Sumário
Seria mais um Sonic?
Já no meio do ano de 1993, já não havia um grande público para investir no Master System, mesmo dos Europeus, principais responsáveis pela sobrevida do console que não durou nem 3 anos em sua terra natal. Sonic Chaos, apareceu nesse período, e seria a última aparição do mascote no já cansado Master System. O jogo chegou quase que junto com Sonic e Knuckles do irmão Mega Drive. Assim como Sonic 2 (8 bits), apenas a versão de Game Gear chegou no Japão e Estados Unidos e o o público brasileiro e europeu pode conferir tanto no portátil como no master. A novidade aqui foi a possibilidade de jogar com Tails, já que em Sonic 2 ele estava sequestrado, e inspirados pelo Sonic 3 do Mega, fizeram dele um personagem mais fácil de jogar.
Roteiro
Em mais uma tentativa de dominação mundial, Dr. Eggman busca pelas esmeraldas do caos, e usar seus poderes na criação de armas nucleares. Em sua busca, o cientista acaba descobrindo a esmeralda vermelha, capaz de desequilibrar todas as outras. As esmeraldas acabam sendo enviadas para uma dimensão paralela chamada zona do silêncio, condenando South Island a afundar no oceano. Antes que o trágico evento ocorra Sonic e Tails devem ser rápidos o suficiente para cruzar 6 zonas em busca das esmeraldas e ainda parar os planos maléficos de Eggman.
Partindo para o jogo
Graficamente, o jogo usa todo potencial gráfico que o console pode oferecer, criando sprites grande e com uma boa animação, muitas vezes chegando próximo aos jogos de Mega Drive(perceba como os loopings são melhores que no título anterior), e ainda mantendo uma boa velocidade, especialmente para Sonic que tem movimentos mais rápidos que os de Tails. Contudo, como defeito principal, encontramos o mesmo problema de Sonic 2, onde temos pouca variedade de inimigos e eles muitas vezes são genéricos e com movimentos repetitivos.
No inicio devemos escolher se o personagem será Sonic ou Tails. Ambos os personagens podem pular, correr, olhar o cenário(segure cima ou baixo), girar(diagonais inferiores enquanto corre) e usar o Spin Dash (segure pra baixo e aperte algumas vezes o botão de pulo). Mas há um movimento exclusivo para cada um, Sonic pode usar o “Strike Dash”, movimento semelhante usado em Sonic CD, onde Sonic corre parado e pega impulso pra correr, saindo até mais rápido que o Spin Dash (segure pra cima e aperte o botão de pulo). Com Tails é possível explorar as áreas mais altas do cenário voando, mas o movimento reage diferente se comparado ao de Sonic 3 – Segurando pra cima e pulando ele começará a voar, e para controlar o Vôo, basta usar o direcional, sem se preocupar em ficar apertando o botão, porém em algusn segundos ele se cansa e vai cair. Tails também tem a vantagem de iniciar com mais vidas e continues, mas vale lembrar que também há exclusividades para Sonic: Tênis voador é um item novo que só aparece com Sonic, Special Stage, e conseqüentemente o verdadeiro final só irão aparecer para quem jogar com Sonic.
Conheça as Fases
Cada zona possui 3 partes, com o chefe sempre na terceira, e como em Sonic 2(8bits) são sempre animais robôs, e o cientista estará apenas na última fase.
- Turquoise Hill – A montanha turqueza na verdade é mais uma variante da Green Hill. Alguns inimigos dessa fase (inclusive o chefe) possuem molas nas costas que podem ser usadas como as molas comuns.
- Gigalopolis – Um cenário urbano futurista, cheia de entradas secretas.
- Sleeping Egg – Apesar do nome esquisito, não dá nem pra dormir nem pra piscar o olho nessa fase que se passa nas alturas, num ambiente cheio de molas e plataformas que se quebram.
- Mecha Green Hill – Quem jogou o Sonic 2 de MAster System deve lembrar de uma montanha mecânica, e aqui a idéia é a mesma, mas com alguns traçs da clássica Green Hill.
- Aqua Planet – Não é uma atração de um parque, é mais uma variação da Labirinth Zone, ou seja preparem suas bolhas de ar.
- Eletric Egg – O ambiente vai fazer você se sentir dentro de um computador gigante. Esta é a última zona, portanto é a caçada pelo Dr. Eggman.
- Special Stage – Dessa vez não é preciso ficar procurando por esmeraldas ou anéis gigantes ocultos nos cenários, mas vai ser preciso habilidade para juntar 100 RINGS e ser transportado para a dimensão onde estão as esmeraldas. Estas fases são diferentes umas das outras, são ambientes 2d comuns que devem ser cruzados até o final para achar a esmeralda num tempo limite. Lebre-se que há itens especiais para parar o tempo e facilitar sua vida.
Soundtrack
Não há nada de muito especial no som de Sonic Chaos, os efeitos são os de sempre do Master System e as músicas não chegam a ser chatas, mas não fazem jus a série. Algumas foram trocadas na versão de Master System: a Gigalopolis está bem diferente na versão de Master, a Aqua Lake é parecida, mas possui um ritmo diferente no começo e o Special Stage de Master possui apenas uma música, ao invés de duas.
01_Sonic the Hedgehog Chaos 000 | ||
Vídeos
Conclusão
Sonic Chaos foi eleito pela EGM naquele ano como o jogo do ano de Game Gear. Esse título não teve grande significância para a série de jogos de Sonic, mas para os fãs do console de 8 bits da SEGA foi uma grata surpresa na época de seu lançamento, especialmente para corrigir a mancada do título anterior, possibilitando jogar com Tails. O jogo ainda chegou a ganhar uma continuação direta no ano seguinte, mas dessa vez, não daria mais pra continuar no Master System.
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Aspect
Publicado por: Sega
Produtor: M. Shima
Platforma(s): Sega Master System, Game Gear,
Conversões: Game Cube, Play Station 2, Xbox360, Wii Virtual Console
Mídia Original: Cartucho
Periféricos: Joystick
Atualiazado em 06/02/2013 por Daniel Gularte
Eu achei esse jogo bacaninha, mas na minha opinião o primeiro Sonic do Master System é disparado o melhor disponível para 8 bits.