Sumário
Introdução
Sonic 3d Blast foi um raro jogo lançado em 16 e 32 bits, ou seja, para Mega Drive e Saturn. A SEGA não teve grande envolvimento no jogo, sendo produzido pelos Europeus da Traveller’s Tales, conhecidos pelo jogo baseado em Toy Story e atualmente pelos jogos de LEGO. Ambas as versões tem cenários e estruturas idênticas, mas com visual e som adaptados ao padrão dos consoles. Planejado inicialmente para ser a terceira versão de Sonic the Hedgehog, acabou se tornando um Spin Off, pois Yuji Naka considerava muito arriscado reformular completamente a jogabilidade já conhecida… e a reação do público só mostrou o quanto ele estava certo.
Roteiro
Dr. Eggman/Robotinick descobre uma passagem para uma dimensão paralela onde descobre uma ilha habitada por pássaros chamados Flicks. Os pássaros utilizam anéis mágicos para viajar por qualquer lugar, e o cientista resolve tirar proveito disso para conseguir mais Esmeraldas do Caos, e utiliza sua velha técnica de robotização nos pássaros da ilha. Sonic e seus amigos acabam descobrindo o plano do cientista, e o ouriço parte para o resgate dos Flicks.
Sobre o jogo
Se há algo que se deve destacar (para época de lançamento) são os gráficos, em ambas as versões, mas especialmente no Mega Drive, que parece levar o console ao seu limite. Os gráficos são também os responsáveis pelo título 3D Blast. Apesar de serem 2D, vistos de um ponto de vista isométrico e usando sprites pré-renderizados, dão uma sensação de 3D. Devido a mudança no visual, a jogabilidade foi completamente reformulada. As setas direcionais podem mover Sonic em todas as direções, pois os movimentos são completamente livres. O que inicialmente pode parecer uma coisa boa, se mostra um dos principais defeitos deste jogo, pois os controles são escorregadios e se mostram pouco eficientes nos joysticks com direcional de setas, especialmente o de Mega Drive que era um pouco maior, e também se complica usando teclado (PC). O problema pode ser amenizado se usarmos o analógico de Sega Saturn (que acompanhava o ótimo jogo Nights) ou jogando os ports que acompanham Sonic Mega Collection.
Os ataques de Sonic incluem o pulo na cabeça dos inimigos, acionado apenas com os botões “A” ou “C”, giro curto apertando “B” enquanto corre e o Spin Dash que é acionado quando Sonic estiver parado, apertando o botão “B”. Também há um ataque acionado pulando duas vezes quando estiver usando o escudo amarelo, fazendo Sonic avançar atacando um inimigo.
Partindo para o jogo, sempre durante as duas primeiras partes das zonas, deve-se saber que o objetivo é guiar as aves até o anel mágico mais próximo, sendo que só será possível avançar se todos os Flickies da área forem recolhidos. Para encontrar Flickies, deve-se derrotar inimigos. Se Sonic receber um ataque inimigo, além de perder RINGS, irá se separar de todos os Flickies que estiverem seguindo. Há 4 raças de Flickies que são encontradas, cada uma reage de uma forma diferente:
- Azul – O Flick original, se separado de Sonic vai fazer de tudo para encontrá-lo.
- Rosa / Laranja (em algumas fases do Mega Drive) – Também vai procurar por Sonic, mas estes são mais tontos e podem acabar se perdendo.
- Vermelho – Não procura por Sonic, mas não se movimenta muito.
- Verde – Os Flickies mais chatos que além de ignorar Sonic, movem-se de forma aleatória.
Ainda durante as duas primeiras partes, podemos encontrar Knuckles e Tails que servem como passagem para o Special Stage que é acionado tocando neles quando juntar 50 RINGS ou mais. Aí encontramos uma grande diferença entre as versões, pois o Special Stage é completamente diferente de uma para outra. No Mega Drive o Sonic está em uma ponte e deve coletar RINGS enquanto desvia de bombas. No Sega Saturn é uma fase completamente tridimencional, num caminho estilo montanha russa, lembrando “Sonic 2”, onde deve-se coletar Rings e encontrar a saída. Já no PC, também lembra “Sonic 2”, mas não é uma área 3D. Mas estes Special Stages foram motivo de reclamação dos fãs por não utilizarem personagens Knuckles e Tails numa função tão simples e por serem estágios muito fáceis em todas as versões.
Já a terceira parte da Zona é sempre um confronto com Eggman em uma de suas naves.
Trilha Sonora
Aqui a vantagem está para as versões de PC e Saturn, não só pela qualidade de audio do CD-ROM, mas pela composição em si. O ótimo, mas pouco lembrado, Richard Jacques ficou responsável pelas composições para 32 bits e Jun Senoe para a versão de 16 bits. São composições completamente distintas, mas ambas as versões trazem boas músicas. A diferença é que o trabalho de Jacques é uma trilha sonora inesquecível, sendo este um dos principais incentivo para terminar o jogo no Saturn. Também na versão de Saturn, há uma canção chamada “You’re My Hero” que é tema de encerramento do jogo, para quem coletar todas as esmeraldas. Debbie Morris canta a música “You’re My Hero”.
Vídeos
Gameplay Saturn
Gameplay Mega Drive
Abertura
Música You Are My Hero
Conclusão
Esta versão não costuma ser lembrada pelos fãs de Sonic, por diversos defeitos encontrados durante o jogo, como os controles difíceis, pelo fato de o jogo ser cansativo e a falta de espaço para que Sonic… seja Sonic, ou seja, possa correr. Pra complicar mais as coisas, não é possível salvar o jogo, nem sequer há passwords, o que para um jogo lançado em 1996 é um atraso sem precedentes. Entretanto a versão de PC trouxe a opção de SAVE, mas em contrapartida foi a versão menos vendida. A recepção do jogo passou longe de ser comemorada como nos títulos anteriores, tanto de crítica como de público, especialmente no Mega Drive, mas apesar disso a versão de Saturn chegou a ganhar alguns elogios.
Curiosidades
- No Japão, apenas a versão de Saturn foi lançada
- A versão de Sega Saturn foi usada como tentativa de amenizar o cancelamento do esperado Sonic X-Treme.
- Como sempre, os Comics de Sonic ganharam uma adaptação oficial do jogo.
- Jun Senoue, em Sonic Adventure, reaproveitou as composições feitas para esta versão durante o estágio Windy Valley, onde é possível escutar as músicas de Green Groove, Special Stage e Boss.
- Os Flickies são originários de um arcade de 1984 chamado Flick.
- Um ano antes, no Game Gear, um jogo chamado Sonic Labirinth, desenvolvido pela desconhecida Minato Giken, havia sido lançado, apresentando Sonic em zonas isométricas, onde deve-se encontrar chaves ao invés de Flickies para seguir em frente. O jogo é odiado por fãs do Sonic pois ele teve sua velocidade reduzida a lentos passos e a desculpa utilizada foi um tênis do mal que Eggman colocou em Sonic. Além disso trazia apenas quatro zonas, músicas e jogabilidade paupérrimas.
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Traveller’s Tales
Publicado por Sega
Platformas: Mega Drive, Sega Saturn, Windows, Mac OS 9
Conversões: Game Cube, Play Station 2, Wii Virtual Console, XBox, Xbox 360(Live Arcade)Gênero: Platforma
Para: 1 jogador
Mídias originais: Cartucho Mega Drive (32 Mbit) e CD-ROM (Saturn/PC)
Periféricos: Joystick, Teclado.
Atualiazado em 13/05/2010 por Daniel Gularte
eu rero mais quewro muito,muito,muitomuito,muito,muito jogar ese jogo pq
R:esse jogo pelo jeito e muito mais muito radica,irado e bem mais bem maneiro !!!!!!!!!!!!
pelo visto esse jogo e demais eu depois vou mandar esse jogo para todos os meus colegas