O Festival Bojogá realizou de 13 a 17 a oficina de Game Design, com a participação de professores especializados em jogos eletrônicos, e lançou um desafio aos grupos de alunos: criar um agvergame para adquirir doações às vítimas das enchentes do Nordeste.
Dois oito grupos, cinco entragaram o projeto de GDD (Game Design Document) e após a avaliação da comissão da Oficina, o projeto vencedor é o jogo “Memórias do Nordeste” dos alunos Luiz Lima, Onofre Paiva, Maxwell Duarte e Emir Lima.
O jogo consiste em um jogo da memória, onde as peças são itens para doação. Os objetos doáveis são agasalhos, comiga e outros mantimentos. Dentre as características do projeto que foram decisivas na escolha, destacam-se um projeto que não explora a tragédia, mas sim o efeito maior, o de estender a mão ao conterrâneo. Outro ponto interessante é a facilidade de execução do projeto e relação com a proposta do advergame com a rapidez da mensagem e motivação do jogador.
Deixamos aqui também registrado o esforço positivo das outras equipe, que também apresentaram ideias muito criativas, e que mesmo em uma oficina de cinco dias, promoveram discussões sobre games e construíram trabalhos possíveis de serem utilizados por empresas desenvolvedores de jogos. Todos estão de parabéns.
Agradecimentos também a Estácio / FIC por ceder seus professores e ao Banco do Nordeste por acreditar em uma oficina inovadora na região. O objetivo foi atingido: jogos criados para servir os interesses da comunidade.
O projeto vencedor apresentará o GDD do jogo na Conferência de Jogos do Bojogá no dia 31 de julho e mostrará como foi o processo de criação, à luz da Oficina ministrada.
Atualiazado em 07/08/2023 por Daniel Gularte