Sumário
Introdução
Em 1992, a SEGA continuava dando suporte ao Master System, mesmo não obtendo bons resultados no mercado principal. Isto implicou que Sonic 2 para Master System só acabou sendo lançado no Brasil e Europa, o público Japonês e Americano acabou conhecendo o jogo apenas pela versão de Game Gear.
Seguindo os passos do Sonic 1, uma versão de 8 bits também foi encomendada, e dessa vez foi lançada poucos meses ANTES da versão de Mega Drive. Assim como o anterior, é um jogo totalmente diferente do console de 16 bits. O Sonic 1 do Master ainda tentava manter algumas semelhanças com o de Mega, tendo por exemplo, algumas zonas em comum. Porém essa versão não há nada do Mega Drive, além da presença do Tails, que nem é um personagem jogável aqui. O porque eles não usaram o garoto raposa, nunca saberemos, mas a desculpa usada foi esta:
O Roteiro
South Island estava em paz desde a derrota do Dr. Eggman. Para o nosso amigo caçador de aventuras, Sonic, estava tudo um tédio, então ele resolve partir em busca de alguma aventura radical. Ao retornar ele encontra a Ilha praticamente abandonada, e a única pista que encontra é uma nota deixada pelo seu amigo Miles Prower, o “Tails”. A carta dizia que Eggman havia sequestrado o garoto e o preço do resgate seriam as esmeraldas do caos, a serem entregues em um local chamado Crystal Egg.
Comandos e Itens
Não há novidades nos comandos, são os mesmos do jogo anterior, mas vale relembrar: olhar o cenário(cima e baixo), pular(arma principal), rolar pelo chão(diagonias inferiores enquanto corre).
Os itens são as RINGS, que protegem sua vida, e continuam no esquema de a cada 100, você ganha uma vida, mas o número volta a zero. Pelo menos aqui quando você é atingido pode tentar recuperar algumas. Os computadores agora só trazem 3 itens, a Ring que vale 10 RINGS, as estrelas de invencibilidade e a vida. Já as esmeraldas do caos estão espalhadas muito bem escondidas dessa vez, pelas fases. Recuperá-las significa aumentar a pontuação, melhorar o final e abrir uma nova fase, mas não espere por tranformação de Super Sonic aqui.
Melhorias e Pioras
No Sonic 1 de Master raramente apareciam rotas alternativas e áreas que aumentavam mais ainda a sensação de velocidade, como tubos de velocidade, ou os famosos loopings. Essas foram algumas das melhores coisas que trouxeram nesta versão, mesmo os loopings não sendo perfeitos. Seu personagem também ganhou um pouco mais de velocidade, o que é um grande feito para um jogo de Master System. Os cenários também estão bem variados, e são 7 zonas dessa vez. Vale destacar também que cada fase foram colocados objetos para intereção, como carrinhos de minas, asa-deltas, bolhas (usando como transporte), dentre outros. Estes objetos dar mais impulso a Sonic, ou leva-lo a áreas impossíveis de serem alcançadas a pé.
Mas nem tudo são flores, os cuidados com os novos elementos acabaram trazendo descuidos que nem a primeira versão tinha. Começando pelos inimigos, eles conseguiram aumentar a quantidade de inimigos no cenário, mas em compensação a variedade é muito pouca para a quantidade de fases. O mesmo acontece com os itens, há mais itens nesta versão, mas o escudo protetor e o check point deixaram de existir. Já o tênis de super velocidade, só há um escondido na fase aquática. Outra coisa que sumiu foi o Special Stage, algo tão típico da série que, infelizmente aqui foi deixado de lado.
O desafio aqui também aumentou, apesar de alguns momentos isso ser uma coisa legal, há momentos que o controle parece mal planejado como na asa delta na segunda fase Sky High, que para quem quiser completar o desafio das esmeraldas pode acabar sendo frustante, pois ela está no topo das nuvens. Há ainda um aspecto que alguns vão considerar uma melhoria e outros uma piora: na conversão de Game Gear, que a tela menor acabou cortando parte do cenário, e alguns inimigos acabam ganhando o fator surpresa.
Conheça as Zonas
- Underground – A zona inicial é cheia de lava e desmoronamentos de terra. Viage pelos carrinhos ao estilo Indiana Jones, com cuidado para não acabar sendo cozido pelo calor da fase.
- Sky High – Sonic aprendeu a andar nas nuvens e a dirigir asa-deltas. Mesmo debaixo de chuva o ouriço deve seguir com sua missão. Cuidado com as pontes desta zona que estão podres e irão despencar.
- Aqua Lake – Não se empolgue com aspecto de parque aquático do local, esta zona é uma daquelas que é o terror para muitos jogadores, uma fase em que e você depende de bolhas de ar para sobreviver.
- Green Hills – Uma nova versão para a clássica zona do Sonic original. Não faltam loopings e rampas por aqui.
- Gimmick Mountain – Não satisfeito em tornar seres vivos em máquinas, Eggman agora resolve fazer uma montanha toda de metal. Aproveite as rodas gigantes para alcançar locais de difícil acesso.
- Scrambled Egg – Uma fase toda interligada por tubos, capaz de deixar os jogadores totalmente confusos. Atente para não se perder aqui.
- Crystal Egg – A fase secreta é um ambiente todo coberto de cristais. Eggman espera Sonic ao final deste ato e é a sua chance de salvar Tails.
Trilha Sonora
Houve uma piora no soundtrack do jogo. O grande Yuzo Koshiro não seguiu na trilha sonora, sendo substituído por dois compositores completamente desconhecidos: Ray e Simaghan. Não há registros desses compositores em outros jogos. De qualquer modo há algumas faixas interessantes que podem ser escutadas aqui:
Conclusão
Este pode não ser um grande jogo, nem é muito relevante para a carreira do personagem, mas é certo que muita gente se divertiu com ele na época. Pra quem não conhece vale uma jogada, é um jogo até divertido, mas tenha em mente que é um título despretencioso se comparado aos anteriores.
Vídeos
Curiosidades
- Estranhamente Tails aparece nos desenhos de introdução das fases(ele não estava sequestrado?!)
- Metal Sonic também está presente neste jogo.
- Este é o único jogo em que Dr. Eggman só aparece como chefe na última zona. Em todas as outras você enfrentará como chefe animais robôs.
- A Música da fase Green Hills é o tema da animação de abertura de Sonic CD.
- A versão de Game Gear dessa vez não foram alteradas estruturas dos cenários, é praticamente a mesma do Master System.
- O final ruim do jogo(não achando todas as esmeraldas) insinua que Tails foi morto.
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Aspect Co., Ltd.
Publicado por: Sega
Plataformas: Master System / Game Gear
Compositores: Ray e Simaghan
Conversões: Game Cube, Play Station 2, Xbox e Wii (Virtual Console)
Gênero: Platforma
Jogadores: 1
Mídia Original: Cartucho
Atualiazado em 06/02/2013 por Daniel Gularte
Oii gente eu so fisurada em sonic desde pequena queria sabeer se nao existe em dvd esses jogos de 1991 e 1992…. se alguem puder me mandar no e-mail a resposta!
Muito obrigado.
Alguns consoles modernos possuem este jogo para download, utilizando pontos adquiridos.