Sumário
Pronto para embarcar no nº 9?
Se existe alguma palavra para que possamos definir a qualidade deste jogo desenvolvido pela LucasArts (e publicado pela Brasoft) seria algo parecido com fantástico!
Não pense que estou exagerando apenas por ser um fã deste jogo. Os fãs e a crítica o elegeram como um dos melhores games do gênero.
Esse rótulo não foi à toa: O jogo mescla jogabilidade inovadora (para a época), visual bonito, aulas sobre a cultura mexicana, um trabalho de arte fiel à realidade, qualidade nos gráficos, uma ótima trilha sonora, e o melhor de tudo, um humor impagável dos personagens, principalmente de Manny Calavera, o protagonista. E para nós brasileiros, um plus… um dos poucos jogos dublados em português, e com uma dublagem sensacional.
Realmente é difícil de entender porque o jogo não emplacou aqui no Brasil, comercialmente falando.
Desenvolvedora
A LucasFilms, um empresa criada inicialmente voltada para o cinema, que se consagrou com a série de filmes Star Wars nas décadas de 70 e 80. Também queria fazer parte de outras áreas de entretenimento, então foi fundada em 1982 a divisão de games denominada LucasArts, que viera a produzir games juntamente com a Atari. A LucasArts inovou, criando um gênero de jogo diferenciado de aventura que foi muito aplaudido e criticado, o Adventure. Grim Fandango foi a primeira empreitada em 3D da LucasArts, e criando um gênero de jogo de aventura onde o personagem apenas tem que descobrir um caminho que o leva até o final da trama, não sendo possível “perder” ou “morrer”.
Vale à pena mencionar também o game designer responsável por Grim Fandango, que é ninguém menos do que Tim Schafer, que já havia sido consagrado poucos anos antes pelo lançamento de Full Throttle (outro sucesso da LucasArts).
O jogo
Grim Fandango é um jogo do gênero adventure, em 3ª pessoa, desenvolvido para PC. Foi desenvolvido usando a engine GrimE, que renderiza os cenários em 2D enquanto os personagens e objetos da cena são representados em 3D (a engine recebeu esse nome por causa deste jogo). Foi o primeiro jogo de computador feito em 3D pela LucasArts.
Manuel Calavera, conhecido como Manny, é um agente de viagens da terra dos mortos. Lugar onde todos tem que passar para chegar ao 9º submundo (terra do repouso eterno). E o trabalho de Manny é justamente vender pacotes de viagens para este destino, o que muda é o meio de transporte. Esse emprego é uma espécie de serviço comunitário que Manny tem que prestar para ganhar sua ida ao 9º submundo.
Existem algumas opções para tal viagem: o carro esportivo, o cruzeiro marítimo, a pé com uma bengala com bússola, ou o trem nº 9. A viagem dura 4 anos, menos no trem, que dura 4 minutos. Mas não é qualquer um que pode chegar e comprar qualquer pacote. Os pacotes são oferecidos de acordo com o merecimento de cada um, o que cada um fez em vida de bom ou de ruim contará para suas opções. O pacote mais básico (também chamado de linha Excelsior) lhe dá direito à uma bengala, da marca Excelsior, com uma bússola na ponta para o cidadão se orientar na sua longa caminhada A PÉ! Já o pacote mais top, lhe dá direito a um bilhete no trem nº 9. Ou seja, quem não fez nada de bom na vida, vai a pé… já pessoas santas e de bem podem ir de trem, em 4 minutos.
O jogo começa quando Manny, cansado dos seu clientes de baixo potencial, resolve “roubar” um cliente de Dômino, outro agente de viagens. De alguma forma, Manny intercepta uma mensagem direcionada a Dômino. É o histórico de Mercedes Colomar, conhecida como Meche. Manny se empolga ao ler o histórico de Meche, pois a mulher foi praticamente uma santa em vida. Logo, ele teria o respaldo necessário para solicitar sua liberação da terra dos mortos, e ir para o 9º submundo.
Manny usa algumas artimanhas para conseguir levar Meche ao seu escritório sem que Dômino e Don Copal (seu chefe) percebam. Nesse meio tempo, Manny conhece Glottis, uma espécie de demônio “do bem” desajeitado e muito atrapalhado. Glottis será seu companheiro no resto do jogo.
Já com Meche em seu escritório, Manny consulta em seu computador os pacotes que Meche tem direito para ir ao 9º submundo (já sabendo que ela tem direito ao bilhete no trem nº 9). E para sua surpresa, a única opção que aparece é a Linha Excelsior (aquela velha bengalinha com a bússola na ponta). Manny se desespera e não entende nada, como pode uma santa só ter direito ao pacote básico? Nisso, Eva (a secretária) lhe avisa que Don Copal o chama em sua sala. Don Copal descobriu tudo o que Manny fez para roubar a cliente de Dômino, lhe passa o maior sermão e manda Eva chamar Meche para lhe explicar todo mal-entendido. Só que Eva diz que Meche acabou de sair com uma bengala. Ou seja, foi para a longa caminhada de 4 anos até o 9º submundo, sendo que tinha direito de ir em 4 minutos.
Manny desconfia que há algum tipo de corrupção dentro da agência, sempre favorecendo Dômino, lhe impedindo de deixar a terra dos mortos.
A partir daqui o jogo se resume em dois objetivos: Achar Meche e desarmar o esquema de corrupção na agência, desmascarando Don Copal e Dômino.
O jogo se divide nas seguintes fases:
- El Marrow (local onde fica a agência)
- A Floresta Petrificada
- Rubacava
- Limbo
- A Quina do Mundo
- Portal do 9º Submundo
- De volta à Rubacava
- Nuevo Marrow
O jogo se destaca muito pelos gráficos, pois na época (em 1998) ainda não era algo muito comum, principalmente por conta do hardware disponível para o consumidor. Ambientes variados como Jóquei Clube, Cassino, Bar, Pier, Floresta, Escritório, Prédio, etc.
É um jogo que ainda hoje vale muito a pena jogar, não só pela parte gráfica, mas principalmente pelos puzzles encontrados no jogo. Desafios muito bem elaborados e, como sempre, engraçados de se resolver.
Jogabilidade
Talvez esse seja o ponto fraco do jogo. Acho que pelo fato de ser um projeto inovador, não souberam aplicar muito bem a jogabilidade nesse novo ambiente 3D. A maioria dos comandos fica por conta do teclado numérico e das setas, sobrecarregando muito uma das mãos. No joystick melhora um pouco.
Crítica
Grim Fandango recebeu praticamente resenhas positivas. Os críticos elogiaram a direção de arte em particular, com a GameSpot considerando o design visual como “consistentemente ótimo”. PC Zone deu ênfase para a produção como um todo, considerando a direção, as roupas, personagens, música e atmosfera muito bem feitas. Eles também comentaram que o jogo daria um ótimo filme.
Foi indicado pela crítica e pelos fãs como um dos melhores jogos do gênero, mas não foi um sucesso comercial. O jogo recebeu a nota de 9.3 no site GameSpot.
Principais Personagens
Grim Fandango Soundtrack
Escute a trilha sonora completa deste horripilante e bem humarado jogo da Lucasarts!
|
Equipe de Criação / Desenvolvimento
- Tim Schafer – Líder do Projeto e Game Designer
- Peter Tsacle – Líder de Criação
- Bret Mogilefsky – Líder da Programação
- Edição de Música / Áudio: Peter McConnell, Michael Land, Clint Bajakian, Nick Peck, Andy Martin, Jeff Kliment, Michael McMahon, Julian Kwasneski, Kristen Becht.
- Artistas: Chris Schultz, Gaurav Mathur, John McLaughlin, Rebecca Perez, Chris Miles, Ralph Gerth, Peter Tscale, Eric Ingerson, Troy Molander, Mark Hamer, Japeth Pieper, Paul Zinnes, Albert Chen, Simon Allen, Josef Richardson, David Bogan, Peter Chan, Vamberto Maduro, Suzanne House, Adam Schnitzer, Paul Topolos, Sara Simon.
- Programadores: Tim Schafer, Bret Mogilefsky, Chuck Jordan, Chris Purvis, Kevin Bruner.
- Dublagem Original: Will Beckman, Coya Elliott, Darragh O’Farrell, Cindy Wong, Khris Brown, Peggy Bartlett, Tamlynn Niglio.
Vídeos
Curiosodades
-
Tim Schafer criou um manual ensinando como finalizar o jogo. Passo-a-passo, todo comentado e com desenhos para auxiliar no entendimento. Clique aqui para ter acesso a esse material. (PDF, em inglês)
Requisitos de Sistema:
- Windows 95 ou 98 (no XP, para rodar sem problemas você pode usar o DosBox)
- Processador Pentium 133 ou superior
- 30 Mb disponíveis no HD
- Placa de Vídeo de 4 Mb ou superior
- Memória de 32 Mb
- DirectX 7
Ficha Técnica
- Desenvolvedora: LucasArts
- Publicadora: Brasoft (Dublagem e Distribuição no Brasil)
- Plataforma: PC (Windows)
- Data do Lançamento: 30/09/1998
- Gênero: Adventure
- Modos de Jogo: Single player
- Mídia: 2 CD’s
Referências
- Wikipedia
- Gamefaqs
- Grimfandango.net
Atualiazado em 08/04/2010 por Daniel Gularte
Não podia de deixar de comentar… este magnifico jogo!!!
Sem duvida um dos melhores jogos que joguei na minha infancia… superior ao Monkey Island que tambem é da LucasArts!! (na minha opinião 🙂
Agora com o Windows7 tive que começar à procura de emuladores para poder jogar novamente ao fim de 12 anos… é magnifico poder vivenciar novamente toda esta aventura…
Aconselho a todos que possam que voltem a instalar e a reviver os bons momentos dos episódios e de alguns um pouco dificeis de desvendar… mas sempre interessantes e desafiantes…
Ps;
Recordei-me deste jogo quando andava a navegar e vim parar a este Site do Bojogá, (Parabens pelo Site) quando dei por mim a verem falar do grande “Grim Fandango” fui a correr ao Sotão à procura deste magnifico jogo que já estava esquecido!
Irei coloca-lo no Site: http://www.scene-rush.com e no http://www.evopt.org/
Para aqueles já não o têm…. e desejam muito jogá-lo!!!
Porque sem duvida…. valerá mesmo a pena!!!
Um abraço
Razec
Portugal 🙂
galera o jogo e muito bom porem fica incompleto sem a dublagem em portugues sera q alguem
poderiua me indicar onde consigo um patch q modifique a dublagem do game para portugues?
Amo esse jogo, chorei quando o terminei pela 1a vez, há anos não o tenho mais, quero muito jogar de novo, sabem onde encontro pra baixar em inglês mesmo e que rode no windows vista?
Os adventures da Lucasarts são os melhores sem duvida. Verdadeiros clássicos.
Para quem se interessar, o Steam http://www.steampowered.com está vendendo vários jogos da Lucasarts por ótimos valores!