Geração 4

Introdução

O EA Sports Classic TV Games é um console desenvolvidos pela empresa Jakks Pacific para usuários jogarem específicos games da franquia de esportes do Mega Drive, conhecido também nos EUA como Genesis. O aparelho segue a mesma linha de consoles retrô pós anos 2000, lançados em tamanhos e formas diferentes, contendo uma quantidade restrita e selecionada de jogos.

Histórico

Antiga marca da Electronic Arts.

A Electronic Arts produzia, em seus tempos de ouro, jogos de computador em diversas taxonomias e estava lentamente entrando no mercado de consoles domésticos. A empresa ficou muito conhecida quando seus jogos chegaram com a temática de esportes para o Genesis em seus títulos usando grandes nomes do esporte americano como John Madden e licenças do hóquei da NHL nos anos 90. Estas duas franquias passaram a vender dezenas de milhões de unidades ao longo dos anos, e suas raízes vem dos videogames de 16-bits.

A Jakks Pacific conseguiram os direitos de trazer de volta os jogos de esportes da velha escola da Electronic Arts em controladores de jogo autônomos como parte de sua linha de Jogos de TV plug-and-play e para seu primeiro lote de unidades a empresa produziu conversões das melhores edições dos jogos Madden e NHL Hockey feitas para o console Mega Drive.

O Console

O controlador de jogo do EA Sports Classics, modelado para espelhar o controle do Mega Drive, possui os três botões clássicos sem infringir os direitos autorais da Sega, e é alimentado por pilhas. Não existe um console em si, e todo o hardware do aparelho está no controle principal. Basta conectar o dispositivo em qualquer TV com saídas A/V padrão, colocar quatro pilhas AA, e pronto. O controlador de jogo é um pouco pesado devido ao peso extra que as baterias adicionam ao dispositivo, mas em geral a ergonomia da unidade são bem desenhadas.

Ao ligar o console e escolher os jogos, a sensaçã é de realmente estar jogando com um Mega Drive. Os dois jogos, NHL 95 e Madden NFL 95 são absolutamente perfeitas como conversões das versões do Mega Drive sem desvantagens visíveis. Os gráficos, som e jogabilidade estão incrivelmente pr[oximas das versões do Genesis americano lançado duas década atrás, um verdadeiro desafio para as habilidades dos programadores da Eclipse Digital, empresa responsável pela tarefa de portar o código do game para esta plataforma. O controlador de jogos de TV ainda oferece a capacidade de fazer o que o jogo original tinha: temporadas completas que são salvas por meio da bateria interna do controlador principal.

O console foi desenvolvido originalmente com o modelo para um único jogador, entretanto a Jakks também produziu o modelo para dois jogadores de luxo, muito parecido com o que a empresa fez com os jogos para os modelos TV Games da Atari . A versão “deluxe” oferece um segundo controlador conectado à unidade de baterias já conectada à televisão. Jogos de esportes sempre foram melhores com partidas entre vários jogadores e é definitivamente o modelo recomendado para jogar. Não existe como trocar de jogos, pois não existe entrada de cartuchos.

Jogos

Em relação aos jogos, o EA Sports Classic TV Games vem com as versões 16-bits dos jogos Madden 95 r NHL 95. No entanto, existem pequenas diferenças do código original programado para o Mega Drive e a versão deste console. As versões antigas do game não carregam os nomes dos jogadores da NHL ou da NFL devido a restrições de licenciamento. Assim, enquanto se é capaz de jogar como o San Francisco 49ers ou Philadelphia Flyers em qualquer jogo, os nomes reais são reduzidos para os números que os atletas profissionais usavam. Na versão da Jakks, tudo vem completo.

Mesmo que estes dois jogos tenham sido atualizados várias vezes para um hardware centenas de vezes mais poderoso em relação ao passado, as versões desenvolvidas para o console ainda são incrivelmente divertidas, pois mantém o clima original dos jogos em sua visual, som e mecânicas de jogo. Mesmo que os gráficos sequer se comparem ao que a EA fazia com seus lançamentos para o PlayStation 2, Xbox e GameCube em meados dos anos 2000, a jogabilidade é o que fez esses jogos tão interessantes. E oferecendo dois esportes diferentes para duas preferências diferentes da ação – NHL 95 é muito mais frenético e dinâmico do que o mais estratégico Madden 95. Quando um jogador cansa de um jogo, o outro jogo está lá no pronto para jogar.

Mercado

Muitas empresas têm recorrido para o mercado de jogos do tipo plug-and-play ao longo dos últimos dez anos, mas realmente a Jakks Pacific é a única empresa que efetivamente lucra com seus produtos. O dispositivo EA Sports Classics TV Games tem um sentido diferente de nostalgia do que os controladores retro lançados, mas se encaixou bem com seus públicos de consumo com a linha da TV Games. Enquanto que o controlador EA Sports Classics tem muito menos jogos incluídos do que em outros controladores de jogos de TV, os dois incluídos aqui têm muito mais profundidade do que os títulos de jogos do Atari 2600 podem oferecer. O dispositivo foi projetado a coexistir com outros jogos da linha TV Games, incluindo o Atari Joystick e o Atari Paddle da própria Jakks, bem como o Namco Arcade e Ms. Pac-Man, controladores plug and play lançados ao longo dos últimos anos.

Galeria

Curiosidades

  • Para acompanhar as estatísticas e salvar o progresso do jogo pela memória com as pilhas era preciso puxar uma guia na parte traseira do controlador principal.

Ficha Técnica

Geração: Quarta
Fabricante: Jakks PAcific
Lançamento: 2004
Mídia: não possui
UPC: 720634580197

Referências

IGN Zone
Jakks official site

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário