Contra (Konami, 1988)

Quando Contra foi lançado primeiramente para os arcades em 1987, possivelmente não se podia prever que a franquia duraria por tantas décadas e gerações de consoles. No entanto, a brutalidade com que o game apresentou um futuro distópico foi o suficiente para que se tornasse um dos preferidos entre os jogos de ação, em uma…

Publicação (Des)construindo arqueologias digitais

O Instituto Bojogá participou de um capítulo do livro (Des)construindo arqueologias digitais, onde foi convidado a compartilhar a experiência de ter construído o primeiro acervo histórico do Brasil de jogos eletrônicos e as primeiras manifestações de Gamecultura do Brasil. Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) – Arqueologia Interativa…

Bojogá no Planeta Jovem Fortaleza

Imagine um Planeta Virtual com o propósito de desenvolver jovens para despertar o senso de responsabilidade com o futuro do planeta Terra, aumentar a auto-estima, o espírito de solidariedade, liderança e felicidade. Esse é o Planeta Jovem, um programa de formação cidadã protagonizado por jovens de escolas de ensino médio, profissional e superior, que, comprometidos…

Nimatron

O Nimatron foi uma máquina eletromecânica que rodava o jogo chamado Nim. Foi exibido entre os meses de abril a outubro de 1940 pela Westinghouse Electric Corporation na Feira Mundial de Nova York de 1939 e 1940 para entreter os visitantes da feira. Concebido alguns meses antes por Edward Condon e construído por Gerald L.…

A pré-história dos arcades (parte 2) – jogos eletrificados

Os jogos eletromecânicos foram os primeiros dispositivos de entretenimento com parte dos seus componentes eletrônicos, em meio a outros elementos mecânicos em sua composição e que antecederam os arcades, jogos totalmente eletrônicos. Estes jogos são originários dos jogos totalmente mecanizados datados dos séculos XIX e XX, e podem ser estudados na primeira parte do artigo…