rose, sua fã nº.1, uma garota ouriço de apenas 12 anos que também está apaixonada pelo herói. Eggman percebendo a presença da pequena manda sua maléfica imitação de Sonic, o Metal Sonic usá-la como isca para que Sonic não atrapalhe seus planos.
Sobre o Jogo
Os comandos, pra quem já jogou os anteriores, continuam identicos, andar, olhar pra cima e pra baixo, pulo como arma principal, giro correndo(diagonais inferiores) e um giro parado semelhante ao de Sonic 2, segurando pra baixo e botão, que dessa vez também funciona segurando pra cima e botão, apesar da pose diferente o efeito é o mesmo.
Os itens também são os mesmos RINGS para manter sua vida, a cada 100 uma nova vida, e terminando uma fase com 50 ou mais abre um Special Stage. Os monitores são os mesmos de Sonic 1, 10 RINGS, Escudo Protetor, Estrelas de Invencibilidade, Tênis de Super Velocidade e Vida.
Graficamente o jogo lembra demais Sonic 1, parte dos sprites foi reaproveitado de lá, assim como a jogabilidade. O jogo se divide em 7 zonas:
- Palmtree Panic – Estilo Green Hill
- Collision Chaos – Uma cidade, estranhamente cheia de flippers de pinball e bolhas.
- Tidal Tempest – Estilo Labirinth
- Quartz Quadrant – Uma caverna toda formada por pedras de quartzo
- Wacky Workbench – Uma das mais difíceis fases do jogo, uma fábrica cheia de plataformas que fazem Sonic saltar extremamente alto, deixando tudo confuso.
- Stardust Speedway – Uma pista de corrida noturnaonde acontecerá o desafio de velocidade de Sonic e Metal Sonic para libertar Amy
- Metallic Madness – A base de Eggman.
Mas há uma novidade maior durante as fases, são as placas de viagem no tempo que são acionadas girando uma placa e acelerando Sonic o máximo que puder. Cada zona tem 3 fases e para conseguir limpar as zonas, Sonic deve ir até o passado dessa zona nos dois primeiros atos e procurar uma certa máquina e destruí-la. Fazendo isto a zona 3 será o destino definitivo da Zona e estará limpa ou totalmente poluída de acordo com o resultado da busca pela máquina. O interessante é que o visual e estrutura das fases varia de acordo com a época em que se está jogando, assim como a trilha sonora. Mas isso nos leva ao primeiro contra do jogo, onde as fases muitas vezes tem sua estrutura feita de forma bizarra, com itens presos nas paredes com a mudança temporal, com o Sonic sendo jogado de uma lado para ou outro de forma sem sentido e muitas vezes com as fases parecendo mal planejadas principalmente se compararmos a versões anteriores.
Mas, para manter as zonas limpas definitivamente, além de destruir as máquinas é preciso ter todas as jóias até o fim do jogo. Como em jogos anteriore, o Special Stage está lá para isso, mas entramos no fator bizarro mais uma vez: aqui seu objetivo é destruir discos voadores (?!?!) num ambiente semi-3d. É um tanto dificil calcular o pulo de Sonic para destruir os discos, vai ser necessário muita prática. Atente que quando Sonic pisa na água o tempo começa a acelerar e o Special Stage vai se perdendo muito rápido. Com certeza um Special Stage que não ficou marcado como foi o de Sonic 2 e 3.
Polêmica na Trilha Sonora
Como explicar isto? A trilha sonora do jogo na abertura, nas vinhetas e nos tempos presente e futuro foi completamente modificada. Vamos por partes –
Versão Japonesa – Aqui a trilha sonora foi assinada por Naofumi Hataya e Masafumi Ogata que tem diversos trabalhos interessantes dentro da própria SEGA, jogos como Nights e Ristar são alguns dos trabalhos deles. As músicas dos vídeos de abertura e encerramento ” You Can Do Anything” e “Cosmic Eternity(Believe in Yourself)” são cantadas pela cantora de J-Pop Keiko Utoko e sua banda “Mi-ke” que mistura J-Pop com hiphop . A banda participou também do game de sucesso musical da Enix “Bust a Groove”, e no anime “Hamlin’s Violinist”. SONIC CD, versão japonesa é uma belíssima trilha sonora que faz juz a qualidade musical de toda a série Sonic, vale a pena escutar toda a trilha do jogo:
Versão Americana – Aqui a coisa não fica tão legal assim. A trilha sonora, exclluindo as faixas do passado, foi toda modificada por Spencer Nilsen, responsável pela trilha sonora dos jogos do golfinho Ecco, e de algumas marcas licenciadas como Batman Returns e Jurassic Park. Spencer fez um soundtrack com algumas faixas interessantes, mas muitas vezes não combinam com a fase que foi planejada e figem muito do estilo musical da série. As músicas cantadas ficaram por conta da banda Pastiche, Sandy Cressman, Jenny Meltzer e Becky West que fizeram a mesma música com arranjos diferentes para abertura e encerramento, “Sonic Boom”, que é uma faixa um tanto repetitiva.
Sons PCM – para ambas as versões são também usados sons PCM de algumas fases:
Conclusão
Como foi mencionado acima, o SEGA CD nunca foi muito popular, e este foi o principal motivo do Sonic CD ter se tornado um título “underground”. Mesmo assim, os títulos da série Lunar e este Sonic CD estão entre os mais conhecidos e mais queridos jogos do console/acessório. O jogo pode ter falhado em alguns aspectos, mas cumpriu seu papel de ser uma genuína continuação do Sonic original, especialmente jogando a versão japonesa.
Vídeos
- Gameplay – Stardust Speedway
- Comercial Japonês – Um dos melhores comerciais de Sonic
- Abertura e Encerramento – Versão Japonesa(Resmasterizados para os 128 bits)
- Abertura e Encerramento – Versão Americana
Curiosidades
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A qualidade de reprodução de vídeo do SEGA CD não era grande coisa, e os filmes de abertura e encerramento, feitos pela TOEI Animation, ficaram com baixíssima qualidade. Para o relançamento do jogo nos consoles de 128 bits, os videos mantiveram a qualidade original da TOEI e foram remasterizados
- O manual de instruções da versão americana também sofreu diversas modificações, usando nomes de locais e personagens do cartoon de Sonic, por exemplo amy Rose virou Princesa Sally.
- Para o lançamento na Europa as músicas não foram modificadas, permenecendo as originais japonesas
- A música de chefe da versão original é baseada na música “Work That Sucker To Death” de Xavier, Bootsy Collins, e George Clinton.
- A forma de Metal Sonic nessa versão ficou sendo a oficial do personagem, sendo usada nos jogos atuais quando o personagem aparece ou é mencionado. Mas em Sonic Adventure há referências as formas de Metal Sonic de Sonic2 e Sonic CD
- Tails não aparece no jogo, mas há um truque para ver imagens dele
Ficha Técnica
Publicado por: Sega
Diretor: Naoto Oshima
Character Design: Kazuyuki Hoshino
Criação do Special Stage: Kazuyuki Hoshino e Yasushi Yamaguchi
Diretor de Som: Yukifumi Makino
Compositores Originais: Naofumi Hataya e Masafumi Ogata
Compositores Versão Americana: Spencer Nilsen e David Young
Platforma: Sega CD, Windows, Mac OS X
Gênero: Plataforma
Jogadores: 1
Mídia original: CD-ROM
Periféricos: Joystick, Teclado
Conversões: PlayStation 2, Xbox, Game Cube
Atualiazado em 06/02/2013 por Daniel Gularte
achei esse jogo muito bom. mesmo jogando ele no sonic gens colection do ps2. a unica coisa que não gostei foi, os especias estages simplesmente horriveis, os piores que eu ja vi. mais o jogo é otimo. é realmente como foi dito, só na ficou bem conhecido pq o sega dc era pouco popular na epoca do lançamento do jogo! é tbm esse sonic é o unico até agora que eu tinha visto videos em anime gostei disso outro ponto possitivo que não podemos deixar de lado!
Acho que o preconceito flui pq o americano inventa de mudar TUDO. Se ele deixasse quieto e só traduzisse, seria muito melhor.
Não acho as músicas americanas piores que as japonesas, até acho a versão japonesa estranha, mas isso deve ser por ter conhecido o jogo na versão americana. No encarte do meu cd já era corrigido para Amy, mas o Robotink/Eggman era o americano na imagem.