wallpaperJá imaginou conhecer e experimentar a cultura dos jogos eletrônicos de todas as gerações? Em reviver todas as experiências do passado com a sua família e amigos?

Então Bojogá! Conheça o projeto que traz conhecimento e diversão através do retrogaming.

Você sabe o que significa a palavra retrogaming? É qualquer atividade ou manifestação que envolva os jogos eletrônicos antigos. Desde a década de 70, famílias se reúnem com o intuito de diversão em grupo. Iniciado no jogos de tabuleiro, em pouco tempo o videogame se tornou parte da diversão nas casas das pessoas. Aos poucos deixou de ser um brinquedo de poucos para ser a diversão de muitos, seja na locadora, nos playgrounds, na casa de amigos ou na própria residência. Quem não se lembra desses momentos tão importantes nas nossas lembranças, que se misturam com a música pop, os filmes, as guloseimas, os brinquedos e a moda daquela época.

O coletivo

O Acervo Bojogá é de propriedade de um dos mais respeitados colecionadores de jogos eletrônicos do país, e o maior da região. Daniel Gularte, já na casa dos quarenta, mora na ensolarada cidade de Fortaleza, estado do Ceará. É professor e pesquisador universitário. Seu campo de estudo são os jogos eletrônicos, e faz disso um trabalho bem sério, com pesquisas acadêmicas, projetos e livros publicados. Sua fonte de inspiração está na sua coleção de aparelhos eletrônicos de games. Deve ser o sonho de muita genfig_colecaote: ter em casa todos os videogames do passado e do presente, e poder jogá-los a todo o momento. Para ele, ter mais de mil e quinhentos itens colecionáveis exigiu uma longa pesquisa, um processo de manutenção intenso e claro, tempo para catalogar e organizar tudo.

O Bojogá realizou diversas exposições, a maior delas no Festival Bojogá, em 2010. O projeto concedeu entrevistas para blogs, jornais e TVs. Confira um pouco da coleção nos vídeos abaixo.

 Um agradecimento especial a todos que compartilharam esses vídeos pela Internet.

O Acervo

A coleção está dividida em seções que representam os tipos de jogos eletrônicos, agrupando assim os conjuntos de posts publicados para cada categoria. Abaixo disponibilizamos o inventário completo da coleção e links para cada item:

Atualizações

A coleção de Daniel possui mais de 1000 itens: a maior do Norte-Nordeste.

Atualmente (posição de janeiro de 2017), o acervo possui ao todo cerca de 1500 itens de jogos eletrônicos, e contando. Com essa marca, o Bojogá é o maior coletivo de de games do Norte e Nordeste e parte de um grupo dos maiores do Brasil. Juntamente com amigos de todo o país, preservamos e cuidamos da memória desses dispositivos.

Compras, vendas, trocas e doações

Todo mundo que coleciona alguma coisa sabe que existem regras e padrões de colecionismo, principalmente quando o assunto é intercâmbio de itens. Por isso, qualquer informação sobre transações de material de coleção, deverá ser tratado por email. Se você quer se desfazer do seu jogo eletrônico ou conhece alguém que queira preservá-lo, veja como você pode doar clicando aqui. Receberemos e cuidaremos bem do seu aparelho, ou então, ele poderá ser doado para fins sociais.

Gostou da coleção? Você também pode fazer parte dela.

Se você gostou desta coleção e deseja apresentá-la (toda ou parcialmente) em algum evento, tenho projetos de curadoria. Certamente irá engrandecer e muito sua abordagem no tema. Basta entrar em contato.

Comente a vontade, é um prazer expor esse trabalho para suas críticas e elogios.

10 Comentários

  1. Olá, boa tarde eu gostaria de saber sob um jogo do Sonic de vídeo game bem antigo jogo tem diversos portais a onde ele enfrentava diversos desafios pegava o cristal e abria um dos portais um deles ele vinha correndo de uma pedra ela tinha que cai no buraco ,outra faze era matar umas aranhas outra matas uns pinguins tinha faze de gelo de fogo tinha também umas múmias era mais ou menos como o Sonic Blasta quase do mesmo tempo era cartucho peguem o

    será possível encontrar este jogo ou o nome dele
    Desde já,obrigada

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário