No dia 28 de julho, dentro do Festival Bojogá, o curador da exposição 50 anos de jogos eletrônicos, Daniel Gularte, lançou seu primeiro livro sobre seu estudo e pesquisa em jogos eletrônicos.
Jogos Eletrônicos – 50 Anos de Interação e Diversão Este é uma publicação que traz ao leitor uma visão completa sobre jogos eletrônicos, abordando temas essenciais para quem procura conhecer, relembrar e aprender mais sobre os diferentes tipos de dispositivos eletrônicos, suas curiosidades e peculiaridades, ao longo de 50 anos de história, com datas, fotos, tabelas e informações adicionais sobre videogames, computadores, fliperamas e jogos portáteis que fazem desta atividade social um dos íconesda cultura moderna e o o maior mercado rentável de entretenimento do planeta.
Serve como guia de referência para programadores, desenvolvedores e criadores de jogos. Além de ser um registro histórico baseado em outros grandes autores internacionais e fontes de pesquisas variadas, trata também de aspectos imprecindíveis para o game design, abordando temas como as caracter´siticas e representações de jogos, as motivações dos usuários e a taxonomia deste mundo repleto de criatividade e imaginação.
Com uma pitada de nostalgia, este livro trará para a mesa de discussão reflexões para game designers sobre perguntas decisivas no sucesso de um jogo: como fazer para um jogador ficar entretido em uma tela com um controle nas mãos? Como fazer para que um jogador ganhe esperiências ao jogar? Como fazer para o jogador gostar do jogo? Qual norte deve ser seguido? Uma longa e interessante jornada o aguarda.
Daniel Gularte é arquiteto, designer e professor universitário, com especialização em design digital e mestrando em
Computação Aplicada. Vivenciou os jogos das décadas de 70 até hoje como jogador e foi mestre em RPG durante 4
anos. Como fã de jogos teve contato com todas as gerações de dispositivos eletrônicos.
É colecionador de jogos eletrônicos e estudioso em design de jogos. É o criador do blog www.bojoga.com.br, juntamente
com alunos e colaboradores. Ministra aulas para cursos de jogos digitais, arquitetura e design e como consultor é especialista em design gráfico, de identidades visuais, de interfaces, de jogos e mídias digitais. Participa de palestras sobre jogos eletrônicos, game design, comunicação visual e usabilidade.
Daniel é o organizador do Festival Bojogá. Em seu primeiro livro, coloca a disposição da comunidade de jogos um documento importante, fruto de seus estudos acadêmicos, que servirá como referência para empresas, universidades e centros profissionalizantes, como a primeira publicação sobre história dos jogos em português. Juntamente com Guilherme Xavier, apresentaram no Centro Cultural do Banco do Nordeste em Fortaleza seus mais recentes livros.
Para adquirir exemplares desta publicação e outros títulos sobre design, o site da editora 2AB oferece boas referências.
Atualiazado em 19/05/2017 por Daniel Gularte
Bom dia Daniel,
Gostaria de saber se o seu livro tem versão em PDF?
Favor informar onde devo comprar!
Obrigado
eu quero fazer um curso de coputaçao grafica
Procure em sua cidade por cursos em ferramentas, ou cursos de formação acadêmica. Use ferramentas de pesquisa com os tags 3D, artes visuais ou jogos digitais
Muito bom ver que temos material sendo produzido aqui no Brasil. Estou super ansioso para poder dar uma conferida no material (assim como muitos colegas e professores).
Parabéns Daniel, por ter conseguido tal feito, é muito importante que haja a continuidade e que este movimento se multiplique com mais materiais de qualidade (que pelo que ouvi de você, deve ser um material muito bom).
Abraço!